Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Programa Conecta Biblioteca oferece vagas para o Piauí

Iniciativa visa aumentar em 60% o número de novos visitantes dessas bibliotecas

13/04/2017 08:21

Muito mais do que um lugar para empréstimo de livros, bibliotecas podem ser espaços dinâmicos de aprendizagem e acesso à tecnologia, possuindo enorme potencial para contribuir de modo mais efetivo com a transformação social do país. Apoiar a biblioteca a se posicionar como espaço vital para o desenvolvimento de comunidades, é a proposta do programa Conecta Biblioteca, uma iniciativa que reúne organizações sociais, governo e setor privado para incentivar a relevância e o impacto social das bibliotecas públicas principalmente entre o público jovem de todas as regiões do Brasil. Realização da ONG Recode e da Caravan Studios, o programa lançou edital convocatório no dia 21 de março. Mais informações estão disponíveis no site www.recode.org.br/conectabiblioteca. 

Serão selecionadas 92 bibliotecas em municípios com até 250 mil habitantes e Distrito Federal, que tenham no mínimo três computadores disponíveis para o público com conexão à Internet banda larga. Haverá preferência para cidades de baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M). As inscrições devem ser feitas até 20 de abril.

A ideia é aproveitar melhor os recursos tecnológicos das bibliotecas públicas para promover conhecimento e geração de oportunidades aos jovens. O Conecta Biblioteca irá beneficiar bibliotecários e profissionais das bibliotecas participantes através de um programa de capacitação de dois anos com módulos presenciais e à distância, que inclui pesquisa da comunidade, gestão participativa, estratégias de comunicação e captação de recursos.

O programa visa aumentar em 60% o número de novos visitantes dessas bibliotecas ao final do programa, sendo pelo menos 1/3 representado por jovens entre 14 e 29 anos em situação de vulnerabilidade social, ampliando suas oportunidades de educação, informação e trabalho.

“Acreditamos que, através do Conecta Biblioteca, podemos fortalecer as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento pessoal e profissional das comunidades envolvidas. Temos feito uma intensa articulação intersetorial para fomentar o debate sobre o uso desses espaços públicos e identificamos a necessidade de incentivar o protagonismo das lideranças para que as bibliotecas sejam percebidas como locais de inovação”, destaca Elaine Pinheiro, CEO da ONG Recode.

A Caravan Studios, parceira no programa, acredita que as comunidades devem se envolver profundamente no desenvolvimento de ferramentas para resolver os problemas que enfrentam.  Usando uma metodologia baseada em design thinking, a organização sem fins lucrativos sediada em São Francisco, Califórnia, já impulsionou a criação de cinco aplicativos focados no impacto social.

Sobre o Conecta Biblioteca

O Conecta Biblioteca tem o patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates, que lidera em todo o mundo a iniciativa Global Libraries, voltada ao fomento da inovação nas bibliotecas para a melhoria na qualidade de vida das comunidades. No Brasil, o programa realizado pela ONG Recode contou com uma fase inicial em 2015/2016, atendendo a 48 bibliotecas em todo o País. Esta nova etapa foi construída de forma colaborativa com os coordenadores estaduais do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) para ampliar o número de instituições beneficiadas e consolidar articulações com governos locais para a sustentabilidade da iniciativa.

Sintonizado com as políticas públicas para o setor, o programa está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. O Conecta Bibliotecas conta ainda com o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), do Ministério da Cultura. 

Sobre a ONG Recode

A ONG Recode é uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o sistema em que estão inseridos, por meio do uso da tecnologia. A organização atua em parceria com instituições comunitárias, bibliotecas e escolas públicas para formar multiplicadores em sua metodologia própria, que replicam seus programas para o público final. Essa grande rede promove uma nova consciência para gerar oportunidades aos jovens brasileiros. A ONG está presente em 7 países e 9 estados brasileiros e impactou até hoje mais de 1,68 milhão de vidas.

Fonte: Ascom
Mais sobre: