Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Portugal e sua história cervejeira

Nem só de vinho vive Portugal

04/08/2017 02:54


Olá pessoal! Estou começando uma viagem cervejeira por alguns locais da Europa, e a primeira passagem é por Portugal, a linda Lisboa. Fazendo uma pesquisa em locais que eu poderia saber mais sobre a cerveja no país, encontrei na Praça do Comércio, grande centro turístico de Lisboa, o Museu da Cerveja.

A visita ao memorial da cerveja custa 5€, com direito a uma taça de Chopp Super Bock. Então o passeio começa com a história da cerveja em Portugal através de painéis que contam os fatos que marcaram a cerveja no país, há também vários utensílios que se usavam nas produções de Cerveja, as cervejas de vários países de língua portuguesa.


O que podemos verificar é que a cerveja em Portugal teve grande influência de cervejeiros germânicos uma vez que Portugal queria diminuir a importação de cervejas e assim contrataram mestre-cervejeiros principalmente da Alemanha a fim de produzirem cervejas que pudessem concorrer em qualidade com as importadas.

Um outro fato bem curioso é que no século XVIII, o então Rei de Portugal, Dom João V proibiu a importação de bebidas alcoólicas por estar influenciando de forma negativa a vida economica dos portugueses, porém tempos depois havia era propaganda em jornais com os benefícios da cerveja para a saúde.


Data de 1689 um documento dos produtores de vinho falando sobre o aumento da produção de cerveja e que era uma ameaça à produção de vinho no país, chamavam de forma perjorativa de “água choca”.

Metade do século XIX o hábito de consumo de cerveja crescia e as cervejarias eram novo espaço de convívio burguês, mais seletos do que as famosas tabernas onde o vinho imperava.

O ponto final da visitação foi uma salinha escura, meio que assustadora, com música gregoriana, que mostra a produção de cerveja pelos monges, utensílios, insumos, vestes, uma experiência sensacional e encantamento por ver como era tão rudimentar o processo séculos atrás.

E quando o passeio pelo Museu termina você pode ficar em uma mesa no bar que é anexo e pedir um excelente pastel de bacalhau recheado com queijo de ovelha Estrela apreciando com uma boa cerveja portuguesa na pressão.

Fonte: Anne Carolinne Carvalho Galdino
Mais sobre: