Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

A Bruxaria das Mestre-cervejeras na era medieval

O que está por trás da caça às bruxas no tempo da Inquisição.

10/09/2017 19:13

Olá pessoal, em outro artigo dessa coluna já falei sobre o papel da mulher no início da produção da cerveja, que era a mulher quem produzia a cerveja uma vez que este papel era atribuído à mulher, produzir bebidas e comidas, enquanto os homens iam à caça.

Mas como tempos depois o reinado da mulher na produção de cerveja foi substituído pela força do capitalismo masculino?.

A imagem de uma feiticeira empunhando vassoura com um chapéu alto, gato preto e um caldeirão borbulhante que transbordava uma poção tem sido sinônimo de bruxas para o século passado e, provavelmente, até os dias atuais. A verdade da mulher nesta história nos leva a um caminho muito diferente.

Durante os séculos XV e XVI, a Inquisição espanhola estava em pleno oscilação. Decretado com o objetivo de parar o judaísmo que estava acontecendo, bem como expulsar os judeus da Espanha, o rei Ferdinan II e a rainha Isabella iniciaram uma das Inquisições mais mortíferas da história. Era uma era sombria para o mundo, especialmente para mulheres e a fabricação de cerveja. Até esta época, a fabricação de cerveja era uma ciência doméstica reservada para a esposa, a mulher ou a mãe. Era um negócio passado através da história por boca-a-boca ou escrita matrilineramente sem muita consideração da persuasão masculina que é, até o século 15/16.

"A produção de cerveja de forma comercial foi muito difundido, especialmente no campo". Judith Bennett escreveu em seu livro Ale, Beer e Brewsters na Inglaterra.  "Em Brigstock antes da praga, mais de 300 mulheres - cerca de um terço das mulheres que viviam no campo, fabricavam cerveja para vender. Em Alrewas (Staffordshire) durante as décadas de 1330 e 1340, entre 52 e 76 cervejeiros vendiam cervejas por ano (em uma aldeia com cerca de 120 famílias). Em Wakefield (Yorkshire) entre 1348 e 1350, 185 mulheres - representando quase um terço de todas as mulheres - produziam cervejas para vender".

Mas com essa história toda como uma mulher que produzia cerveja, Brewster, era ligada à imagem de uma bruxa?

Vamos então começar pelo chapéu utilizado pelas mulheres, que era alto e preto, se destacava na multidão e era de fácil reconhecimento, era considerado uma jogada de marketing, digamos assim, para as mulheres que vendiam cerveja nas ruas. Então se você visse uma mulher com um chapéu alto e escuro sabia com quem podia comprar cerveja. Para promover as vendas as mestre-cervejeiras colocavam uma vassoura, que era símbolo do comércio doméstico, na porta de casa ou da taverna que indicava cerveja pronta e disponível para venda. Outro símbolo era um talismã parecido com a Estrela de Davi cuja utilização era para informar a pureza da cerveja uma vez que a preocupação com as pragas era constante. Os pontos da estrela significavam os seis ingredientes para fabricação de cerveja: lúpulo, grãos, malte, água, levedura e a mestre-cervejeira. E o famoso gato preto era pra afastar os vermes que comiam a cevada maltada.


Vendo que o comércio de cerveja se popularizou e a forte ligação da estrela com o judaísmo, a igreja viu a produção de cerveja com um comércio a ser explorado e que renderia poder e dinheiro. E assim começou a jornada do homem na dominação da produção de cerveja.

Com essa nova visão a Igreja por muito tempo começou a persuadir à sociedade da época que as mulheres estavam inclinadas à feitiçaria maligna e adoração ao diabo.

Depois que a Igreja e os homens entraram no comércio de cerveja, passaram a controlar tudo: receitas, lucros e até quem podia fazer cerveja. Uma pesquisadora chamada Hellen Ellerbe no seu livro Dark Side of Christian History, destaca que um dos resultados da Inquisição foi a remoção em massa da mulher em grandes negócios comerciais, passando assim ao domínio do homem e da Igreja. E foi nesse momento que as mestre-cervejeiras, Brewsters, desapareceram ou melhor foram morrendo porque as mulheres acusadas de feitiçaria raramente escapava e assim foram perdendo o reinado. Curiosamente poucos homens foram julgados ou suspeitos de bruxaria.

Eu sou uma bruxa das panelas cervejeiras e vc?


Fonte: Anne Carolinne Carvalho Galdino
Mais sobre: