Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Casa Apis recebe equipamentos para incremento da produção

Casa Apis recebe equipamentos para incremento da produção

20/02/2017 09:38

Para impulsionar a produção de mel em Picos, o governador Wellington Dias, realizou nessa sexta (17), em Picos, a entrega de um caminhão, duas motos e um drone para a Casas Apis. A casa é formada por cinco cooperativas singulares, que são constituídas por 52 associações de 42 cidades, envolvendo 480 famílias de apicultores.  É a maior em exportação de mel do Piauí.

O caminhão será utilizado para transportar caixas de abelhas pra fazer a migração de florada. Segundo Antônio Leopoldino, diretor geral da Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro, “o caminhão é moderno e de última geração. Possui uma carroceria especial aberta, desmontável que pode ser utilizada na coleta do mel entre comunidades, entre as cooperativas singulares e a central Casa Apis. Serve também para o transporte do mel para o porto mais próximo no caso das exportações”. 

As motos serão utilizadas pelos técnicos que vão acompanhar, supervisionar e prestar assessoria técnica. Serão utilizadas também pra visitar os apicultores e acompanhar o manejo das colmeias e implantação dos apiários no processo de colheita do mel e verificação das práticas de produção.

Segundo Francisco das Chagas Ribeiro, da Diretoria de Combate a Pobreza Rural (SDR), o drone profissional será utilizado para monitorar as floradas, filmar e identificar os locais que tem vegetação com maior intensidade de floração e localizar onde colocar as colmeias.  Terá uma função de vistoria rápida nos apiários para verificar condições de higiene.

( Foto: Jorge Henrique Bastos)

“É a primeira vez que estamos incluindo um drone pra facilitar esse processo. Haverá um melhor aproveitamento das floradas, uma vez que irá possibilitar colocar os apiários onde há maior densidade de florada. Pretendemos também fazer um controle ambiental observando a área de reserva no que diz respeito a lixões clandestinos”, afirmou Antônio Leopoldino.  

Mais sobre: