• elshallon
  • Unimed
  • assinatura jornal

Notícias Roda Viva

24 de novembro de 2017

A corda só quebra para o lado mais fraco

A corda só quebra para o lado mais fraco

A corda só quebra para o lado mais fraco

Ao que tudo indica, só seis vereadores vão pagar o preço pela “trama covarde urdida na calada da noite”, como interpreta Firmino Filho (PSDB) o episódio que antecipou a eleição na Câmara e reelegeu Jeová Alencar. De todos os que supostamente se envolveram na questão, Themistocles Filho (PMDB) continua muito bem obrigado na presidência da Alepi e lá vai continuar até o fim do ano que vem. Jeová já se reuniu com o prefeito e fizeram as pazes. O governador Wellington Dias (PT) também não pode sofrer sanções do prefeito. No máximo uma indisposição do tucano contra ele. A conta ficou mesmo para os vereadores até então aliados do prefeito e que até agora não foram chamados (oficialmente) pelo Palácio da Cidade para conversar. Entre os 16 vereadores que acompanharam Alencar, Dudu, Cida e Deolindo já eram oposição. Caio Bucar e Zé Nito eram quase e na prática não perdem muito com a briga. No decorrer da semana, Firmino chamou Teresa Britto (PV), Gustavo Gaioso (PTC), Enzo Samuel (PC do B), ítalo Barros (PSC) e Venâncio (PP) para a base e lá, apararam as arestas. Pela movimentação pública até agora, estão sendo mandados para oposição Luís André (PSL), Fábio Dourado (PEN), Gustavo Carvalho (PEN), Joaquim do Arroz (PRP), Dr. Lázaro (PPS) e Major Paulo Roberto (PSD).   

O governador Wellington Dias e o secretário de Estado dos Transportes, Guilhermano Pires, realizam visita, nesta sexta-feira (24), à fábrica Bom Sinal, localizada na cidade de Barbalha, região metropolitana do Cariri, no estado do Ceará. A empresa está fabricando os Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs) que vão substituir os atuais trens do Metrô de Teresina.

Investimento no Samu

A Prefeitura de Teresina entrega amanhã (24), às 8h, cinco novas ambulâncias para o Serviço Móvel de Urgência (SAMU). São veículos doados pelo Ministério da Saúde que vão renovar a frota do serviço. Os veículos doados pelo Ministério da Saúde são furgões da marca Mercedes-Benz, modelo 415 Sprinter, cor branca, ano 2017/2018, adaptados para ambulância. O valor unitário de cada veículo é de R$ 176.286,00. O valor total é R$ 881.430,00.

Conscientização no trânsito 

Os setores de segurança do trabalho e frota da Águas de Teresina, realizaram, na manhã desta quinta-feira (23), uma palestra sobre educação no trânsito para os colaboradores da empresa. O evento contou com a parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e ocorreu no pátio da Estação de Tratamento de Esgoto Pirajá (ETE). Mais de 170 funcionários participaram da atividade.

TAC para regulamentar feira livre

A 1ª Promotoria de Justiça de Picos e a Prefeitura do Município celebraram um termo de ajustamento de conduta, cujo objeto é a regularização da feira livre da cidade. A Promotora de Justiça Romana Leite Vieira apresentou proposta de acordo, a fim de promover a adequação da situação dos feirantes, que reivindicaram a utilização de uma parte da rua, no centro da cidade, para instalação de barracas. O TAC foi assinado pelo prefeito de Picos, José Walmir de Lima,

Homenagem

Nesta sexta-feira (24) no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) é dia de celebrar os milhares de piauienses que são doadores voluntários de sangue. Para isso, o Hemocentro vai homenagear doadores com mais de 40 doações e que tenham doado sangue em 2017, parceiros de campanhas de coleta externa e interna e ainda pessoas que comemoraram o aniversário no Banco de Sangue ao longo desse ano. A programação inicia às 8h no Auditório do Hemopi com celebração ecumênica, apresentações artísticas, entrega dos certificados e o corte do bolo pelos doadores.


A forma de ingresso no quadro da Polícia Militar do Piauí foi tema de audiência pública na Câmara Municipal de Teresina (CMT). Para o vereador Dudu (PT), as liminares concedidas a candidatos reprovados em alguma das etapas do certame precisa ser revista para garantir a segurança no Estado. “Os homens de bem, os homens públicos, devem tomar uma providência sobre essas liminares, pois é uma questão que afeta a população e reputação da nossa valorosa Polícia Militar. Acredito que os juízes não agem de má fé ao tomar essas decisões, mas é preciso respeitar o parecer técnico dos profissionais que comprovam a capacidade ou não dos candidatos”, afirmou Dudu.

23 de novembro de 2017

Governador se reúne com prefeito sem falar o motivo da conversa

Governador se reúne com prefeito sem falar o motivo da conversa

Governador se reúne com prefeito sem falar o motivo da conversa

O governador Wellington Dias (PT) é reconhecido historicamente por atender bem a imprensa e sempre gosta de conceder entrevistas, até porque sempre se sai muito bem nas respostas, mas ontem (22), ao ir ao Palácio da Cidade, entrou e saiu pela porta dos fundos sem conversar com os jornalistas. Na agenda oficial, o tema era os investimentos na área do saneamento básico em Teresina. Mas se era sobre saneamento, por que não falou com a imprensa? O secretário de Comunicação da Prefeitura de Teresina, Fernando Said, confirmou que após a conversa com a presença dos secretários, Wellington Dias (PT) e Firmino Filho (PSDB) tiveram uma conversa a sós. O tema certamente foi político. O secretário de Governo, Charles Silveira, disse que da reunião saia surdo e mudo. A presença do secretário Rafael Fonteles, chefe da Fazenda estadual também aponta que o governador foi tratar de assuntos financeiros.

O governador Wellington Dias, o secretário da Administração, Franzé Silva e a superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura, participaram, na terça-feira (21), em São Paulo,  do PPP Awards & Conference. O evento premiou a Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), que foi eleita a melhor unidade de PPP do Norte-Nordeste e a segunda melhor do Brasil em 2017. 

Aliança mantida

"Esse projeto de Piauí que está dando certo", esta é a opinião da vice-governadora Margarete Coelho sobre a aliança entre o PP, seu partido, e o PT. Ela considera que a "dobradinha" entre Ciro Nogueira, no Congresso, e Wellington Dias, no Palácio de Karnak, tem sido essencial para que o Piauí enfrente a crise econômica com menos turbulências.

Em em 2018?

Margarete acredita que a coalizão entre os dois partidos será mantida nas eleições de 2018, mas ressalta que em política tudo é possível. "Eu não tenho um projeto político pessoal, mas estou à disposição para integrar um projeto político para o desenvolvimento Piauí", afirmou a vice-governadora, ao ser questionada sobre uma possível candidatura própria do PP ao Governo do Estado. Ela também elogiou o prefeito Firmino Filho (PSDB), destacando que ele "ainda tem muito a oferecer ao estado".

Justiça seja feita

Após a coluna afirmar ontem (22) que Evaldo Gomes (PTC) começou a fazer companhia ao deputado João de Deus (PT) na defesa das medidas do governo do Estado, fomos informados que Aluísio Martins e Cícero Magalhães agora também estão fazendo coro defendendo o governo. 

Novo equipamento publico

A população idosa que mora no entorno do Vale do Gavião, zona leste de Teresina, passará a ter um espaço qualificado para a prática de atividades sociais e de lazer. A Prefeitura de Teresina finalizou a construção do Centro de Convivência do Idoso localizada no Vale do Gavião, zona leste da cidade. Segundo a equipe da Superintendência de Desenvolvimento Urbano da região (SDU Leste), o espaço tem uma área total de 910 metros quadrados e conta com planejamento e mobilidade adequados para o uso total de suas dependências.

Vestibular DeVry | Facid

Acontecem no próximo domingo, 26, as provas do vestibular da DeVry | Facid. Os candidatos devem ficar atentos com o horário: abertura dos portões às 8h e fechamento às 9h. Reconhecida pela qualidade de ensino internacional, a Faculdade tem um dos mais concorridos vestibulares da região. Sao 3.495 vagas oferecidas para o primeiro período de 2018.

Suporte ao Aluno

Benefícios internacionais, curso de inglês gratuito e bolsas de estudo são algumas das vantagens de quem é aluno DeVry | Facid. Some-se a isso, o suporte integral ao aluno, inclusive em atividades extra-faculdade, como apoio durante as provas da primeira fase da OAB. 

Black Friday antecipado

A partir das 7 horas desta quinta-feira (23), os teresinenses já podem aproveitar as promoções do Extra, marca pioneira na realização da Black Friday em lojas físicas no Brasil. Como já se tornou tradição, a loja de hipermercado praticará os preços das ofertas especiais até a meia noite de sexta para sábado. Todas as categorias contarão com promoções, como eletroeletrônicos, whiskies, vodcas, cervejas, pneus e outros. Uma ótima oportunidade para garantir os presentes de Natal!

Roda Gestar

O Parque Lagoas do Norte recebe, no próximo sábado (25), mais uma edição da Roda Gestar: para casais grávidos e tentante. O encontro, organizado pelo círculo Soul Mulher, acontece às 19h na sede administrativa do Parque. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até sexta-feira (24). As vagas são limitadas.

22 de novembro de 2017

Reação de Themistocles é ponto fora da curva na história do parlamentar

Reação de Themistocles é ponto fora da curva na história do parlamentar

Reação de Themistocles é ponto fora da curva na história do parlamentar

A reação de Themistocles Filho (PMDB) contra as palavras de Firmino Filho (PSDB) são um ponto fora da curva na história política do parlamentar, conhecido por ser irônico, mas sempre muito calmo, tranquilo e concentrado. Pela forma como reagiu, deixou transparecer que as palavras estavam engasgadas há meses. Ele foi buscar na história elementos para afirmar que Firmino é traidor e fez questão de tornar público que antes das eleições de 2016, o prefeito queria que o PMDB abrisse mão da vaga de vice e que o prefeito não confia no partido. O deputado não aceitou a interpretação do Palácio da Cidade que o transformou em principal articulador da reeleição de Jeová na Câmara, o que na prática tornaria o parlamento municipal uma extensão da Alepi, que ele governa há tantos anos. 

O prefeito Firmino Filho se reuniu com representantes de categorias empresarial e de consumidores de energia elétrica da capital. A ideia foi discutir alternativas em relação à cobrança da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip), ouvindo as reivindicações e propostas formuladas tanto pela equipe do executivo municipal quanto pelo Conselho de Contribuintes. O prefeito explicou que, ainda no ano passado, a Câmara Municipal aprovou alterações no Código Tributário em que se colocava a cobrança da Cosip em 12% do consumo dos clientes, seja eles da categoria residencial ou empresarial.

Olhar atento

A celeuma em relação a eleição na Câmara Municipal de Teresina contribuiu significativamente para aliviar a pressão da imprensa na pauta de votações da Assembleia Legislativa do Piauí. Ontem (21), os deputados aprovaram que o governo do Estado pode contratar empréstimos com instituições financeiras privadas e pagar diretamente a empresas terceirizadas subcontratadas, ou seja, que não são aquelas que efetivamente venceram a licitação. 

Companhia

O deputado Evaldo Gomes (PTC) agora faz companhia para João de Deus (PT) na Assembleia. Ambos são os únicos que defendem o governo de Wellington Dias (PT) das críticas da oposição. 

Acirrada I

As eleições para deputado estadual ano que vem serão bem acirradas. Mas não terá muitos candidatos com expressivas votações, e sim, dezenas de candidatos no mesmo nível de densidade política, na casa entre 20 a 25 mil votos.

Acirrada II

Na disputa pelas vagas de deputado federal no Piauí, também são mais de 15 nomes que já trabalham com chances de alcançarem uma das dez vagas.

Vocabulário agressivo

A tirar pelas palavras ditas por Firmino Filho (PSDB) e Themistocles Filho (PMDB) nas discussões sobre a eleição na Câmara Municipal de Teresina, é provável que se eles chegarem nas eleições de 2018 com a mesma disposição destes dias, o nível do vocabulário nas discussões não sejam tão alto.  “Trama”, “covarde”, “traidor”, ditador”, dentre outras, foram as palavras utilizadas pelos dois.

Selo Ouro para o TRT

No ano em que comemora seu Jubileu de Prata - 25 anos de instalação -, a Justiça do Trabalho do Piauí conquistou o “Selo Ouro", do Conselho Nacional de Justiça. A conquista do Selo Ouro, pelo segundo ano consecutivo, foi anunciada em solenidade na segunda-feira (20) durante o XI Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em Brasília, quando foi divulgado o relatório anual Justiça em Números.

Bem mandado

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Jorge Picciani, é obediente. Basta sua prisão ser decretada pela Justiça que em poucas horas ele se apresenta na sede da Polícia Federal. Ontem (21), pela segunda vez nos últimos dias, ele se entregou rapidamente a Polícia Federal.

Não ria!

Os partidos debocham da cara do brasileiro. Só isso para explicar o fato do PMDB ousar colocar o senador Romero Jucá para no programa partidário na TV, dizer que o Brasil está se recuperando, que as coisas estão no caminho certo e que tudo vai bem. 

Os alunos piauienses que foram a Brasília disputar as modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude etapa de 15 a 17 anos retornaram ao Estado nesta semana com 10 medalhas, sendo três de ouro, quatro de prata e três de bronze. As medalhas de ouro foram conquistadas no atletismo, por Letícia Lima nos 200m e 400m rasos e Luís Fábio no arremesso de peso. 

21 de novembro de 2017

Firmino Filho vai lutar por candidatura

Firmino Filho vai lutar por candidatura

Firmino Filho vai lutar por candidatura

Em sua primeira fala após a polêmica envolvendo a eleição da Câmara Municipal, o prefeito Firmino Filho (PSDB) deixa transparecer que vai se esforçar pra ser candidato a governador. E quem pensa que a Prefeitura pode ficar nas mãos do PMDB se engana, o Palácio da Cidade pode tentar atrair o apoio do vice Luiz Júnior. O apoio irrestrito do PP de Ciro Nogueira não está tão distante. O discurso de Firmino Filho ontem (20) foi no sentido de procurar viabilizar uma candidatura. Uma forma de mensurar o real desejo de Firmino ser candidato pode ser feita nos próximos dias. Se realmente quer ser candidato, Firmino precisará se reunir com lideranças do interior e visitar as principais cidades.  Ele deixou claro que não vai entrar em rota de colisão com os vereadores da Câmara, com exceção do PMDB, por motivos óbvios. 


O ex-senador João Vicente Claudino fez uma visita de cortesia ao ex-governador e presidente da Federação das Indústrias do Piauí – FIEPI, Zé Filho, ontem (20), eles discutiram sobre a situação administrativa do Piauí e o desenvolvimento do Estado.  Entre os assuntos, o destaque para a palestra do ministro do trabalho Ronaldo Nogueira, sobre a Reforma Trabalhista que será realizada na FIEPI, no dia 07 de dezembro, ás 17hs. Além da palestra o ministro que é filiado ao PTB do Rio Grande do Sul, cumpre agenda partidária em Teresina, onde participa das filiações do PTB. 

Charles, o pacificador

O Palácio da Cidade não abriu fogo contra Jeová Alencar. O secretário de governo, Charles Silveira, diz que o presidente da Câmara tem a confiança do prefeito Firmino Filho. Disse ainda que a maioria dos vereadores da capital querem o bem da cidade e vão continuar votando em prol dos projetos que beneficiam a cidade. A fala foi mansa demais para quem é acusado de ser o responsável pela crise de relacionamento entre os vereadores e o prefeito. É esperar pra ver qual é a estratégia.

Nome cogitado

Com a exoneração do delegado James Guerra da Fundação Wall Ferraz, anunciada nesta segunda-feira pelo prefeito Firmino Filho, o nome do ex-vereador Antonio Aguiar surge como provável sucessor no comando da pasta, que oferece cursos de capacitação e qualificação profissional a jovens e adultos, contribuindo para a inclusão social por meio da geração de emprego e renda. Antonio Aguiar já presidiu o órgão entre 2010 e 2012, período em que a fundação experimentou uma expressiva evolução no número de projetos e programas desenvolvidos na capital.

Relações Públicas

Estão abertas as inscrições para o IX Fórum de Relações Públicas. O evento acontecerá na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) nos dias 14 e 15 de dezembro. O tema dessa edição será “Prazer, eu sou Relações Públicas” e discutirá com o público as novidades, desafios e oportunidades abertas para a atuação na área de RP. O evento contará com a presença das jornalistas Ana Flávia Soares (HUT), Mayara Bastos (Ícone Comunicação) e Magda Cruciol (Emprapa). Participarão também Fabrício Loiola (ex-PRF), o jornalista Jessé Barbosa (ComRadio) e o Prof. Mestre Pablo Monteiro, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

Economia

Assaí Atacadista, uma das maiores redes de atacado de autosserviço do País, inaugura, no dia 23 de novembro, sua primeira unidade em Teresina. Localizada na zona sudeste da capital, a loja faz parte do GPA, empresa que detém também lojas das marcas Extra e Pão de Açúcar.O empreendimento atenderá pequenos e médios comerciantes, transformadores (donos de lanchonetes, restaurantes, pizzarias), além dos consumidores finais, atraídos pelo preço baixo e economia característicos do setor.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí foram premiados, nesta segunda-feira (20), no XI Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Brasília, com o Selo Justiça em Números, nas categorias ouro e prata, respectivamente, pelo Conselho Nacional de Justiça. O Selo homenageia os tribunais que se destacaram por sua excelência em gestão da informação e da qualidade da prestação jurisdicional.

20 de novembro de 2017

Retaliação a performance de pré-candidato

Retaliação a performance de pré-candidato

Retaliação a performance de pré-candidato

Na semana passada escreveu-se aqui nesta coluna que Firmino Filho (PSDB) vinha tendo performance de pré-candidato em eventos públicos. Ao que tudo indica, não foi apenas esta coluna que percebeu isso. Aliados de Wellington Dias (PT) e interessados em sua reeleição também perceberam. Nos bastidores do Palácio da Cidade, há clareza na análise de que veio de um aliado do Karnak as orientações para antecipar a eleição de presidente da Câmara e esforço concentrado dos aliados de Wellington para reeleger Jeová Alencar. O final de semana foi de intensa movimentação na casa do prefeito Firmino Filho (PSDB) e agora o que todos querem saber como ele deve se comportar a partir de hoje: ele vai entrar em confronto com os rebeldes ou preferir o diálogo e a cautela. A postura que Firmino terá é essencial para entender o que ele deve fazer ano que vem. Caso não saía candidato a governador, ele ganhou um bom motivo político para oxigenar o grupo de oposição estadual.

O deputado federal Heráclito Fortes (PSB) se reuniu ontem (19) mais uma vez em almoço com o presidente da Câmara (DEM), Rodrigo Maia na Residência Oficial do presidente. Michel Temer (PMDB) chegou no início da tarde ao local. No cardápio, muita comida piauiense que Heráclito sempre faz questão de promover em Brasília. No que diz respeito a reforma ministerial, provavelmente as indicações de João Henrique para um ministério e de um aliado de Ciro Nogueira para outro também estavam no cardápio. 

Expulsão sumária

O senador Romário decidiu expulsar do Podemos, dois deputados estaduais do Rio de Janeiro que votaram para livrar Jorge Picciani da cadeia. Picciani é o presidente da Assembleia Legislativa do Rio e é acusado de cometer vários atos de corrupção. O PSOL também expulsou o deputado estadual da sigla que voto a favor de Picciani.

Agenda na Câmara Federal

O Plenário da Câmara dos Deputados poderá analisar, a partir de terça-feira (21), projetos sobre segurança pública e medidas provisórias que mudam regras do setor de mineração e projetos na área da segurança pública. Um dos pontos mais polêmicos é o projeto que acaba com o auto de resistência para obrigar investigação de todas as mortes em confrontos com policiais.

Agenda na Alepi

Na Assembleia Legislativa do Piauí, a pauta principal desta semana envolve a aprovação das alterações na legislação sobre empréstimo, para viabilizar pedidos de operações de crédito do governo do Estado junto a instituições financeiras privadas. A oposição promete polemizar ao máximo, mas o governo conseguiu aprovar o regime de urgência para apreciação da matéria.

Crescimento na saúde suplementar

O número de pessoas com planos de saúde no Brasil cresceu em outubro, atingindo 47.399.495 de usuários. Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), houve aumento de 84,09 mil beneficiários em relação a setembro.  Os dados mostram que os planos odontológicos também aumentaram em outubro, um acréscimo de 129,06 usuários em relação ao mês anterior, chegando a mais de 22,9 milhões de clientes.

Inaguração

O governador Wellignton Dias e a secretaria de Estado da Educação, Rejane Dias, inauguram, nesta segunda-feira (20), obras em escolas da região de Picos. Os municípios contemplados são Picos, Sussuapara e Aroeiras do Itaim. Ás 8h, os gestores visitam a Escola Normal de Picos e entregam a climatização. Na mesma cidade darão por entregue a climatização do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Marcos Parente. Ás 14h35, o governador inaugura a ampliação da Unidade Escolar São José, em Aroeiras do Itaim. O valor total do investimento, entre ampliação e equipamentos, é de 735 mil reais.

O senador Elmano Férrer (PMDB-PI) esteve na última sexta-feira (17) em Bom Jesus, no Sul do Piauí, para entregar dois veículos que serão usados na assistência à saúde. Na oportunidade, o parlamentar ainda visitou a obra da Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, que está sendo construída com recursos de suas emendas parlamentares.

18 de novembro de 2017

Busca por mais espaço mira na eleição para deputado federal

Busca por mais espaço mira na eleição para deputado federal

Busca por mais espaço mira na eleição para deputado federal

O senador Ciro Nogueira (PP) não dorme no ponto e corre a passos largos para aumentar ainda mais sua influência no governo federal. Com o desembarque do PSDB dos braços de Temer, o PP quer agora o Ministério das Cidades, responsável pelos principais investimentos em obras de mobilidade, saneamento, praças, entre outras. O aumento do poder de Ciro Nogueira reflete diretamente nas eleições de 2018 no Piauí. Se ele é hoje peça fundamental para a busca de Wellington Dias (PT) à reeleição, com mais influência nas mãos ele também pode desempenhar papel fundamental nas eleições para deputados estadual e federal. E mais, com mais estrutura o PP busca priorizar a eleição de uma bancada federal maior, o que consequentemente vai fazer o presidente eleito em 2018 ir atrás do apoio do PP no Congresso. O partido que não tem ficado de fora dos últimos governos e tem sido cada vez mais essencial para quem quer governar. 

O vice-prefeito Luis Júnior (PMDB) se reuniu ontem (17) com o secretário de Comunicação da Prefeitura de Teresina, Fernando Said. Após o episódio de revolta na Câmara Municipal, onde o PMDB é apontado como importante articulador na vitória de Jeová Alencar contra o prefeito Firmino Filho, o vice-prefeito busca manter relação de confiança com o Palácio da Cidade. Não é interessante para Luís Junior, na condição de vice, ser visto com desconfiança pelo prefeito Firmino e seus assessores.

Concurso público

O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí vai selecionar, neste domingo (19), por intermédio do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), 110 novos integrantes para a corporação. A maior concorrência foi registrada para candidatas do sexo feminino, com 104.8 por uma vaga, enquanto que a concorrência masculina registrou uma procura de 40.5 por vaga. Ao todo, foram 5.100 candidatos inscritos no certame. A prova escrita será aplicada das 8h30 às 13h30.

Fim de aulas aos sábados entre em discussão

A 45ª Promotoria de Justiça de Teresina, especializada na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, promoveu audiência com o intuito de apurar a existência de situação de risco para a saúde mental dos estudantes matriculados em escolas particulares da capital piauiense. Por meio de uma petição online, dirigida aos diretores dos estabelecimentos de ensino, representantes da sociedade civil pleiteiam o fim das aulas aos sábados.

Sem trabalho adequado

A taxa de subutilização da força de trabalho no país ficou praticamente estável no terceiro trimestre do ano, fechando em 23,9% do mercado de trabalho – crescimento de apenas 0,1 ponto percentual frente aos 29,8% relativos ao segundo trimestre. Os números, no entanto, significam que ainda representa 26,8 milhões de pessoas sem trabalho adequado no país. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados ontem (17), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Combate a violência contra mulher

A secretaria de mulheres do PT no Piauí promove na segunda-feira, dia 20, o lançamento no Piauí da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, uma mobilização anual, praticada simultaneamente e mundialmente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. O evento acontecerá na sede do PT, às 18h, e será mediado pela secretária das Mulheres do PT, Zenaide Lustosa, com debate de Marinalva Santana, do grupo Matizes, e de Aldaci Regina, coordenadora Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM-PI).

Parto humanizado

O Hospital do Buenos Aires possui um Centro de Parto Normal com equipe multiprofissional composta por anestesistas, pediatras, corpo de enfermagem, assistentes, além da equipe de apoio. Todos ficam à disposição para intervir somente se necessário. O Centro foi inaugurado em setembro de 2016. Em um ano e dois meses em funcionamento, o centro internou 2.046 mulheres, destas 1.321 tiveram seus filhos de parto natural e humanizado, o que equivale a 64% do total. 

Semana Global

A terceira edição da Semana Global de Empreendedorismo (SGE) de Teresina encerra neste sábado (18). O evento acontece no Uninovafapi e conta com palestras, talkshows e workshops voltados para o empreendedorismo. A SGE é uma realização Rede Global de Empreendedorismo e Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec).

O senador Elmano Férrer (PMDB-PI) esteve ontem (17) em Bom Jesus, no Sul do Piauí, para entregar dois veículos que serão usados na assistência à saúde. Na oportunidade, o parlamentar ainda visitou a obra da Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, que está sendo construída com recursos de suas emendas parlamentares. 

17 de novembro de 2017

Apesar de ajustes, prefeito deve buscar diálogo ao invés de confronto

Apesar de ajustes, prefeito deve buscar diálogo ao invés de confronto

Apesar de ajustes, prefeito deve buscar diálogo ao invés de confronto

A derrota do prefeito Firmino Filho (PSDB) na Câmara Municipal de Teresina foi significativa. Agora, o caminho natural para ele é promover ajustes em sua equipe para reformular a base aliada. No entanto, o prefeito deve buscar o diálogo com os parlamentares e acalmar os ânimos. Um confronto direito pode causar ainda mais transtornos ao gestor, afinal de contas, o presidente da Câmara tem autonomia para decidir a pauta de votações. Num cenário mais radical, 10 vereadores são suficientes para abrirem uma Comissão Parlamentar de Inquérito e fazer barulho em cima de algum tema que pode causar desconforto ao Palácio da Cidade. Por este motivo, para ter uma gestão tranquila o prefeito deve avaliar o cenário com serenidade e continuar contando com apoio da ampla maioria da base aliada. 

A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) entregou, na manhã desta quinta-feira (16), uma nova viatura e materiais de segurança operacional para agentes penitenciários da Colônia Agrícola Penal Major César Oliveira. Entre os materiais entregues estão pistolas calibre .40, coletes balísticos e munições, que farão parte do aparato de segurança na unidade penal, servindo de suporte técnico para ações de táticas adotadas na Major César. 

Lembrança I

Há alguns dias, o vereador Dudu (PT) se reuniu com o deputado Themistocles Filho (PMDB) e afirmou que defende o nome do presidente da Alepi para vice na chapa de Wellington Dias para governador do Estado. E por falar em Dudu, foi ele quem apresentou requerimento para antecipar a eleição para Mesa Diretora da Câmara de Vereadores.

Lembrança II

Em 2010, Silvio Mendes deixou a Prefeitura de Teresina para sair candidato a governador do Piauí. Na hora que o vice Elmano Ferrer sentou na cadeira apoiou outro candidato para o governo. Em 2018, a história pode se repetir caso Firmino Filho (PSDB) deixe a Prefeitura para concorrer o Palácio de Karnak. É que o vice-prefeito Luís Júnior é do PMDB e aliado de primeira hora de Themistocles Filho, provável vice de Wellington ano que vem. Caso assuma o mandato de prefeito, Luís Júnior certamente apoiará Wellington, por causa de Themistocles.

Audiência

A Assembleia Legislativa realizará audiência pública no próximo dia 23, às 9 horas, para debater a suspensão de aulas aos sábados nos estabelecimentos de ensino no Piauí, atendendo requerimento apresentado pelo deputado Francis Lopes (PRP).  A audiência pública será realizada pela Comissão de Saúde, Educação e Cultura no plenarinho da Assembleia.

Apresentação

O prefeito Firmino Filho ministrou ontem, em Barcelona, durante o Smart City Expo & World Congress, o painel com o tema "Cidades se adaptando a climas mais extremos”. Na sua apresentação, o chefe do executivo municipal explanou sobre o Programa Lagoas do Norte, o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) e o Projeto de Revitalização do Centro.

Apoio ao esporte

O ex-governador e Presidente da Federação das Indústrias do Piauí (FIEPI), Zé Filho, recebeu ontem (16) dirigentes do Parnahyba Sport Club para uma reunião. O presidente do clube, Batista Filho, esteve presente e apresentou o projeto para o time na temporada de 2018, citou ainda que já iniciou as contratações para a próxima temporada visando principalmente a Copa do Brasil e o Campeonato Piauiense, este que já inicia no dia 20 de janeiro.

Agricultura Urbana

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 906/15, do deputado Padre João (PT-MG), que cria a Política Nacional de Agricultura Urbana e estabelece ações que devem ser empreendidas pelo governo federal, em articulação com estados e municípios.

16 de novembro de 2017

Jeová Alencar e Firmino Filho externam queda de braço pela disputa da Câmara

Jeová Alencar e Firmino Filho externam queda de braço pela disputa da Câmara

Jeová Alencar e Firmino Filho externam queda de braço pela disputa da Câmara

O clima fechou na Câmara Municipal de Teresina. E nesta quinta-feira (16), que tinha tudo para ser comum, será possível identificar quem vence a queda de braço: se o atual presidente da Casa, Jeová Alencar ou o prefeito Firmino Filho.  De Barcelona, segundo informações de bastidores, desde quando foi surpreendido com a notícia da antecipação das eleições, Firmino disparou ligações e mensagens para informar que os vereadores que comparecerem a audiência, serão considerados seus opositores. Por outro lado, os parlamentares que não comparecem, devem amargar mais de um ano na oposição ao presidente da Câmara, Jeová Alencar. Ser oposicionista, leia-se, é ficar sem indicações para cargos comissionados, ser desprestigiado nas decisões importantes, não ter emendas liberadas para execução de obras, entre outras questões que minam o mandato de um vereador. Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (16), a resposta chegará. E a vitória também, mas só para um dos lados.

O deputado Marden Menezes (PSDB) apresentou recurso contra a apreciação do Projeto de Lei nº 84/17 feita pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. A matéria, que estabelece a presença do educador físico devidamente habilitado nas escolas piauienses, foi arquivada com o argumento de que seria inconstitucional.  Segundo o parlamentar, como autor do projeto, ele deveria ter sido avisado da votação do projeto na Comissão e também do voto em separado do deputado Aluísio Martins (PT), que foi contra o projeto.

Cepro divulga Pib hoje (16)

A Fundação Cepro divulga, nesta quinta-feira (16), às 9h, no auditório da Seplan, o Produto Interno Bruto (PIB) estadual 2015. O PIB é uma medida do valor dos bens e serviços produzidos na agropecuária, indústria e serviços. O documento mostra a avaliação da atividade econômica e o nível de riqueza do estado e também retrata o PIB per capita do Piauí.

Batalhão na zona sul

O Comando da Polícia Militar do Piauí (PM-PI) inaugurou, nessa quarta-feira (15), as instalações do 17º Batalhão Policial Militar. O Batalhão fica localizado no Conjunto Porto Alegre, zona sul de Teresina. A solenidade contou com a presença do governador Wellington Dias. O major da Polícia Militar, Iran Moura, atualmente lotado no Comando da Companhia de Policiamento Independente de Trânsito (Ciptran), assumiu o comando do batalhão. O 17º Batalhão foi criado a partir do projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa em abril de 2016, pelo Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Carlos Augusto.

Empreendedorismo

A terceira edição da Semana Global de Empreendedorismo (SGE) de Teresina inicia nesta quinta-feira (16) e segue até sábado (18) no Centro Universitário UNINOVAFAPI. O evento é uma realização da Rede Global de Empreendedorismo e Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec). Palestras e workshops voltados para o empreendedorismo serão oferecidos com o intuito de capacitar e inspirar os participantes a empreender. Nesta quinta-feira (16), a programação inicia a partir das 14h, com palestras sobre atendimento ao cliente com Yolanda Amorim; revolução do modelo de trabalho com escritórios, com Juliano de Almeida Dornelas; e marketing, com Stênio Guimarães.

Penitenciária de Campo Maior

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), inaugurou, no início dessa semana, a Penitenciária Regional José de Arimateia Barbosa Leite, no município de Campo Maior. O novo presídio amplia mais 160 vagas no sistema prisional e é a segunda unidade penal inaugurada pelo Estado em dois anos. Em 2015, a Casa de Detenção de Altos foi aberta, com 156 vagas. Durante a solenidade de inauguração, o governador Wellington Dias anunciou que o curso de formação dos novos agentes penitenciários do Estado terá início no dia 3 de janeiro do próximo ano.

Medida Provisória

O presidente da República, Michel Temer, editou na noite desta nesta terça-feira (14), a Medida Provisória 808/2017, que modifica pontos da reforma trabalhista que entrou em vigor no último dia 11.  De acordo com matéria publicada pelo Palácio do Planalto, a MP altera as regras relacionadas a gestantes, a trabalhadores autônomos, ao trabalho intermitente, à jornada de 12 horas com 36 horas de descanso e aos danos morais.

Vitória da categoria

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou projeto do deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG) que permite aos bombeiros militares do Distrito Federal exercerem outras atividades remuneradas fora do horário de serviço (PL 1647/15).

Autoridades estaduais e municipais, líderes comunitários, representantes de instituições ligadas ao esporte e vereadores participaram de audiência pública na manhã de terça-feira (14) para tratar sobre a situação dos estádios e campos de futebol localizados na zona urbana e rural de Teresina, bem como políticas de incentivos e parcerias para melhorar o esporte profissional e amador. Um dos propositores da audiência pública, o vereador R. Silva (PP) explica que o encontro buscou discutir a estrutura dos estádios e campos de futebol com gestores municipais e estaduais. 

15 de novembro de 2017

Base aliada e oposição se juntam e surpreendem Firmino Filho na Câmara

Base aliada e oposição se juntam e surpreendem Firmino Filho na Câmara

Base aliada e oposição se juntam e surpreendem Firmino Filho na Câmara 

O prefeito Firmino Filho (PSDB) cumpre agenda em Barcelona, na Espanha, e nem sonhava que no mesmo momento sua base aliada se juntava a oposição para surpreendê-lo na Câmara Municipal de Teresina. De uma hora para outra, os vereadores planejaram antecipação inédita da eleição para presidente da Casa e a medida surpreendeu a líder do prefeito, Graça Amorim, que orientou a bancada a votar contra o projeto. Mesmo com a orientação da líder, apenas três vereadores votaram contra a proposta. Nos bastidores, comenta-se que o presidente Jeová Alencar percebeu movimentação do Palácio da Cidade para eleger Evandro Hidd presidente da Casa, na eleição que deveria ocorrer apenas no ano que vem. Em estratégia de defesa, aliados de Jeová anteciparam a eleição que deve reconduzi-lo, sem dar tempo para o Palácio da Cidade se movimentar, principalmente com Firmino a milhares de quilômetros de distância. Agora, é esperar qual a reação do prefeito Firmino Filho.

O governador Wellington Dias (PT) participou ontem (14) em Recife, da solenidade de entrega do Título de Cidadão Pernambucano ao empresário João Claudino Fernandes. Na ocasião, ele se encontrou com o ex-senador João Vicente Claudino, filho do homenageado. O governador foi acompanhado dos petebistas Nerinho, secretário de Desenvolvimento Econômico e Janaína Marques, secretária de Infraestrutura. Nerinho e Janaína torcem para Wellington e João Vicente saírem coligados nas eleições do ano que vem.

Revanche

Nos bastidores, comenta-se também possível insatisfação de alguns parlamentares com o fato do prefeito Firmino Filho (PSDB) planejar lançar a esposa, Luci Silveira, como candidata a deputada estadual ano que vem. É que alguns vereadores de Teresina sonhavam em ser candidatos e ter uma ajuda do Palácio da Cidade. Agora, todos sabem que as forças de Firmino estarão centradas em eleger a esposa. 

Líder a prova

A estratégia dos vereadores aliados de Jeová Alencar também coloca em xeque a liderança de Graça Amorim. Não foi a primeira vez que ela foi surpreendida com comportamento estranho da base aliada. Já há algum tempo, um grupo de parlamentares, principalmente os de primeiro mandato, de vem em quando desobedecem as orientações da vereadora. Graça Amorim também foi deixada de fora quando neste ano, os vereadores resolveram aprovar a possibilidade de reeleição para presidente da Casa.

Traição

O ex-vereador Tiago Vasconcelos analisa como uma traição, uma facada nas costas, o fato de ter perdido a presidência regional do PSC sem ao menos ter sido avisado. Ao atender ligação da reportagem de O DIA, questionando se tinha fundamento a informação de que ele estava saindo da presidência, a resposta foi categórica: “se fui, estou sabendo agora por você! Se isso realmente aconteceu, foi feito às escuras. Uma facada nas costas”.

Avaliação Educacional 

O esforço da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para melhorar os indicadores em educação tem sido contínuo. Por isso, nesta terça-feira (14), a Seduc realizou, na Escola Fazendária, o encontro de tutores do Pacto pela Aprendizagem das Gerências Regionais de Educação (GREs). A pauta principal do encontro é a mobilização das escolas para a 7ª edição do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi), que será aplicado no dia 29 de novembro, em todas as escolas da rede estadual.

Acordos

Ontem (14), prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais assinaram o termo de acordo de divisão territorial em áreas de conflitos em algumas áreas na reunião da Comissão de Estudos Territoriais (CETE) sob a presidência do deputado Ismar Marques (PSB). 

O governador Wellington Dias e a vice-governadora Margarete Coelho prestigiaram a entrega do Título de Cidadania Teresinense à senadora Regina Sousa, nessa segunda-feira (13), na Câmara Municipal de Teresina. A honraria foi proposta pela vereadora Teresinha Medeiros e contou com a participação de diversas autoridades e populares.

11 de novembro de 2017

Novas leis trabalhistas entram em vigor neste sábado

Novas leis trabalhistas entram em vigor neste sábado

Novas leis trabalhistas entram em vigor neste sábado

As novas regras trabalhistas entram em vigor neste sábado, 11 de novembro. Ao todo, foram alterados mais de 100 artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e criadas mais duas modalidades de contratação: trabalho intermitente, por jornada ou hora de serviço, e o teletrabalho, à distância. Na prática, só daqui uns seis meses é possível avaliar com clareza quais as mudanças prejudicaram a vida dos trabalhadores e quais realmente contribuíram para geração de emprego e lucro. Mas é preciso que tudo ocorra sob o olhar atento do Ministério Público do Trabalho e da Justiça Trabalhista. Se o governo federal foi capaz de tomar medidas para dificultar a fiscalização do trabalho escravo, é provável que ele não tenha muito interesse em proteger trabalhadores.

Quem viu os discursos do prefeito de Teresina, Firmino Filho, na inauguração da Praça dos Orixás e na entrega das unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, não tem dúvidas: a desenvoltura é de quem quer ser candidato ano que vem. E se o grande problema for a estrutura dele no interior, registra-se aqui uma lembrança: o convite para ele se filiar ao PP já está formulado, partido este que possui cerca de 50 prefeitos no interior. A chama da desconfiança no Palácio de Karnak deve ser acendida.

Queda e Coice

Não bastasse a crise, o mercado concorrido, a justiça morosa e os desafios da profissão, os advogados piauienses tiveram uma péssima notícia: a OAB-PI poderá aumentar em 13% da anuidade para 2018. A classe já organiza uma petição pública on line para judicializar a discussão.

Agenda internacional

O prefeito Firmino Filho viaja na próxima semana para Barcelona, Espanha, onde participa do Smart City Expo & World Congress, referência entre os eventos de cidades inteligentes. O congresso reúne prefeitos, gestores públicos locais, regionais, nacionais e globais, formadores de opinião, instituições acadêmicas, centros de pesquisa, incubadoras, investidores e corporações, atores com poder de tomada de decisão que possam impulsionar a implementação de cidades inteligentes e empoderar seus cidadãos.

Produção rural

No sentido de promover uma troca de experiências com relação a implementação de novas tecnologias para o desenvolvimento do semiárido piauiense, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater), participou até ontem, em Petrolina(PE), da 7ª edição do Semiárido Show. Para o evento, o instituto levou mais de 40 técnicos e agricultores familiares do entorno da divisão do Piauí com o Pernambuco, da região de Paulistana e Território Vale do Itaim.

Combate as drogas

Com a temática “Adolescentes sem drogas, Futuros do Brasil”, teve início na quinta-feira (09) e terminou sexta (10), no auditório do TJ-PI, o VIII Fórum Social sobre Drogas do Estado do Piauí, uma realização da Fazenda da Paz. A solenidade de abertura, que teve como palestrante o Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, contou com a presença do governador Wellington Dias, do Secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania, Zé Santana, do Prefeito de Teresina, Firmino Filho, dentre outras autoridades.

Amigos da Leitura

A Águas de Timon lançou o projeto Amigos da Leitura. A iniciativa mobiliza colaboradores e clientes a fazerem doações de livros infantis, que podem ser entregues na Loja de Atendimento ou na Base Operacional da empresa, e posteriormente serão direcionados ao fomento de conhecimento e criatividade das crianças do Projeto Estação das Flores, do bairro São Francisco, em Timon.

Uma operação de fiscalização realizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), no povoado Morro Branco, zona rural do município de Regeneração, na região centro-norte do estado, resultou na destruição de seis fornos de carvão e na aplicação de multa de R$ 30 mil aos infratores. A ação contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental.

10 de novembro de 2017

2018 deve comprovar fim da polarização entre PT e PSDB

2018 deve comprovar fim da polarização entre PT e PSDB

2018 deve comprovar fim da polarização política nacional entre PT e PSDB

Ao que tudo indica, o ano de 2018 deve comprovar o fim da polarização política brasileira entre PT e PSDB. Os dois partidos que disputaram acirradamente à Presidência da República brasileira de 1994 até 2014, caminham cada vez mais para perderem o protagonismo eleitoral. No caso do PT, enquanto Lula gozar de grande popularidade, a sigla vai se manter num patamar de grande partido nacional. Caso Lula não seja candidato a presidente ano que vem, o partido deve entrar definitivamente em declínio. Já o PSDB, se esforça cada dia a mais para piorar sua situação. Além da disputa interna entre Alkmin e Dória, Aécio Neves acaba de atear ainda mais fogo no ambiente interno do partido. Ao destituir Tasso Jereissati do cargo de presidente interino e bancar apoio de parte da sigla a Temer, Aécio age com mesquinhez política e ajuda a levar a piorar ainda mais a situação de seu partido.

O vereador R Silva (PP) esteve reunido na tarde desta quinta-feira (09) com representantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros em uma audiência, mediada pelo Procurador Geral de Justiça, Cleandro Moura, na sede do Ministério Público do Estado do Piauí. A reunião tratou sobre o reajuste salarial da categoria. Na ocasião, o vereador solicitou ao procurador uma reunião com o governador Wellington Dias (PT) para discutir maneiras de melhorar as condições de trabalho dos militares e bombeiros. 

Aegea vai recorrer

A Aegea, que administra a empresa Águas de Teresina, enviou nota se posicionando sobre a decisão do TCE. “A Aegea Saneamento respeita a decisão proferida pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí e informa que irá acionar os recursos cabíveis, por entender que seguiu todos os procedimentos normativos durante o processo licitatório para a subconcessão dos serviços de água e esgoto no município de Teresina, tendo sido a primeira colocada no certame, bem como assinou o contrato dentro dos parâmetros legais”.

Na Justiça

Agora a discussão sobre a licitação e o contrato da Águas de Teresina com o Governo do Estado continua em outro palco. A própria presidente do STF, ministra Carmem Lúcia, ao determinar que o processo seguisse no TCE-PI, escreveu, em seu voto, que o contrato assinado entre o Governo do Estado e a Aegea permanece vigente até o trânsito em julgado dos Mandados de Segurança que tramitam no Supremo.

Prestação de contas

Diretores de 30 Unidades de Ensino Municipal de Teresina participaram nesta quinta-feira (9) de reunião com o objetivo de esclarecer dúvidas em relação à utilização de vários recursos recebidos por sua Unidade de Ensino. A reunião abordou a prestação de contas e monitoramento de saldos existentes. Durante a reunião os temas abordados foram sobre a flexibilidade no uso de saldos das ações agregadas, a flexibilização no uso de saldos de escolas extintas ou paralisadas, a nova forma para restituição de valores e sobre o prazo para guarda da documentação.

Saídão menor

O Plenário da Câmara encerrou na tarde de ontem (9) a discussão do Projeto de Lei 3468/12, com a proposta de mudar regras de saída temporária de presos em regime semiaberto, conhecida como “saidão”. Agora, os presos podem sair no máximo duas vezes por ano, com saídas de no máximo quatro dias. O deputado Silas Freire atacou a aprovação do projeto e pedia o fim de todas as saídas.

Bancada da bala

O deputado Evaldo Gomes (PTC) apresentou indicativo de projeto de Lei que prevê isenção de impostos de ICMS para policiais militares, bombeiros, policiais civis, agentes de segurança e agentes penitenciários ativo na compra de armas de fogo e munição. Ainda segundo o Projeto, cada profissional será isento do imposto na compra de até duas armas, ressaltados os casos de furto ou roubo devidamente comprovados perante investigação por período não inferior a cinco anos. 

Benefício

A Comissão de Minas e Energia da Câmara aprovou, na quarta-feira (8), o Projeto de Lei 38/15, do deputado Sergio Vidigal (PDT-ES), que estende a validade da Tarifa Social de Energia Elétrica, que hoje beneficia a população de baixa renda, para hospitais públicos e filantrópicos.

09 de novembro de 2017

Rigor na seleção para ingresso na Polícia Militar é positivo

Rigor na seleção para ingresso na Polícia Militar é positivo

Rigor na seleção para ingresso na Polícia Militar é positivo

A divulgação do resultado do concurso para Polícia Militar mostra dos 32 mil inscritos para as 480 vagas ofertadas, apenas 331 foram aprovados nas provas objetivas e testes físico e psicotécnico. Por um lado, aponta que a grande maioria dos candidatos às vagas fazem a prova sem ter condições de assumirem os postos. O lado positivo é que fica provado que o processo de seleção é difícil e portanto, espera-se que estão aprovados apenas aqueles que realmente no momento da seleção, reúnem condições para assumirem os postos. Diante do contexto atual, vale ressaltar a importância de se ter um processo de seleção eficiente para os quadros da segurança pública. Que o Poder Público faça sua parte, valorizando os profissionais durante toda a carreira e claro e acompanhado o desenvolvimento profissional de cada um.


O governador Wellington Dias aproveitou a passagem por Brasília e se reuniu com o presidente nacional do PRTB, Levy Fidelix. O presidente regional da sigla no Piauí, Fernando Monteiro, participou do encontro e falou do esforço para fazer o partido crescer no estado. Na ocasião, Wellington Dias afirmou seu compromisso entre a aliança PRTB e PT, lembrando da boa convivência entre as siglas no Piauí. 

Controle interno

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE) realiza, nos dias 09 e 10 de novembro, o 2º Fórum Piauiense de Controle Interno, evento que visa promover o debate sobre as práticas eficientes de controle da gestão pública, com a realização de palestras e minicursos. O evento é uma realização da Controladoria-Geral do Estado (CGE), com o apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), e neste ano, será realizado em dois turnos, nos dois dias de evento, que acontecerá no auditório do Tribunal de Contas do Estado.

II Feirão de Automóveis do Servidor

O Governo do Estado, através da Secretaria de Administração e Previdência (SeadPrev), lança, nesta quinta (9), às 11h30, no Palácio de Karnak, do II Feirão de Automóveis do Servidor Público Estadual do Piauí, que será uma oportunidade para o servidor realizar o sonho de comprar seu carro. O evento tem parceria com o Banco do Brasil e concessionárias de veículos e lojas de seminovos para facilitar a aquisição. O feirão será realizado de 13 a 26 de novembro. 

Arrecadação

Os Municípios piauienses recebem amanhã, 10 de novembro, o primeiro decêndio do mês do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). De acordo com dados de repasses anteriores do FPM, o montante repassado no primeiro decêndio deste mês apresentou crescimento de 5,91% em termos nominais (sem considerar os efeitos da inflação) quando comparado com o mesmo decêndio de novembro de 2016. Quando é levado em conta as consequências da inflação, o valor que será repassado na próxima sexta-feira comparado ao mesmo decêndio de 2016 apresenta aumento de 3,74%. Aos municípios do Piauí, o valor do decênio é R$ 104 milhões.

Homenagem

A senadora Regina Sousa vai receber, dia 13 de novembro, Título de Cidadania Teresinense. A solenidade ocorrerá na Câmara Municipal, a partir das 19h, e a proposição da homenagem a senador foi feita pela vereadora Teresinha Medeiros (PSL). A senadora é natural de União e tem serviços prestados à capital, como funcionária pública, professora, secretária de Estado da Administração e senadora. 

Em pleno funcionamento

Normalizado o atendimento das chamadas telefônicas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Teresina através do número 192.São cinco linhas disponibilizadas para que a população possa realizar chamadas de urgências e emergências solicitando os serviços. Por dia ,o SAMU realiza em média 70 remoções e 100 orientações por telefones. A central de atendimento 192 do SAMU funciona 24 horas com 16 colaboradores. 

Ampliando oportunidades

O governador Wellington Dias reuniu-se, nesta quarta-feira (8), em São Paulo (SP), com o diretor de Departamentos do Banco Bradesco, Fernando Tenório e o secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fontelles. No encontro, trataram sobre projetos de linhas de crédito e a ampliação de investimentos do banco no Piauí. Após a reunião, o secretário Rafael Fontelles cumpriu agenda com o BBI, um parceiro do estado na área de projetos e linhas de créditos. A intenção é que até o final do mês sejam apresentadas as linhas de créditos ao setor privado e ao setor público para que seja possível a ampliação de parcerias com o Piauí.

Retomada de produção

A produção de veículos no Brasil subiu 5,3%, em outubro, na comparação com setembro. No mês passado, foram produzidos 249,9 milhões de automóveis. No acumulado de janeiro a outubro, foram produzidas 2.236.890 unidades, 28,5% a mais do que no mesmo período de 2016. Os dados foram divulgados hoje (8) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

07 de novembro de 2017

TCE retoma julgamento da subconcessão

TCE retoma julgamento da subconcessão

TCE retoma julgamento da subconcessão

O Tribunal de Contas do Estado retoma amanhã (9) o julgamento sobre a legalidade do processo licitatório que resultou na contratação da empresa Águas de Teresina para operar o sistema de abastecimento de água e esgoto de Teresina. A questão envolve muitos interesses, o público certamente é o mais importante e o que deve prevalecer. O Governo do Estado defende que a licitação ocorreu dentro da legalidade, mas caso o Tribunal de Contas entenda de forma diferente, a expectativa principal deve ser de como isso resultará na prestação do serviço à população. Atualmente, a empresa vem operando, fazendo investimentos e, apesar da continuidade de muitos problemas, certamente alguns foram solucionados. Que o julgamento, independentemente do resultado, não traga mais prejuízos à população.

O secretário de Governo, Merlong Solano, recebeu nessa terça-feira (07), o pai da estudante Camilla Abreu, Jean Carlos. Merlong informou sobre o Decreto que cria o Conselho encarregado de  apurar a conduta do capitão da Polícia Militar Allisson Wattson, acusado de assassinar Camilla, e deliberar se o capitão deve perder a farda. O decreto já está publicado no Diário Oficial do Estado do Piauí.

Leilões

Nesta quarta-feira (08), o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) realiza o 22º leilão 2017 de veículos, disponibilizando 153 lotes nas cidades de Teresina, Parnaíba e Floriano. Na capital, os arremates acontecem no pátio da Vip Leilões, e em Parnaíba e Floriano em suas respectivas Ciretrans.

Crescimento

Em setembro deste ano a Balança Comercial do Piauí registrou nas exportações a cifra de US$ 46.268.091 milhões. Em setembro, as exportações registraram uma alta percentual de 21,49%, comparação com agosto do corrente ano. A atividade exportadora também evidenciou alta de 156,33% em comparação ao mesmo período de setembro de 2016.

Concurso

Estão abertas as inscrições do Concurso Público para o provimento de 197 vagas distribuídas em 26 áreas do quadro de docente efetivo da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). As inscrições devem ser feitas no site do Núcleo de Concursos e Promoções e Eventos (Nucepe) e seguem até o dia sete de dezembro. O salário varia de R$ 1.686,82 a R$ 7.590,70.

Restituição

O quinto lote de restituição do Imposto de Renda, exercício 2017 contempla, no Piauí, 17.304 contribuintes, totalizando mais de R$ 18 milhões. O lote multiexercício contempla, também, restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2016, abrangendo, no Piauí,  447 declarações e mais R$ 850 mil. A consulta abre no dia 8 de novembro; a disponibilidade do crédito da restituição, por sua vez, acontece no dia 16 de novembro.

Queda

Após cinco meses seguidos nos quais os depósitos na poupança superaram os saques, a tendência se inverteu em outubro, segundo o Banco Central. De acordo como o relatório de poupança divulgado ontem (7), na captação líquida, os saques superaram os depósitos em R$ 2,006 bilhões.

Discussão

O cenário de investimentos e oportunidades de negócios por meio das modalidades de PPPs – Parcerias Público Privadas - e as concessões serão temas do 1º Encontro de Gestores Municipais que acontece em Salvador nesta quarta (08) e quinta (09). Quem marca presença no evento é a secretária de Parcerias e Concessões de Teresina, Monique Menezes, e a engenheira civil Estela Miridan Rosas. 

Proibição

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou projeto de lei (PL 2768/15) do deputado Carlos Manato (SD-ES) que proíbe a cobrança de taxa de serviço – gorjeta de 10% sobre o valor total da conta – de clientes de restaurantes por peso, os chamados self-services. A exceção ficará por conta dos pedidos efetuados diretamente aos garçons dos estabelecimentos.

Investimentos imobiliários

A Caixa Econômica Federal anunciou a liberação suplementar de mais de R$ 8,7 bilhões para o crédito imobiliário. Os recursos são do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Com essa suplementação, a Caixa diz que terá recursos suficientes para normalizar o ritmo de contratações do Programa Minha Casa, Minha Vida para famílias com renda familiar bruta mensal de até R$ 4 mil.

Na Alepi, oposição leva vantagem em discurso

O deputado Robert Rios pediu que o TCE verifique a aplicação dos recursos do Plamta

Na Alepi, oposição leva vantagem em discurso

Na Assembleia Legislativa do Piauí, o deputado Robert Rios (PDT) tem sido  eficiente no comando da oposição. Ele pediu que o Tribunal de Contas do Estado verifique a aplicação dos recursos do Plamta. Rios afirma ter informações de que os recursos do programa estão sendo utilizados para pagar servidores. Ele também defendeu que os recursos do empréstimo com a Caixa Econômica Federal sejam aplicados em obras. Por enquanto, os aliados do governo não tem tido a mesma performance na defesa das atitudes do chefe do O Executivo Estadual. A base até tem votado de acordo com a orientação do governador, mas poucos tem feito a defesa das medidas. Não é de hoje que isso vem acontecendo. 

O governador Wellington Dias autorizou, nesta segunda-feira (6), no Palácio de Karnak, diversas obras para os municípios de Redenção do Gurgueia e São Miguel do Tapuio. Estiveram em audiências com ele o prefeito Dr. Macaxeira, acompanhado da deputada Liziê Coelho e o secretário de Mineração, Luiz Coelho, além do prefeito Lincoln Sobral, acompanhado do secretário de Saúde, Florentino Neto.

Piso salarial

O governador Wellington Dias assinou, na tarde dessa segunda-feira (6), o projeto de lei que estabelece o piso salarial do farmacêutico no Piauí. A mensagem, elaborada com base em estudos apresentados pelo Conselho Regional de Farmácia, seguirá para tramitação na Assembléia Legislativa do Piauí. O Piauí é o único estado brasileiro que não tem piso de farmacêutico estabelecido por lei. O projeto de lei prevê remuneração de R$ 1.600,00 (20 horas), R$ 2.600,00 (30 horas), R$ 3.200,00 (40 horas) e adicional de 20% no salário do farmacêutico responsável.

Campanha

O Núcleo Central da Defensoria Pública amanheceu, nesta segunda-feira (6), enfeitado com o laço azul que simboliza a campanha de conscientização sobre a necessidade de prevenção ao câncer de próstata. O laço foi distribuídos para defensores públicos, servidores e estagiários e consta no site oficial da Instituição. 

Adimplente

Depois de 8 anos, o município de Curimatá deixou a lista de inadimplentes no Cadastro Único de Convênios.  Agora o município pode firmar convênios com os entes federativo, pois está habilitado e tem a possibilidade de receber obras e serviços importantes para o desenvolvimento da cidade.

VIII Fórum Social do Piauí Dibre Drogas 

A Fazenda da Paz convida toda a sociedade para participar dos debates no VIII Fórum Social do Piauí, nos dias 9 e 10 de novembro no Auditório do Tribunal de Justiça do Piauí, com especialistas de todo o Brasil, que discutirão novos métodos e abordagens pedagógicas visando a construção de uma política pública efetiva na prevenção ao uso indevido de drogas pelos adolescentes. Inscrições no link:

Erramos

Na edição de ontem (6) do Jornal O Dia, na página sete de Esportes, o título da matéria "4 de Julho está a um passo da Série D com pré-temporada curta e pouca estrutura" ficou incompleto. Pedimos desculpas aos nossos leitores pelo erro e nos comprometemos a tentar não falhar novamente.

Benefício

O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo oferece a partir de hoje (07) exames de ecocardiograma para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O local é gerido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Ecocardiograma é um exame de ultrassonografia do coração que fornece imagens obtidas através do som. Por meio da emissão de som de alta frequência (acima de 20.000 ciclos por segundo), o aparelho capta o retorno dos ecos e transforma em imagem preto e branco para o médico analisar.

Fuga abortada

Policiais militares e agentes penitenciários de plantão na Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina, conseguiram evitar uma fuga na unidade prisional, por volta das 11h desta segunda-feira (6). Os presos cavaram um túnel que dava acesso da cela à área externa dos pavilhões. Oito detentos tentaram fugir, mas foram avistados pela equipe de segurança, com auxílio das câmeras de monitoramento.  De acordo com o gerente da Penitenciária Irmão Guido, Josiel Lima, um procedimento administrativo será aberto para apurar o ocorrido e devem ser aplicadas medidas disciplinares sobre os presos.

06 de novembro de 2017

Apesar de tensão, pragmatismo ajuda manutenção de aliança entre PP e PT

Apesar de tensão, pragmatismo ajuda manutenção de aliança entre PP e PT

Apesar de tensão, pragmatismo ajuda manutenção de aliança entre PP e PT 

Divergências e desarranjos marcam a relação entre PP e PT no Piauí. Nos últimos meses foram vários episódios capazes de estremecer ainda mais o tenso relacionamento. No entanto, Ciro Nogueira e Wellington Dias são políticos experientes e pragmáticos. Paixão e ideologia políticas são coisas de militância. Os políticos profissionais pensam com a ponta do lápis, fazendo contas e mensurando o que ganham e perdem a cada passo. Ttanto Wellington Dias quanto Ciro Nogueira sabem que um precisa do outro. É melhor para os dois que permaneçam juntos, com a parceria sólida. O único desarranjo que pode de fato tirar o PP do governo, é se por acaso aparecer algum candidato competitivo para enfrentar Wellington Dias em 2018. Se este nome não aparecer, certamente o PP não sairá do governo.

A Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio do Núcleo Especializado de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, acompanha com cautela a tramitação do projeto recentemente aprovado pelo Senado Federal alterando a Lei Maria da Penha e que aguarda sanção presidencial. A defensora pública Lia Medeiros afirma que a maior preocupação em relação à alteração diz respeito à contida no art. 12-B, possibilitando a concessão de medidas protetivas pela autoridade policial. Segundo a defensora, inserida com o objetivo de imprimir maior celeridade para aplicação das medidas protetivas, a medida esbarra, na verdade, em inúmeros impedimentos de ordem prática e técnica.

"Golpistas amigos”

Levantamento do jornal Folha de São Paulo mostra que apesar do discurso de golpe, PT e PMDB pretendem estar juntos em pelo menos seis estados nas eleições do ano que vem. A reportagem cita o Piauí, onde o PMDB sonha com o espaço de vice na chapa governista ano que vem. Themistocles Filho está cada dia mais confiante na aliança e no espaço de vice.

Vida própria 

A O PC do B lançou ontem (5) a deputada gaúcha Manuela d’Ávila como pré-candidata à Presidência da República. Caso a candidatura siga firme em frente, é um banho de água fria no Partido dos Trabalhadores, que em nível nacional sempre teve o PC do B como força auxiliar e aliado de todas as horas. Será que nem o PC do B acredita na candidatura de Lula?

Combativa sempre 

A sempre combativa Leida Maria Diniz está aposentada das funções de promotora no Ministério Público Estadual, mas continua firme, agora nas redes sociais. Reconhecida pela atuação nas áreas dos Feitos da Fazenda Pública e com bela trajetória na defesa de crianças e adolescentes, o perfil no facebook de Leida Maria de Oliveira Diniz continua apontando e comentando sobre erros do Poder Público e de agentes públicos.

Demissões sumárias

Na última semana, centenas de servidores comissionados perderam o emprego nas prefeituras de José de Freitas e Esperantina. No caso de José de Freitas, o prefeito Roger Linhares (PP) argumentou que o município precisa cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal e a queda de repasses o obriga a manter em dia, os serviços essenciais. No município, 150 pessoas foram demitidas. Em Esperantina, 127 comissionados foram exonerados. Lá, servidores efeitivos amargam salários atrasados. A prefeita Vilma Amorim (PT) também argumentou que a crise financeira é a principal responsável pela medida.

Mais um aumento 

As refinarias aumentaram ontem (5) os preços do gás de cozinha para uso residencial em botijões de até 13 kg (GLP P-13). O aumento é de 4,5%, em média. Se o reajuste for repassado integralmente ao consumidor final, o botijão pode chegar a aumentar em média 2%, uma alta de R$ 1,21, segundo os cálculos da companhia – mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos.

Crise para quem?

O Banco Itaú Unibanco bateu mais um recorde nos lucros, alcançando R$ 6,2 bilhões no terceiro trimestre deste ano. O valor é 12,7% maior que o lucro obtivo no mesmo período do ano passado. A crise econômica e as medidas econômicas do governo federal que tem afetado negativamente a vida dos mais pobres, também tem afetado positivamente o lucro das instituições financeiras.

03 de novembro de 2017

Momentos de tensão

Momentos de tensão

Momentos de tensão

A relação entre o PP e o governador Wellington Dias (PT) tem passado por vários momentos de tensão. Não são poucos os temas que colocam as duas siglas em campos opostos e sempre que alguém comenta essas divergências, fica claro que nenhuma das partes tentam esfriar os ânimos. Dessa vez, em relação a retirada dos suplentes progressistas da Assembleia Legislativa do Piauí, tudo volta a se repetir. De um lado, integrantes do PP apontam que o governo precisa dialogar melhor com a base. Por outro lado, o governo afirma que não compreende a decisão do PP de votar contra a medida tão importante para equilibrar as contas do governo. Desde o famoso impeachment da presidente Dilma Rousseff, também chamado de “golpe” pelos petistas, passando pelas eleições municipais e o caso da Secretaria de Saúde, não faltam episódios que colocam PP e PT em campos opostos. 

O servidor de carreira da Prefeitura de Teresina, Francisco Canindé, assumiu dia 1º a gestão da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema).  Canindé, que estava como secretário executivo da Sema, é técnico da Prodater, já foi superintendente de Desenvolvimento Urbano da zona Leste, secretário executivo de Orçamento e Gestão da Secretaria Municipal de Planejamento e por duas vezes secretário executivo da Sema, além de ter sido pró-reitor de Administração da Uespi.

Sem folga

O governo do Estado e a Prefeitura de Teresina não decretaram ponto facultativo para seus servidores públicos para sexta-feira (03). Na quinta-feira (02), é Dia de Finados, feriado nacional. Mas na sexta-feira (03), todos os órgãos estaduais e municipais devem funcionar normalmente. Já o Poder Judiciário não perde tempo e os servidores vão poder usufruir de mais uma folga prolongada.

Decisão adiada

A Proposta de Emenda à Constituição 33/2012, que reduz para 16 anos a maioridade penal só deverá ser votada em 2018. A decisão de adiar a discussão, que já se arrasta há anos, é do presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Edison Lobão (PMDB-MA). A redução tem o apoio da chamada bancada da Bala e oposição de entidades ligadas a defesa de direitos de crianças e adolescentes.

Excesso de zelo

O governador Wellington Dias (PT) agiu com excesso de zelo na votação sobre aumento de impostos, ao retirar, aparentemente sem necessidade, membros do Partido Progressista do Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí. Mesmo com os votos de Belê e Bessahzinho contra a proposta que aumenta impostos, o projeto seria aprovado. A medida ainda abriu uma fissura entre o governo e o Partido Progressista.

A não ser que....

A não ser que a saída dos deputados Bessahzinho e Belê Medeiros tenha sido acordada entre os suplentes e o governador. Com a capacidade de articulação política do chefe do Executivo estadual, é provável que ele tenha consultado os suplentes sobre a retirada deles do Plenário da Alepi.

Mutirão no feriado

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) promove, nesta quinta-feira (2), feriado do Dia de Finados, os mutirões oftalmológico e de cirurgia plástica e, no sábado (4), de exames de enteroscopia e urologia. A meta é realizar 84 procedimentos, sendo 30 cirurgias de catarata e 22 de cirurgia plástica, no feriado de finados (2), e, no sábado (4), dois exames de enteroscopia e 30 cirurgias na especialidade de urologia.

O Nordeste brasileiro vive a pior seca dos últimos anos e, buscando soluções duradouras, o senador Elmano Ferrer (PMDB) está visitando as cidades do semiárido piauiense. De acordo com o parlamentar, os problemas da seca persistem, mas as soluções são paliativas e não resolvem o problema da população. “Nós temos que buscar saídas duradouras e permanentes porque é inadmissível, nos tempos de hoje, as cidades do Piauí que atravessam por esse problema terem o carro-pipa como solução. Isso é um programa emergencial que não resolve a questão de forma definitiva”, avalia o senador Elmano.

Articulação oculta

É de causar muitos estragos a tentativa de destituição do deputado Júlio Arcoverde (PP) de titular do bloco PP/PTB/PTC na Comissão de Fiscalização da Assembleia Legislativa do Piauí. Além disso, a informação de que ele não era mais o líder do bloco e foi trocado por Zé Hamilton (PTB) aponta no sentido de que há um braço poderoso atuando contra o parlamentar. Arcoverde disse que se sentiu humilhado pelos colegas e só continuou na comissão por decisão do presidente Luciano Nunes (PSDB), que não acatou a troca de nomes.