Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Um encontro de amor

Criar uma rede de mães que se apoiam, trocam experiências, afeto e conhecimento. Criar uma rede de alegria e pertencimento

02/11/2016 10:17

 

Toda vez que eu penso em Teresina, penso em abraço. Acho a cidade acolhedora, como colo de mãe. Aqui, pessoas de todos os lugares se sentem em casa, ainda que mal tenham acabado de chegar. Há sempre alguém para abrir a porta da casa, apresentar amigos, tornar aquele recém-chegado um nativo. Aconteceu comigo e acontece com muita gente.

Quando se é mãe, esse abraço ganha ainda mais importância. Numa sociedade tão competitiva, ter uma rede de abraços e outras mães com quem contar é imprescindível para seguir na difícil, extenuante e prazerosa tarefa de cuidar e educar os filhos.

É claro que não é só mãe quem acolhe e abraça. Gente, como é importante que toda a família esteja unida nesse processo, desde antes da gravidez. Como é importante abraçar e empoderar os pais, para que sejam pais mesmo, de fato, tão cuidadores e responsáveis pelos filhos quanto as mães!

Como é importante que todos estejam juntos - tios, avós, amigos - para ver essa nova mãe e esse novo pai nascerem e crescerem junto com a criança.

Mas por que estou falando isso? Porque Teresina vai receber, no próximo dia 09 de novembro, o Encontro AMARmentar. Um projeto lindo, criado pela Joyce (que mora em São Paulo), uma mamãe que teve muita dificuldade de amamentar e sentiu a necessidade de ter apoio.

E sabem o que ela fez? Resolveu promover um encontro entre mães, para que elas pudessem se ajudar e trocar experiências, onde se formasse uma rede de apoio, trocassem experiências e, principalmente, ajudassem uma à outra, mutuamente.

A ideia cresceu e já chegou a diversas cidades. E eu acho o AMARmentar a cara de Teresina. Tem cara e cheiro de abraço.

O movimento AMARmentar objetiva promover e defender a amamentação em livre demanda através de rodas, encontros, caminhadas. Reúne as mães e diversos profissionais de saúde, dando apoio técnico, promovendo a circulação de conhecimento e criando – por meio das redes sociais – uma grande rede de amor e de afeto.

Sei que aqui em Teresina há diversos grupos de mães que defendem a amamentação em livre demanda e que apoiam as famílias nesse caminho, discutindo também introdução de outros alimentos e diversos outros temas ligados à maternidade.

Por isso, acredito que a chegada do AMARmentar em Teresina irá fortalecer os movimentos locais e ampliar essa rede, contribuindo também para diminuir preconceitos que enfretamos em nosso cotidiano.

O Encontro AMARmentar é para todos os que acreditam que o amor é a mola que nos permitirá criar um mundo melhor para nós e para nossas crianças.

Quer saber mais sobre o AMARmentar em Teresina? Conversa com a Bruna Lira que ela te passa todas as informações: (86) 8119-9074.


Por: Viviane Bandeira, jornalista, mãe da Laura, de uma estrelinha e da Luísa
Mais sobre: