Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Campeonato Piauiense 2018 terá cota mínima de idade

Presidente da FFP, Cesarino Oliveira, a intenção é dar mais espaço aos atletas jovens e descobrir novos talentos.

09/11/2017 09:46

Na tarde de ontem (8), aconteceu o último arbitral para definir o Campeonato Piauiense 2018. Representantes das seis equipes que brigam pelo título estiveram na sede da Federação do Futebol do Piauí (FFP). O regulamento da competição sofreu pequenas alterações. Uma delas é que os times estão obrigados a ter pelo menos dez atletas com idade até 21 anos no plantel. 

(Foto: Elias Fontenele/ O Dia)

De acordo com o presidente da FFP, Cesarino Oliveira, a intenção é dar mais espaço aos atletas jovens e descobrir novos talentos. “Fizemos o arremate final e vamos logo divulgar regulamento e tabela. Eu vejo o relato dos clubes fazendo uma apologia aquilo que foi a competição sub21, que ajudou a revelar jogadores e nós precisamos disso. Para não prejudicar os clubes que disputam competições nacionais, aumentamos a quantidade de inscrições de 25 para 35”, afirmou o dirigente. 

A alteração foi aprovada por cinco dos seis clubes. O Altos, atual campeão piauiense, foi o único contrário à nova clausula. “Eu não fiquei muito satisfeito com essa cláusula, mas fui voto vencido, com essa obrigação de colocar dez jogadores locais com idade sub21. Eu sou a favor, desde que isso seja trabalhado antes e não colocar direto no Piauiense; e o Altos ainda se prejudica porque os outros cinco clubes jogaram a Copa Piauí Sub21 que nem acabou ainda e estão com time formado e a gente não”, disse Warton Lacerda. 

O Campeonato Piauiense 2018 começa no dia 20 de janeiro. Na primeira rodada, Piauí recebe o Altos, enquanto o Parnahyba duela com o Flamengo. Em Teresina, River e 4 de Julho estarão frente a frente, reeditando a final da Copa Piauí. 

O presidente da FFP, Cesarino Oliveira (Foto: Elias Fontenele/ O Dia)

“Depois de quatro anos o Parnahyba estreia dentro de casa contra o Flamengo e se mantem o formato definido no arbitral passado em que todos os times jogam contra todos e os quatro melhores se classificam para as semifinais e final. Sem prorrogação e pênaltis, o time com melhor campanha vence a competição em caso de empate na final”, explicou Batista Filho. 

O campeão Piauiense garante vaga na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D do Brasileiro. O Altos foi o último campeão. 

Edição: Aline Rodrigues
Por: Pâmella Maranhão
Mais sobre: