Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governo executa obras para revitalizar o Rio Piauí

Governo executa obras para revitalizar o Rio Piauí

28/10/2016 10:10

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, está realizando diversas ações para revitalizar o Rio Piauí, importante curso d’água que banha cidades da região sul do Estado. Como parte das ações está a construção de oito barragens, dentre elas a Barragem de Barriguda (passagem molhada), localizada no município de Ribeira do Piauí.

Na última quarta-feira (26), o superintende de Recursos Hídricos da Semar, Romildo Mafra, e técnicos da secretaria estiveram visitando as obras da barragem. “Viemos ver de perto como está o andamento dos trabalhos e constatamos que estão em ritmo acelerado. Recebemos uma determinação do governador Wellington Dias para que as obras sejam agilizadas e a expectativa é que em dezembro o reservatório esteja pronto e recebendo as águas das chuvas. As outras sete barragens programadas para o Rio Piauí já estão em processo de licitação”, afirmou Romildo Mafra.

A Barragem de Barriguda terá capacidade de 1,5 milhão de metros cúbicos e vai beneficiar a população das cidades de Socorro do Piauí, Pajeú, Ribeira do Piauí e o povoado Barriguda, num trecho do rio que é aproveitado para o plantio de arroz. São mais de mil hectares de margens férteis que podem ser aproveitados pela população gerando mais renda.

“O objetivo inicial da obra que irá beneficiar cerca de 4 mil famílias é reter as águas superficiais no barramento para ofertá-la no período de estiagem, beneficiando os 20 quilômetros de margens em que o rio Piauí corta o município de Ribeira do Piauí, propiciando a captura de 300 mil kg de peixe/ano. Ao todo, sete pequenas barragens sequenciais como esta irão possibilitar a perenização e revitalização do lençol freático de toda a extensão semiárida do rio Piauí à jusante da grande barragem do Jenipapo”, explica o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ziza carvalho.

Outros rios, além do Piauí, também serão beneficiados com a construção de barragens, são eles: Poti, Parnaíba, Piauí, Longá, Guaribas, Sambito, Canindé e Gurguéia. “Atualmente, somente o rio Parnaíba é perene, já que os outros sofrem com problemas de assoreamento. A intenção do Governo do Estado é tornar esses outros rios também perenes e dar um destino econômico e social para estas águas”, conclui Ziza carvalho.

Mais sobre: