• Eletrobás
  • VIP TAXI teresina
  • bbrock
  • assinatura jornal

Notícias Pelo Piauí

03 de janeiro de 2017

Municípios são contemplados com sinalização viária

Municípios são contemplados com sinalização viária

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) implantou a sinalização viária em quatro municípios do estado em 2016. Água Branca, Castelo, Valença e Corrente receberam o serviço, que tem objetivo de padronizar e organizar o trânsito das cidades, orientando e permitindo melhor trafegabilidade nas vias urbanas, proporcionando, assim, mais segurança aos pedestres e motoristas.

“A sinalização traz uma série de vantagens, pois ajuda no dia a dia dos cidadãos, garante mais segurança, uma melhor orientação. Além de contribuir para a valorização à vida, prevenindo acidentes de trânsito. Estamos planejando a implantação desse serviço em todo o Piauí”, explica o diretor-geral do órgão, Arão Lobão.

As obras de sinalização são planejadas e executadas de acordo com o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com demarcações nas vias, instalação de novas placas de trânsito em diversas ruas, pintura de faixas, dentre outros serviços.

As cidades ondes os serviços foram entregues, receberam placas nas vias, pintura de faixas de pedestre, de estacionamento e advertências implantadas. "A sinalização adequada, somada às ações educativas que são realizadas constantemente nas cidades, traz desenvolvimento, conforto e qualidade de vida à população, além de contribuir para a diminuição de acidentes”, ressalta o diretor.
Outros municípios já contemplados pela sinalização viária foram: Pedro II, Luís Correia e Oeiras.

Reformas

Além da implantação de sinalização viária, o Detran já mostrou outros bons resultados, como por exemplo, implementação de serviços nas unidades do órgão nas cidades de Floriano, Uruçuí, Guadalupe, Simplício Mendes e a instalação do posto de atendimento no Espaço da Cidadania no Shopping Rio Poty.

Além da reforma da 10ª Ciretran do município de Corrente, onde foram adquiridos novos equipamentos de informática e o mobiliário foi todo renovado, a fim de proporcionar uma melhor condição de trabalho aos servidores e qualidade no atendimento aos usuários.

O prédio David Solano, local onde são realizadas as provas práticas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Teresina, também está passando por reforma. Lá, está sendo feita a pavimentação do espaço de provas, implantação de lombadas e delimitação para estacionamento, além da sinalização vertical e horizontal.

29 de novembro de 2016

Piauí é destaque em energias renováveis

Piauí já possui 29 parques instalados e em operação e tem mais 23 em construção

O Piauí está em segundo lugar como estado que possui mais fontes renováveis na sua matriz energética, entre os estados nordestinos. Os dados foram divulgados pelo boletim do Ministério de Minas e Energia, onde apresentam a evolução no setor do Estado e as indicações que as fontes ocupam 49,1% da oferta interna de energia em âmbito local.

O secretário de Mineração e Energias Renováveis, Luís Coelho, afirma que o Piauí está vivendo um bom momento no setor de energia renovável. “Os resultados são muito confortáveis para o Estado, pois mostra que estamos no caminho certo. O nosso corredor de vento tem projeção maior que os demais Estados, e estamos caminhando para que o Piauí seja o maior produtor de energia eólica da América Latina”, declara.

De acordo com os dados lançados no boletim, a perspectiva é que o Estado passe por um avanço ainda maior nos próximos anos, na fonte eólica, pois o Piauí já possui 29 parques instalados e em operação e tem mais 23 em construção, segundo o relatório da Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE).

Segundo o secretário Luís Coelho, a oscilação entre segundo e terceiro lugar do Piauí ocorre devido a estes parques energéticos em construção. “À medida que as construções são realizadas, é descontado energia no sistema nacional”, informa.

Os dados atualizados destacam que o potencial de produção chega atualmente a 808,4 Megawatts (MW) e chegará a 1445,8 MW assim que os empreendimentos forem concluídos no Estado. Os resultados são ainda mais positivos embasados na capacidade total de potência prevista nestes empreendimentos, na posição de segundo lugar do país, com 640,2 Megawhats (MW).

28 de novembro de 2016

Seminário de Novos Gestores inicia hoje às 17:30

Seminário de Novos Gestores inicia hoje às 17:30

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) realiza nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2016 o Seminário de Novos Gestores: Municipalismo de Resultados. O evento tem como objetivo promover a produção de conhecimentos para a construção de uma cultura organizacional adequada aos novos tempos da administração pública e contará com a participação de autoridades e entidades do Estado e do País.

O evento tem como um dos parceiros o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), que disponibilizará técnicos e espaço físico para as palestras e mini-cursos. Outra parceira é a Caixa Econômica Federal, que financiará o evento. O Seminários faz parte da meta 1 do Projeto Integrar, desenvolvido pela Escola de Municípios do Piauí.

A abertura do Seminário acontece na segunda-feira, às 17h30min, com a presença do Senhor Governador do Estado Wellington Dias e da Bancada do Piauí. Em seguida, será apresentado o Relatório Síntese de Ações e Propostas da Escola para 2017/2018 e a Palestra Magna: "Transparência Administrativa e Lei de Responsabilidade Fiscal", proferida por José Norberto Lopes Campelo, Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça.

Na terça-feira e na quarta-feira palestras, mini-cursos e oficinas trarão ao conhecimento dos gestores temas como "Finanças Municipais", "Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde", “Auditoria, Controle Interno e Transparência Pública", "Judicialização / Busca de Direitos", entre outros temas, com a participação de entidades como a Uespi, Funasa, Sebrae e a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

22 de novembro de 2016

Primeiro encontro entre bancada federal e novos prefeitos acontece na APPM

APPM realiza Seminário de Novos Gestores: Municipalismo de Resultados

Nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2016, a Associação Piauiense de Municípios (APPM) realiza o Seminário Novos Gestores: Municipalismo de Resultados. Além de contar com uma vasta programação, a ocasião servirá para o primeiro contato entre os prefeitos eleitos e a bancada piauiense de deputados e senadores. Também é aguardada a presença do governador Wellington Dias.

O presidente da APPM, Arinaldo Leal, revela que o objetivo do evento é promover a produção de conhecimentos para a construção de uma cultura organizacional adequada aos novos tempos da administração pública e que o mesmo contará com a participação de autoridades e entidades do Estado e do País.

"Temos que preparar os novos gestores para a realidade que os espera. Hoje as prefeituras encontram-se falidas, com muito mais encargos e obrigações do que recursos, bem diferente de anos anteriores. Mesmo assim esperamos dias melhores, pois o município é peça primordial para que o país saia dessa crise", revela o presidente da APPM.

A abertura do Seminário acontece na segunda-feira, às 17h30min, com a presença do Senhor Governador do Estado Wellington Dias e da Bancada do Piauí. Em seguida, será apresentado o Relatório Síntese de Ações e Propostas da Escola para 2017/2018 e a Palestra Magna: "Transparência Administrativa e Lei de Responsabilidade Fiscal", proferida por José Norberto Lopes Campelo, Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça.

Na terça-feira e na quarta-feira palestras, mini-cursos e oficinas trarão ao conhecimento dos gestores temas como "Finanças Municipais", "Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde", “Auditoria, Controle Interno e Transparência Pública", "Judicialização / Busca de Direitos", com a participação de entidades como a Uespi, Funasa, Sebrae e a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

O evento tem como um dos parceiros o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), que disponibilizará técnicos e espaço físico para as palestras e mini-cursos. Outra parceira é a Caixa Econômica Federal, que financiará p evento. O Seminários faz parte da meta 1 do Projeto Integrar, desenvolvido pela Escola de Municípios do Piauí.

PROGRAMAÇÃO

DIA 28 DE NOVEMBRO 2016 17h30min: ABERTURA com a presença do Senhor Governador do Estado Wellington Dias e da Bancada do Piauí

·Boas vindas do Presidente da APPM - Arinaldo Antônio Leal

·Relatório Síntese de Ações e Propostas da Escola para 2017/2018 - Pres. da Escola - Marcos Patrício Nogueira Lima

·Apoio Projeto Integrar/APPM - Senador Ciro Nogueira

·Transparência Administrativa e Lei de Responsabilidade Fiscal"

Palestrante: José Norberto Lopes Campelo - Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça

Debatedor: Delano Carneiro da Cunha Câmara - Conselheiro Substituto do TCE-PI

·Atração Cultural e Coquetel

·

8h00 às 8h30min - "Finanças Municipais"

Palestrante: Valmir Martins Falcão Sobrinho - Advogado Tributarista da APPM

·8h30min às 9h00 - "Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde" - UESPI /APPM

Palestrantes: Reitor Nouga Cardoso Batista / Pró-Reitor de Extensão Raimundo Dutra

e Pro-Reitor de Graduação Geraldo Luz

·9h00min às 11h00min - Painel - "Auditoria, Controle Interno e Transparência Pública"

Palestrantes: Álisson Felipe Araújo -  Auditor  e Cons. Substituto do TCE - PI

  Plínio Valente Ramos Neto - Procurador Geral do Ministério Público de Contas TCE-PI

  Valber Assunção Melo - Advogado - OAB-PI  

·

 Palestrantes: Dr.Paulo Caliandro e Dr. Martim – CNM

- terça-feira - tarde

·

Palestrante: Henrique Pires - Presidente da FUNASA

·

Palestrante: Presidente da Associação de Juízes Federais do Brasil -  Roberto Veloso

Debatedor: Jaylson Fabianh Lopes Campelo - Conselheiro Substituto do TCE-PI

·16h20min às 18h20min -Painel - "Prestação de Contas: Introdução ao tema e principais problemas" 

Palestrantes: Vilmar Barros Miranda - Auditor do TCE-PI

José Inaldo de Oliveira e Silva - Auditor  do TCE-PI

Palestrante: Teresa Sotero - SEBRAE

·9h00min às 11h00min - Painel - "Licitações e Contratos: Introdução ao tema e principais problemas"

Palestrantes: Elder Wilson Oliveira de Carvalho - Advogado

Yonice Mª de Carvalho Pimentel - Centro de Direito Público

·11h00 às 11h40min - "Transição Administrativa Municipal"

Palestrante: João Deusdete de Carvalho - Procurador Geral da APPM

·-Aarão Cruz Mendes - Prefeito de Beneditinos

·"Depoimento de Ex-Prefeito que retorna ao Mandato "Depoimento de prefeito reeleito"

MINI -CURSOS E PALESTRAS PARCERIA COM A ESCOLA DE GESTÃO E CONTROLE DO TCE-PI

LOCAL: ESCOLA DE GESTÃO E CONTROLE DO TCE-PI

·DIA 29/11 - TERÇA-FEIRA - MANHÃ

·HORÁRIO: 08h00mim às 12h00

SALA 1 - AUDITORIA OPERACIONAL

Ministrante: CASSANDRA SARAIVA DE LIMA - AUDITORA DE CONTROLE EXTERNO DO TECE-PI

SALA 2- ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA EFICIENTE:RECEITA PRÓPRIA (IPTU,ISS,ITBI, TAXAS), RECEITAS DE TRANSFERÊNCIAS (ICMS,ITR,IPVA),CEFEM,COSIP, PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL.

Ministrante: STAEL FREIRE - CONSULTORA MUNICIPAL

SALA 3 - OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO PLATAFORMA DE GESTÃO MUNICIPAL

Ministrante: NARCIZO CHAGAS - COMITÊ ODS PIAUÍ

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

·DIA 29/11 - TERÇA-FEIRA - TARDE HORÁRIO: 08h00mim às 12h00

·HORÁRIO: 14h00mim às 18h00

SALA 1- ORIENTAÇÕES SOBRE AS SOLENIDADES DE POSSE PREFEITOS E VEREADORES

Ministrante: EMÍLIA NUNES - CERIMONIALISTA DA APPM E TCE-PI

SALA 2 - LICITAÇÕES E CONTRATOS

Ministrante:EMANOEL NOGUEIRA LIMA - ADVOGADO / CHEFE GABINETE DA SEMTRANS

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

·DIA 30/11 - QUARTA-FEIRA - MANHÃ

·HORÁRIO: 08h00mim às 12h00

SALA 1 - SAGRES CONTABILIDADE - CONCEITOS E ALTERAÇÕES PARA 2017

Ministrantes: HELCIO DE ABREU SOARES - AUDITOR DE CONTROLE DO TCE-PI

  HELANO DE PAULO GIRÃO SAMPAIO - AUDITOR DO TCE-PI

SALA 2 - ASPECTOS IMPORTANTES DA GESTÃO MUNICIPAL

Ministrante: TIAGO SÁ - ADVOGADO MUNICIPALISTA/ CONSELHEIRO DA ESCOLA DOS MUNICÍPIOS DO PIAUÍ

SALA 3 - TÉCNICA LEGISLATIVA, ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE LEI, VETOS, VOTOS E PROCEDIMENTOS LEGISLATIVOS

Ministrante: JOSÉ NETO - ESCOLA DO LEGISLATIVO

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PALESTRAS NO AUDITÓRIO DO TCE-PI

DIA 30/11 - QUARTA-FEIRA - MANHÃ

08h00 ÀS 09h00 - GESTÃO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÉRIO NOS MUNICÍPIOS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES

Palestrante: MAIRA BARRETO DA SILVA MELO - ADVOGADA E CONSULTORA ESPECIALISTA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

09h00 às 10h00 - DISCUSSÃO SOBRE REPERCUSSÃO DA PEC Nº 241 NOS MUNICÍPIOS E ESTADOS DO NORDESTE

Palestrante: MARCIO MARTINS NAPOLEÃO BRAZ E SILVA  - ECONOMISTA E MESTRE EM CIÊNCIAS POLÍTICAS

10h00 às 12h00 - PAINEL SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS

·AVANÇOS E DESAFIOS DO SUS - SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

  Palestrante: LEOPOLDINA CIPRIANO FEITOSA - PRESIDENTE DO COSEMS -PI - CONSELHO DE 

SECRETARIAS  MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DO PIAUÍ

·AVANÇOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

Palestrantes: PATRICK SOARES - PROFESSOR / HANS KELSEN - ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO -  UNDIME -PI - UNIÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

·AVANÇOS E DESAFIOS DO SUAS - SITEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Palestrante: MAURICÉIA LÍGIA DA COSTA CARNEIRO - SECRETÁRIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE TERESINA E VICE-PRESIDENTE DO COEGEMAS - COLEGIADO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

08 de novembro de 2016

Emater avalia ações que beneficiam mulheres do Território dos Carnaubais

Emater avalia ações que beneficiam mulheres do Território dos Carnaubais

No último fim de semana, foi realizado pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí- Emater, no município de Juazeiro do Piauí, uma oficina de avaliação da Chamada Pública Mulheres Rurais do Território dos Carnaubais.

A ação realizada avaliou as dez atividades propostas pelo projeto, incluindo diagnósticos, oficinas, visitas e intercâmbio técnicos. O projeto prevê ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pautadas nos princípios da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater), além de disponibilizar para cada beneficiária um fomento produtivo (não reembolsável) no valor de R$ 2.400,00, com o objetivo de incrementar a produção agropecuária, artesanal ou extrativista destas mulheres.

Diante das atividades executadas e do acompanhamento junto as mulheres, a coordenação e a diretoria do Emater Piauí decidiram por elaborar um projeto continuo, que será direcionado para a criação de um grupo produtivo de mulheres, a fim de conscientizar e possibilitar o acesso a programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Segundo a coordenadora de ensino e aprendizagem, Márcia Mendes, a proposta maior deste encaminhamento é a geração de renda, a conquista da autonomia econômica e política que será dada a cada mulher. “A informação é a arma fundamental, pretendemos mostra a realidade do campo e conscientizar sobre o papel e a importância da mulher, denunciando a desvalorização e a violência que a mulher do campo sofre, mas que fica invisível perante a sociedade”, disse.

A beneficiária da Chamada Pública Francisca Irisneuda melhorou sua criação de galinha caipira através do projeto. Ela avalia que o caminho trilhado junto com o Emater proporcionou muito conhecimento, mas ela espera uma continuidade. “Esperamos que o órgão continue dando assistência, pois fomos muito bem assistidos durante o projeto”, completou.

Para a presidente do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Juazeiro do Piauí, Desterro Gomes, a parceria que o Emater vem mantendo junto a organização dos agricultores é positiva e estes acompanhamentos que estão acontecendo tem ajudado muito o desenvolvimento das mulheres da região, assim como possibilita o acesso as políticas publicas que beneficiam o meio rural. 

07 de novembro de 2016

Obras de pavimentação são entregues no Norte do Estado

Só em Nossa Senhora de Nazaré e Campo Maior foram investidos mais de R$ 3 milhões de reais

O governador Wellington Dias e o secretário dos Transportes, Guilhermano Pires, inauguraram, na última sexta-feira (04), as obras de pavimentação asfáltica de vias nos municípios de Nossa Senhora de Nazaré e Campo Maior, na região Norte do estado.

Em Nossa Senhora de Nazaré foram implantados 26.787,00m² de pavimentação asfáltica em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), em várias vias na zona urbana do município. As obras estão orçadas em R$ 1.099.470,68 com recursos oriundos de operação de crédito Prodesenvolvimento II e do Governo do Estado do Piauí, através da Setrans-PI.

Na sequência a comitiva seguiu para o município de Campo Maior, onde foi inaugurada a pavimentação poliédrica das ruas do bairro Califórnia, totalizando 5.200,00m². Até agora foram executados mais de 13.500,00m², dos 23.924,74m² previstos no contrato, que deve beneficiar diversas vias nos bairros, Cidade Nova, Parque Estrela, Flores, São João, conjunto José Francisco de Almeida, além do bairro Califórnia.

O secretário Guilhermano Pires destacou a importância das obras para os municípios. “As obras de pavimentação têm impacto direto e positivo no dia a dia da população, do ponto de vista da mobilidade urbana. Por isso estamos investindo em um conjunto de intervenções de Norte a Sul do estado, com objetivo de melhorar a infraestrutura viária e a qualidade de vida nos municípios.”, afirmou o gestor.

As obras de pavimentação poliédrica em Campo Maior estão orçadas em 2.672.339,87 com recursos provenientes do Governo do Estado, por meio da Setrans-PI.

31 de outubro de 2016

Alegando problemas de saúde, prefeito pede afastamento do cargo

Gestor já havia sido cassado, mas retornou ao cargo por força de liminar

A situação administrativa não tem sido das melhores em Bocaina, no Sudeste do Estado. Nos últimos meses, após a morte do prefeito eleito, e a posse do vice Nivardo Silvino de Sousa (PTB), um verdadeiro caos teria se instalado na pequena cidade.

Nivardo já teve o mandato cassado, em abril deste ano sob acusação de captação ilícita de sufrágio (compra de votos), nas últimas eleições. Permaneceu no cargo por força de liminares, mas optou por tirar uma licença por tempo indeterminado na semana passada.

Para isso, o prefeito alegou problemas de saúde e enviou requerimento à Câmara Municipal solicitando afastamento do cargo. Em sessão extraordinária realizada na quarta-feira passada (27), a mesa diretora da Câmara Municipal de Bocaina colocou o requerimento em votação e o mesmo foi aprovado por unanimidade.

Em seu lugar assumiu o presidente da Câmara, José Airton Cipriano (PSB), sendo esta a quarta vez que ele assume o cargo de prefeito. As três primeiras por conta da cassação do mandato do titular, que sempre retornava com liminar. Esta última em função do pedido de licença do mesmo.

Polêmicas

Bocaina foi motivo de matérias na imprensa nos últimos dias por conta da greve realizada por servidores, por conta de atraso de salário. Espera-se que ao assumir o executivo, Ailton possa amenizar esta e outras situações.

Foto: João Paulo

28 de outubro de 2016

Governo executa obras para revitalizar o Rio Piauí

Governo executa obras para revitalizar o Rio Piauí

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, está realizando diversas ações para revitalizar o Rio Piauí, importante curso d’água que banha cidades da região sul do Estado. Como parte das ações está a construção de oito barragens, dentre elas a Barragem de Barriguda (passagem molhada), localizada no município de Ribeira do Piauí.

Na última quarta-feira (26), o superintende de Recursos Hídricos da Semar, Romildo Mafra, e técnicos da secretaria estiveram visitando as obras da barragem. “Viemos ver de perto como está o andamento dos trabalhos e constatamos que estão em ritmo acelerado. Recebemos uma determinação do governador Wellington Dias para que as obras sejam agilizadas e a expectativa é que em dezembro o reservatório esteja pronto e recebendo as águas das chuvas. As outras sete barragens programadas para o Rio Piauí já estão em processo de licitação”, afirmou Romildo Mafra.

A Barragem de Barriguda terá capacidade de 1,5 milhão de metros cúbicos e vai beneficiar a população das cidades de Socorro do Piauí, Pajeú, Ribeira do Piauí e o povoado Barriguda, num trecho do rio que é aproveitado para o plantio de arroz. São mais de mil hectares de margens férteis que podem ser aproveitados pela população gerando mais renda.

“O objetivo inicial da obra que irá beneficiar cerca de 4 mil famílias é reter as águas superficiais no barramento para ofertá-la no período de estiagem, beneficiando os 20 quilômetros de margens em que o rio Piauí corta o município de Ribeira do Piauí, propiciando a captura de 300 mil kg de peixe/ano. Ao todo, sete pequenas barragens sequenciais como esta irão possibilitar a perenização e revitalização do lençol freático de toda a extensão semiárida do rio Piauí à jusante da grande barragem do Jenipapo”, explica o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ziza carvalho.

Outros rios, além do Piauí, também serão beneficiados com a construção de barragens, são eles: Poti, Parnaíba, Piauí, Longá, Guaribas, Sambito, Canindé e Gurguéia. “Atualmente, somente o rio Parnaíba é perene, já que os outros sofrem com problemas de assoreamento. A intenção do Governo do Estado é tornar esses outros rios também perenes e dar um destino econômico e social para estas águas”, conclui Ziza carvalho.

26 de outubro de 2016

Governo entrega reforma de espaços culturais da capital e interior

Governo entrega reforma de espaços culturais da capital e interior

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), entregará diversos espaços culturais em Teresina e no interior do Piauí que foram reformados e modernizados. Em audiência realizada na manhã dessa quarta-feira (26), entre o governador Wellington Dias e o secretário Fábio Novo, o calendário de inaugurações das obras começou a ser traçado.

Algumas obras já foram finalizadas e outras estão em fase de conclusão. Um dos espaços a ser inaugurado em novembro é o Museu Cristino Castro, no município de Floriano. “Este, que é um dos mais importantes pontos turísticos e culturais da cidade, recebeu reparações no teto, telhado, piso, instalações elétricas e hidráulicas, camarim, anfiteatro, museu, sala administrativa, centro de computação, sala do Prodart e outros compartimentos”, destacou o gestor da Secult.

Também com previsão de entrega para o próximo mês, a Biblioteca Cromwell de Carvalho foi toda reformada e climatizada. O espaço ainda recebeu novos banheiros, uma sala pra leitura infantil, uma sala para leitura em braile e uma vinilteca, que irá dispor de mais de 10 mil discos de vinis. A biblioteca pública recebia cerca de 5 mil estudantes por dia e a perspectiva é receber mais pessoas.

Para dezembro, estão previstas as inaugurações do Museu de Perypery, que teve a sua estrutura modernizada, alguns pertences restaurados e ganhou uma sala de cinema retrô. A cidade de Piripiri também conta com a reforma do Memorial Espedito Resende, onde o auditório está sendo transformado em teatro, com estrutura de som, luz, caixa cênica e camarins.

Já em Teresina, serão entregues as obras de reforma e ampliação do prédio que irá abrigar o Museu da Imagem e do Som (MIS) ou Museu Francisco das Chagas Júnior (em homenagem à memória do produtor cultural e idealizador do projeto Salve Rainha). O novo espaço contará com cinco pavimentos, que incluem lojas, café, cineclube, auditório, estúdio de som, laboratório de cinema, midiateca, videoteca, laboratório de fotografia e espaço destinado a eventos e para produção e comercialização de obras de artistas locais.

24 de outubro de 2016

Seminário: 143 prefeitos e assessores do PI já confirmaram presença

Seminário Novos Gestores: 143 prefeitos e assessores do PI já confirmaram presença

Os prefeitos eleitos do Nordeste devem fazer inscrição para o Seminário Novos Gestores até o dia 28 de outubro, para garantir passagem aérea para Brasília. O evento acontece de 9 a 11 de novembro e já conta com 143 inscritos, entre prefeitos e assessores, do Piauí.  

A Confederação Nacional de Municípios (CNM), organizadora do evento, reforça a orientação e incentiva a participação de todos os chefes do Executivo, que assumirão os mandatos em 2017. Além disso, um vídeo motivacional foi produzido pela entidade e publicado no hotsite do Seminário, vinculado ao portal CNM. O documento de reprodução eletrônica traz esclarecimentos sobre o que é a agenda e depoimentos de prefeitos sobre os desafios enfrentados e a importância de participar o seminário, que tem por tema Ponto de Partida para uma Gestão de Qualidade.

De quatro em quatro anos, a CNM abre esse espaço para apresentar as lições aprendidas e compartilhar conhecimentos, principalmente técnicos, que auxiliarão no dia-a-dia da gestão local. Para que esse objetivo seja deliberadamente alcançado, os participantes vão receber coletânea de livros que trata das principais áreas da administração municipal, como por exemplo: Agricultura, Educação, Desenvolvimento Social e Urbano, Finanças, Meio Ambiente e Saneamento e Saúde.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, convoca os prefeitos a participarem do evento. Ele sinaliza iniciativas importantes também serão compartilhadas, como ações sociais e projetos com reflexo direto na qualidade de vida da população local. O líder municipalista acredita que as boas práticas, quando adotadas com base na realidade local, levam a um resultado positivo.

18 de outubro de 2016

Produtores conhecem experiência de fruticultura em Petrolina-PE

Produtores piauienses conhecem experiência de fruticultura em Petrolina-PE

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), promoveu, entre os dias 06 e 08 deste mês, um intercâmbio técnico em Petrolina (PE) para conhecer experiências exitosas na área da fruticultura desenvolvidas no Vale do São Francisco. O objetivo é trazer para o Piauí novidades no cultivo e tecnologias aplicadas nesse setor. A ação fez parte do programa Piauí Produtivo, executado pela SDR, que visa fortalecer ações para o desenvolvimento do meio rural no estado.

A equipe do intercâmbio foi composta por 20 pessoas, dentre profissionais da SDR, representantes da Ceapi, Codevasf, Emater, Senar-PI, Embrapa e ainda produtores de frutas e associação de irrigantes dos Platôs de Guadalupe e dos jovens produtores do Piauí. Foram visitadas fazendas produtoras de banana, goiaba, manga, uva e frutas orgânicas.

Como resultado do intercâmbio, a SDR vai realizar oficinas com a Câmara Setorial da Fruticultura elaborando um diagnóstico desta atividade em alguns territórios, onde este setor tem tido maiores avanços. Ao final dessas oficinas, será realizado um seminário para finalizar a elaboração do plano de fortalecimento da fruticultura.

A viagem foi conduzida pela diretora de Articulação Comunitária da SDR, Liz Elizabeth Meireles, que enfatizou a importância de visitar empreendimentos semelhantes aos existentes no Piauí. “Os técnicos da SDR tiveram cuidado em perguntar aos empresários como o Governo do Estado pode contribuir para alavancar essa atividade e como atrair investidores. Na ocasião, podemos ver o interesse dos empresários de Petrolina em vir ao Piauí para contribuir com o desenvolvimento do estado”, enfatizou Liz Elizabeth.

A primeira visita foi à fazenda Madre Terra, produtora de bananas e localizada no perímetro Nilo Coelho. Foi um momento de troca de informações entre a equipe do Piauí e a administração da empresa. A propriedade conta com 35 hectares de cultivo de bananas das espécies prata rio e prata catarina. A fazenda produz 56 toneladas de banana por ano. A Madre Terra utiliza cabos aéreos para transportar os cachos de banana após o corte, reduzindo mão de obra para transporte e ainda evitando danos às frutas. O local utiliza a fértil irrigação com sistema de microaspersão, puxando água do canal Nilo Coelho, construído em 1984 e que possui 976 quilômetros de extensão, com capacidade de abastecer 18.563 hectares.

No Piauí, existem alguns perímetros irrigados voltados para a produção de frutos, com destaque para os Platôs de Guadalupe, em Guadalupe; Tabuleiros Litorâneos, em Parnaíba, e no Vale do Gurguéia, implantados pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Outro importante perímetro irrigado é o projeto de irrigação Marrecas-Jenipapo, executado pela Codevasf e localizado no Assentamento Marrecas, na zona rural do município de São João do Piauí, a 500 quilômetros de Teresina.

Na cidade de Valença, localizada no território do Vale do Sambito, a produção de banana está em evidência. José Wagner Linhares, juiz de direito e empresário, participou do intercâmbio técnico. Ele possui uma propriedade de 75 hectares, em Valença, onde cultiva abacaxi, mamão, coco e maracujá, mas o foco é na produção de banana.

“Comercializamos nossos produtos na região de Valença, Elesbão Veloso, Aroazes, Inhuma, Ipiranga, Novo Oriente; na Ceapi, em Teresina, e nos estados do Maranhão e Belém. O intercâmbio foi muito proveitoso. Visitamos uma fazenda produtora de bananas que é modelo de organização e gerenciamento. Essa visita serviu de inspiração para que cheguemos a este padrão de excelência, enfatizando que a agricultura empresarial só é possível com a utilização de novas tecnologias e isto foi visto na fazenda Madre Terra. O Governo do Piauí apoia com subsídio de energia, mas temos o desafio de melhorar a prestação deste serviço”, afirmou Wagner Linhares.

Veja aqui mais fotos da visita

De acordo com relatório apresentado pelo técnico da Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi), João Lima, a banana se mantém na lista dos produtos mais comercializados na central. No mês de julho deste ano, foram vendidas cerca de quatro toneladas de banana. Neste mesmo mês, as vendas em geral aumentaram 7%.

Produção de uva

O grupo conheceu também uma experiência exitosa de produção de uvas sem semente na fazenda Barro Branco, onde são produzidas as espécies midnight beauty, crimson, thompson e scarlotta. Atualmente, a empresa produz, a cada ano, 60 toneladas por hectare. A produção é comercializada para todas as regiões do Brasil e também na Inglaterra. A fazenda apresentou um projeto inovador com irrigação suspensa por gotejamento e o cultivo da uva consorciada com o criatório de ovinos, alimentados com capim aruana, de alto teor nutritivo, plantado nas covas onde são plantadas as uvas. Outra vantagem desse projeto é a economia hídrica, uma vez que a água que irriga o parreiral também molha o capim.

Getúlio Araújo Dias, assessor do Estado do Piauí, é piauiense e morou durante 35 anos no Vale do São Francisco, como grande conhecedor do setor de fruticultura de Petrolina e do Piauí, fez um comparativo entre a área visitada e os municípios de São João do Piauí, Conceição do Canindé e Canto do Buriti, que fazem parte do Semiárido piauiense.

“O Semiárido piauiense é tão capaz de produzir tanto quanto o Vale do São Francisco. O que falta para alavancar esta produção são pessoas com conhecimento e que tenham disposição de investir. Ser pioneiro nunca é fácil. Entretanto, não tenho dúvida de que vamos alcançar um resultado tão satisfatório quanto o conquistado em Petrolina”, enfatizou Getúlio Araújo, que também participou do intercâmbio.

O assentamento Marrecas, localizado em São João do Piauí, produz uva há sete anos. Tomás Raimundo Ribeiro é agricultor desse assentamento e teve oportunidade de conhecer novas técnicas de cultivo por meio do intercâmbio em Petrolina. “Estamos com uma boa safra que poderá ser vista no Festival da Uva, entre os dias 11 e 13 de novembro, em São João do Piauí. Esta atividade é promissora e já está atraindo novos investidores. A cidade tem condições favoráveis para o plantio dessa fruta como clima quente, solo profundo, abundância de água e ainda muita terra inexplorada. Esse intercâmbio foi muito importante, porque nos deu a oportunidade de conhecer novidades no cultivo da uva, que serão repassadas aos nossos produtores visando melhorar cada vez mais nossa produtividade”, ressaltou o agricultor do assentamento Marrecas.

Fruticultura orgânica

A última visita do intercâmbio foi realizada na Adega Bianchetti, a única da região a cultivar frutas orgânicas. A empresa é produtora de vinhos, espumantes, sucos elaborados com uva orgânica e caldo de cana engarrafado. “Eu não saio do orgânico. É mais fácil eu desistir da agricultura do que voltar a produzir usando agrotóxicos. Sei que estou desenvolvendo uma atividade saudável tanto para quem está trabalhando no plantio, como para quem está consumindo”, disse Izanete Bianchetti, proprietária da empresa de produtos orgânicos de Petrolina.

No Piauí, o perímetro irrigado Tabuleiros Litorâneos se destaca na produção de orgânicos, tendo 70% da produção livre de agrotóxicos, segundo dados de 2015 levantados pela Embrapa. Ainda de acordo com o documento, a área cultivada é de 400 hectares e tem como principal produto o cultivo de acerola. Vale ressaltar que, na zona rural de Teresina, 30 comunidades estão passando por um processo de transição do cultivo convencional para o orgânico onde cultivam frutas e hortaliças com assessoria de órgãos municipais, estaduais e federais.

17 de outubro de 2016

Margarete apresenta Parque Nacional da Serra da Capivara para empresários

Margarete apresenta Parque Nacional da Serra da Capivara para empresários

A a vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, visitou, neste sábado (15), o município de São Raimundo Nonato, onde apresentou os sítios arqueológicos situados no Parque Nacional da Serra da Capivara aos empresários Bejanmin Steinbruch, presidente da Companhia de Siderúrgica Nacional (CSN), e Luis Champalimaud. A visita teve como objetivo conhecer os vestígios humanos do homem das Américas, bem como tratar sobre os potenciais investimentos na região.

“O objetivo dessa visita, de iniciativa de Bejanmin Steinbruch, foi conhecer a Serrada Capivara, as pesquisas da professora Niéde Guidon e tratar da possibilidade  da CSN e de outros empresários ligados ao setor investirem e contribuírem com a manutenção do parque por intermédio e incentivo da Lei Rouanet", declarou Margarete Coelho.

"A Fundação do Museu do Homem Americano (FUNDHAM) ficará responsável pelo projeto, que deverá ser acompanho de perto por nossos parlamentares para, em seguida, nós fazermos a captação de recurso por intermédio da CSN”, explicou a vice-governadora.

A lei Rouanet (lei nº  8.313 de 23 de dezembro de 1991) é uma lei federal de incentivo à cultura, que busca promover políticas de incentivos fiscais que possibilitem empresas e cidadãos aplicarem uma parte do imposto de renda devido em ações culturais.

Na ocasião, os empresários conheceram também as potencialidades da mineração na região.  Os principais minérios ali encontrados, bem como os tipos de investimentos que podem ser feitos nesse setor, também foram apresentados pelo secretário de Mineração, Luiz Coelho, que destacou a proximidade da região, “A distância média entre os municípios e a Transnordestina  é de cerca de 100 km e isso em termo de investimento é algo quase que irrisório e bastante viável”, afirmou Margarete.

Os secretários da Defesa Civil, Hélio Isaias,  dos Transporte, Guilhermano Pires e da Mineração, Luiz Coelho, além da prefeita eleita de São Raimundo Nonato,  Carmelita Castro, participaram também das visitas e reuniões no Parque. “Os empresários ficaram encantados com a grandiosidade do Parque. Além disso, eles elogiaram desenvolvimento das pesquisas que são feitas pela equipe da FUMDHAM. Através dessas parcerias, nós vamos aprofundar também os investimentos na mineração da região para gerar emprego, renda e divisas para os municípios circunvizinhos”, finalizou a vice-governadora.

13 de outubro de 2016

Governo implementa mais uma etapa do programa de sinalização viária

Governo implementa mais uma etapa do programa de sinalização viária

Valença ganhará uma nova sinalização de trânsito. Cerca de R$ 700 mil devem ser investidos em instalação de placas de regulamentação, pintura de faixas de pedestre e retenção de veículos, ciclofaixas e semáforos, dentre outros serviços. A obra é uma realização do Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual do Piauí (Detran-PI).

De acordo com o diretor-geral do Detran, Arão Lobão, a ação faz parte do plano de atividades do órgão para detectar problemas que existem no município com relação ao trânsito e os principais pontos críticos. “A partir do diagnóstico, vamos dar os devidos tratamentos. Um semáforo, uma lombada, linha de retenção de veículos. Ou seja, a sinalização vertical, horizontal e semafórica, que reforça a segurança no trânsito, permitindo aos motoristas e pedestres melhores orientações, como também maior fluidez no tráfego”, pontua Lobão.

O diretor ainda ressalta que os municípios estão em constante crescimento e que o Governo do Estado entende que os projetos de sinalização são importantes no combate aos acidentes de trânsito.  “O número de imprudências e desrespeito às leis de trânsito no interior do Estado é bastante elevado e essa é uma preocupação do governo. Para mudar este quadro, investimos em sinalização eficiente em paralelo a um trabalho de educação no trânsito”, esclarece Lobão.

Valença é a sétima cidade do Piauí a receber serviços de sinalização viária. As outras cidades beneficiadas foram Pedro II, Luís Correia, Água Branca, Oeiras, Corrente e Castelo do Piauí.

As obras de sinalização são planejadas e executadas de acordo com o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).