Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Marcos apresenta experiência exitosa na educação a prefeitos do extremo Sul

Marcos apresenta experiência exitosa na educação a prefeitos do extremo Sul

09/01/2017 10:11

Os avanços na educação pública municipal de Bom Jesus são referência para todo o Piauí, em especial para a região Sul. Nesta quinta-feira (5), o prefeito Marcos Elvas (PSDB) reuniu-se com gestores de municípios do extremo Sul para apresenta a experiência da exitosa parceria entre a Prefeitura Municipal de Bom Jesus e o Instituto Alfa e Beto, responsável pela implantação do programa Alegria de Saber, voltado à alfabetização na idade certa. A reunião foi realizada no Centro de Formação Odilon Nunes, em Teresina, e contou ainda com a presença dos secretários municipais de Educação e de Planejamento de Teresina, Kleber Montezuma e Washington Bonfim.

"Sempre digo que a melhoria da educação é a maior realização de minha gestão. Boa parte desse êxito se deve ao programa Alegria de Saber. Em 2014, detectamos que 60% dos alunos do terceiro ano não eram alfabetizados. Com o programa,  alcançamos 75% de alunos alfabetizados já no primeiro ano em 2015", relatou Marcos Elvas acrescentando que a meta do programa é chegar a 100% de alunos capazes de ler e escrever no primeiro ano.

Em nome do IAB, o professor João Batista Oliveira falou sobre a metodologia utilizada pelo Instituto, que envolve a otimização de recursos humanos e materiais, foco no planejamento quinzenal padronizado e sistematizado para toda a rede de ensino, monitoramento da execução deste planejamento e avaliação de resultados. "A unidade de operação da educação é a escola. É preciso oferecer ao professor instrumentos para que ele possa atuar na sala de aula com eficiência", declarou. 

O prefeito de Cristino Castro, Manoel Júnior, recém-empossado, mostrou grande preocupação com os resultados de seu município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). "Nosso Ideb está em queda. Ou investimos em educação ou se continuará a mal formar nossos alunos para apenas terem um diploma", comentou.

Participaram ainda da reunião os prefeitos de Curimatá, Parnaguá, Alvorada do Gurgueia, Monte Alegre, Cocal, Riacho Frio, Redenção do Gurgueia e Santa Luz, além de secretários municipais de educação

Edição: Geysa Silva
Mais sobre: