Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

CARRAPATO - UM PROBLEMA DE DIFÍCIL CONTROLE QUE PODE LEVAR SEU ANIMAL À MORTE

Prevenir é sempre a melhor opção

21/10/2016 21:30


Cuidado redobrado nessa época do ano com os cães é algo que ajudará a protegê-lo contra a infestação de carrapatos. Com a chegada do calor forte, chegam também eles... os carrapatos, que tendem a proliferar e infernizar a vida dos nossos peludos. 

Não há um cachorro no Brasil que não tenha a alta probabilidade de pegar carrapato. Isso não significa falta de higiene ou maus tratos. Provavelmente ele foi passear, os lucais públicos como praças e parques são locais perfeitos para que seu cão pegue carrapato. Nelas não há cuidados contra a infestação, por isso ao invés de deixar de levá-lo para passear, mantenha-o sempre protegido!

O que é ainda mais agravante e que muitas pessoas não sabem é que a maioria dos chamados ectoparasitas se alojam no ambiente em que o animal vive.

Os carrapatos adultos, que parasitam os animais, representam apenas 5% do problema. Os outros 95% que estão no ambiente (camas, pequenas frestas, tapetes) sob a forma de ovos, larvas e pupas que logo se transformarão em mais e mais carrapatos. Por essa razão, é importante estar atento não só para o controle nos animais, mas também no ambiente.

Os sinais clínicos mais comuns de uma infestação por pulgas e carrapatos são: coceira, lesões na pele e falha na pelagem.

O controle desses "bichinhos" está diretamente ligado à proteção contínua dos animais. Assim, mesmo que este parasita adulto se fixe na pele dos cães e gatos, será eliminado pela ação de um produto adequado.

Além do incômodo que causam aos animaos, os carrapatos cusam hemoparasitoses que devem ser pelos tutores de cachorros, pois, apesar de possuir tratamento e cura, os seus sintomas causam preocupação e a enfermidade também pode ser fatal para o pet.

A erlichiose e a babesiose são comumente transmitidas através do rhipicephalus sanguineus(carrapato marrom), que fica no corpo do cachorro e se alimenta de seu sangue. As duas formas da doença são causadas por agentes diferentes, e também podem acometer o cachorro juntas, agravando ainda mais o estado clínico do animal.

Fique de olho se um cão ativo eque gosta de brincar começar a preferir ficar mais tempo deitado e sem se movimentar, uma visita ao veterinário é recomendada. Contudo, também é possível que a doença passe despercebida em um cão que passe mais tempo sozinho em casa ou que seja menos ativo, por isso é tão recomendado que ele sempre passe por visitas periódicas ao veterinário para exames e um check-up geral.

Ao diagnosticar a doença, o tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível, segindo a prescrição e orientação do médico veterinário responsável, já que a doença do carrapato pode levar a uma degeneração da medula, que é a parte do corpo responsável pela produção dos glóbulos vermelhos entre outros, causando uma anemia profunda e podendo levar o pet a óbito.

Lembre-se que melhor é sempre prevenir, se seu animal mesmo depois de tratado continua sempre voltando a ficar infestado de carrapatos, peça ao veterinário uma orientação sobre como controlar a infestação no animal e no ambiente, para que ele fique sempre livre destas doenças. 

CUIDADO! Não compre produtos que não sejam especificamente voltados para os cães!!! Produtos para animais de grande porte (como bois e cavalos) são sim, mais baratos... mas a composição é diferente, podem causar alergia e sérios danos aos cães podendo levá-lo a MORTE! Lembrem-se que o barato pode sair muito caro!


#bemestaranimal #cuidadocomanimal #preveçãocarrapatos #doençadoscarrapatos #erlichiose #babesiose #petlovers

Por: D.
Mais sobre: