Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Reunião define futuro de atletas do Piauí nos Jogos Escolares

Seduc e Fundespi fazem reunião hoje para definir os gastos e quem deve custear as passagens

30/08/2017 08:36

Os atletas do Piauí estão preparados para mais uma disputa dos Jogos Escolares da Juventude. A principal competição escolar do país. A 1ª etapa da competição (12 a 14 anos) acontece entre os dias 12 e 21 de setembro, em Curitiba e em novembro entre os dias 16 a 25 acontecem a 2ª etapa (15 a 17 anos), em Brasília. Faltando pouco menos de 15 dias para as disputas os atletas do estado vivem o impasse de não saber como irão viajar.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) se responsabiliza pela hospedagem dos atletas, mas quem custeia as passagens é o estado e no Piauí há alguns anos a Secretária de Educação (SEDUC) se responsabilidade por mandar os atletas para disputa. Esse ano existe um impasse quanto ao pagamento das passagens entre SEDUC e Fundespi, que esse ano organizou as seletivas do estado, mas até então nada está definido quanto à viagem.

Serão quase 150 atletas do Piauí somente na primeira etapa (FOTO: Seduc)

Apesar disso, a SEDUC se pronunciou através de uma nota afirmando que vai acontecer uma reunião hoje (30) pela manhã com o objetivo de definir isso junto a Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi).  

“A Seduc informa que, assim como todos os anos anteriores, os atletas/estudantes, técnicos e diretores irão participar da etapa nacional, que esse ano acontece em Curitiba (PR), com a primeira fase (12 a 14 anos) no período de 12 a 21 de setembro. Os últimos detalhes sobre a viagem da delegação serão definidos em reunião que acontece amanhã (30), na Fundação do Esporte do Piauí – FUNDESPI”, disse o órgão através de nota.

A intenção é mandar os atletas de avião, pois uma viagem de ônibus seria no mínimo três dias na estrada e a delegação chegaria esgotada para as competições. Ao total, o Piauí deve levar quase 150 atletas somente para essa primeira etapa da competição somando atletas das modalidades individuais e coletivas. “Estamos aguardando o retorno deles, normalmente acontece uma reunião quase sempre próximo à data de viajar para passar essas definições”, relatou o treinador da AABB Emanoel Menezes.

A capital paranaense vai receber um total de 5.125 participantes, sendo 4.408 atletas, para a disputa de 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

Nota completa:

Sobre os Jogos Escolares da Juventude 2017, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reconhece a importância do esporte para a vida dos estudantes e todo o benefício que ele proporciona, por isso, além de realizar atividades esportivas recorrentes, a Seduc confirma a participação da Delegação Piauiense nos Jogos Escolares da Juventde- JEJs de 2017.

A Seduc informa que, assim como todos os anos anteriores, os atletas/estudantes, técnicos e diretores irão participar da etapa nacional, que esse ano acontece em Curitiba (PR), com a primeira fase (12 a 14 anos) no período de 12 a 21 de setembro. Em Brasília (DF) acontece a segunda fase (15 a 17 anos) no período de 16 a 25 de novembro. Os últimos detalhes sobre a viagem da delegação serão definidos em reunião que acontece amanhã (30), na Fundação do Esporte do Piauí – FUNDESPI.
Por: Pâmella Maranhão
Mais sobre: