Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Luminárias e abajures podem criar cenários na decoração

Luminárias e abajures podem criar cenários na decoração

04/09/2012 17:05

A iluminação pode modificar totalmente o clima de um ambiente. Abajures e luminárias são os complementos perfeitos para salas e quartos e servem como um tipo de iluminação indireta, o que dá um clima aconchegante ao espaço. As opções são variadas e podemos passear por estilos clássico, romântico e moderno.

De acordo com a arquiteta Juliana Almeida, a iluminação cria cenários, logo, é importante que se tenha uma luminária de acordo com a proposta da ambientação. "O abajur proporciona uma iluminação intimista, menos focada, cria um clima para leitura e é um acessório que complementa a decoração", destaca.

Mas não apenas para tornar um ambiente charmoso que existem as luminárias. Além da forte característica decorativa, esses objetos também podem ser bastante funcionais, sendo utilizados em mesas de escritórios ou também no quarto ou sala.

Outra dica da arquiteta é o uso de luminárias com lâmpadas dimerizadas, com controle da luminosidade, ideal para tornar um ambiente ainda mais intimista e em alguns casos especiais, como pessoas doentes ou que precisem de uma luz ambiente específica.

Dicas

Não existem muitas restrições quanto ao uso de abajures e luminárias na decoração. No entanto, a arquiteta Juliana Almeida explica que deve-se ficar atento a alguns detalhes que podem somar ou prejudicar a ambientação

1) Abajures nas laterais do sofá são opções de luz suave e que ainda permite a leitura em um ambiente mais intimista.

2) Pontos de luz no teto são importantes para a iluminação geral e podem ser dimerizadas, proporcionando a regulagem da intensidade da luz.

3) Pontos diferenciados de luz, em círculos ou separados, ajudam a criar cenários com a iluminação.

4) A arquiteta aconselha que opte-se por lâmpadas de led, uma boa opção para efeitos na iluminação e ainda gastando pouca energia.

5) Cuidado com lâmpadas quentes muito próximas, por exemplo, nas laterais da cama ou numa mesa de estudos ou escritório.

6) Para a ambientação de quartos de criança, é interessante optar por lâmpadas inseticidas que combinem com a luminária.

Abajur Ikon, do designer Karim Rashid. Os desenhos da luminária se projetam na parede rosa escuro, dando um toque lúdico ao quarto.

Luminária em madeira maple europeu. As sobreposições produzem sombras que conferem ainda mais charme à peça.

O abajur Tolomeo Pergaminho possui um sistema de equilíbrio feito através de molas e dialoga perfeitamente com ambientes modernos.

Mais sobre: