Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Projeto Cinturão Verde recebe kit comercial da SDR

Os kits foram entregues para agricultores de 11 comunidades

11/10/2017 10:01

Nesta segunda (09), foi realizada, no auditório da SDR, uma reunião extraordinária do Conselho Gestor do Projeto Cinturão Verde. Estiveram presentes os assessores do núcleo técnico, no qual estão inseridos a Secretaria do Desenvolvimento Rural, a Prefeitura de Teresina e Emater, além dos  representantes das comunidades.

Esta reunião do Conselho teve um componente diferente, que foi a entrega de kits com caixas e balanças para as 15 comunidades em uma solenidade no auditório da SDR, que contou com a presença da superintendente de Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Patrícia Vasconcelos, na ocasião representando o secretário Francisco Limma, diretores, técnicos e gerentes da secretaria.

A presidente da associação dos Vazanteiros de Teresina, Alderi Melo dos Santos, que recebeu o Kit em nome das comunidades, ressaltou a importância da ação para as comunidades como a de Chapadinha. “Nós plantamos uma variedade de produtos, como abóbora, feijão, milho e quiabo, e este Kit é mais um passo para ajudar na nossa produção e fortalecer o projeto”

A coordenadora de agroecologia da Prefeitura de Teresina, Carlota Joaquina Rosal, afirmou que esta é uma grande conquista dos agricultores e agricultoras de Teresina, que com apoio da SDR estadual, podem participar de feiras e receber este tipo de benefício para incentivar a comercialização de seus produtos.

Dona Divina Nunes, do assentamento Recanto do Santo Antônio, falou das dificuldades enfrentadas para pesar os produtos. “Até hoje, a gente tinha que pesar o que produzia na balança emprestada, o kit comercial  vai beneficiar de um modo extraordinário”, concluiu.

“Desde sua reativação, o conselho gestor do Projeto Cinturão Verde tem se reunido com a SDR em busca de parcerias para o fortalecimento da agricultura familiar dos municípios do projeto, neste momento o kit vai beneficiar principalmente as comunidades de Nazária e Teresina, que estão em plena produção”, ressaltou a diretora Liz Meireles.

Segundo Patrícia Vasconcelos, o secretário Francisco Limma está promovendo ações que visam fortalecer as feiras da Agricultura Familiar, e que tem como aporte outros programas da SDR como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Esses kits entregues hoje visam melhorar a entrega dos produtos tanto para o PAA como para o Pnae e para as feiras. O próximo passo será a conclusão de licitação e entrega de caminhões para outros grupos de agricultores e agricultoras familiares”, concluiu Patrícia.

A reunião do Conselho do Projeto Cinturão Verde é mensal e é realizada toda última sexta-feira do mês. O projeto atua no entorno da capital, União, José de Freitas, Altos, Pau D’Arco, Demerval Lobão, Lagoa do Piauí, Monsenhor Gil, Curralinhos, Palmeiras, Nazária e Teresina.

Fonte: Ascom
Mais sobre: