Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Barragem de Caboclo e Estreito tem baixo volume de água

Barragem de Caboclo e Estreito tem baixo volume de água e preocupa prefeito de Padre Marcos

06/03/2017 10:01

Após seis longos anos de seca no semiárido do Piauí, importantes reservatórios de água estão secando no interior do Piauí. Um dos casos é a barragem de Caboclo, no município de Padre Marcos, situado a 410 km de Teresina e a 85 km de Picos.

Antes da instalação da Companhia de Águas e Esgoto do Piauí (Agespisa) no município, o fornecimento de água era feito pela barragem de Caboclo, represa  menor que a Barragem do Estreito, que fica na divisa dos municípios de Padre Marcos e Francisco Macedo. No ano de 2015, a barragem de Caboclo, que fica entre os municípios de Padre Marcos e Belém do Piauí, secou, e com isso, o fornecimento da cidade de Padre Marcos passou a ser feito pela Barragem de Estreito.

O gestor do município de Padre Marcos, José Valdinar da Silva, acompanhado do Presidente da Defesa Civil do município, Fernando Carvalho,  esteve nos dois reservatórios na manhã deste sábado, 04 de março. O gestor fala que dias difíceis virão no reservatório da Barragem do Caboclo e Estreito, se não houver chuva para enchê-los.

“Nós estamos muito preocupados com a situação dos nossos reservatórios no município. Estamos em março, com apenas 3% da capacidade do açude de Caboclo, e mesmo assim com essas pouca capacidade, a água que temos está ficando podre, por causa de peixes que estão morrendo. Com isso nem os animais conseguem mais beber essa água. Outra alternativa é a Barragem de Estreito, que está com apenas 12% de sua capacidade.  Lá também tem outro problema, recentemente morreram 18 toneladas de peixes, e a água está com mal cheiro. Também estão esgotando de fato esses reservatórios, nós vamos ter que recorrer ao governo do estado  através  da Defesa Civil,  com  carros pipas e cavar poços artesanais na cidade. Nossa preocupação é que se não chover, dentre de 45 dias estaremos sem abastecimento d’água na cidade e também cidades vizinhas” finalizou o gestor.

Fonte: Cleiton Jarmes
Mais sobre: