• Ecotur
  • Águas de Teresina
  • assinatura jornal

Notícias Roda Viva

24 de julho de 2017

Violência em progressão geométrica

Violência em progressão geométrica

Violência em progressão geométrica

Impossível se manter ausente à violência crescente, em todos os níveis, que aprisiona o cidadão em sua própria casa – por estar ele sob proibição do direito de ir e vir. Indubitavelmente, muito dessa situação provém da falta de investimentos na educação, em projetos que, de certa forma, liberte o assistido das garras do assistencialismo que vicia, que traduz uma dependência que não liberta, só o torna cativo.

Os representantes do povo, governantes e autoridades outras precisam trabalhar iniciativas que venham a, pelo menos, minimizar essa situação insustentável: a todo instante, um assalto, um assassinato, uma apreensão de drogas, de armas, e de outros ilícitos que incitam à violência, agravando ainda um quadro já preocupante. Vai longe o tempo em que o cidadão podia desfrutar da a liberdade de sair de casa com a certeza de que retornaria tranquilo ao seio da família. Para muitos, a saída de casa não mais implica em voltar: um jogo, uma roleta russa, onde tudo depende de sorte.

Confirmando ter recebido convite para ingressar em outros partidos, o deputado federal Átila Lira (PSB) preferiu não revelar se o PMDB estava entre os que abriram a porta para uma possível entrada. O parlamentar deixou claro que não tomará qualquer decisão, antes de uma posição do partido, em nível nacional. O que fica evidente é a possibilidade de Lira mudar de partido, em curto espaço de tempo. o presidente Michel Temer (PMDB) e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) continuam tentando atrair para seus partidos os deputados insatisfeitos do PSB. O PSB é da base governista, mas a iniciativa gerou tensão dentro do partido fazendo com que alguns fiquem contra o governo e ameacem ir para outras legendas.


Diáspora

Como é de praxe, o PMDB costuma se dividir quando da eleição para o Legislativo estadual: uma segue as determinações dos caciques e outra parte para um caminho mais liberto, obedecendo, também, às suas conveniências. De olhos nas eleições de 2018, a divisão peemedista já começa a ser delineada: ela rompe com a aparente harmonia, na qual a senha de boa convivência era a relação tranquila e bem aquinhoada com o governo do Estado. Uma relação costurada, sobretudo, pelo presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho, com a devida benção do outro cacique do partido, o deputado federal Marcelo Castro. O tempo vai passando e esse caminho vai se bifurcando ainda mais, com a aproximação do pleito.

Unidos

O deputado estadul do PTC, Evaldo Gomes, garante que a programação parlamentar está sendo cumprida, tanto pela oposição como pela situação. O deputado fez um abalanço sobre as atividades da Casa no primeiro semestre e atesta essa competência em plenário. Ao ter consciência de que a base governista na Alepi representa “a maioria esmagadora” da Casa, Evaldo Gomes acredita que os aliados sairão unidos em base sólida para buscar a reeleição do governador Wellington Dias (PT).  Para ele, aprovação dos projetos em prol do Piauí, seja ele de oposição ou não, traduz essa união dentro do parlamento.

Esclarecimento

O deputado federal Mainha (PP) esclarece que as emendas parlamentares liberadas são emendas impositivas. Ou seja, o Governo Federal não tem poder discricionário para vetar a liberação dos recursos. Ele é obrigado a liberar, independente de ser situação ou oposição ao governo do presidente Michel Temer. Tiverem emendas liberadas os parlamentares que votaram a favor ou contra a denúncia do Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, contra Temer. Mainha explica que não aparece entre os parlamentares com emendas liberadas porque,  no início do ano, ele e a deputada Rejane Dias (PT) em comum acordo definiram os valores e destinação das emendas que foram liberadas no nome da deputada e atual secretária de Educação. 

Esclarecimento 2

Sobre a BR 222, Mainha explica que, como membro da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Federal, deve ouvir as demandas das lideranças piauienses que querem recursos para obras e projetos no Estado. Por isso, o presidente da ALEPI, deputado Themistocles Filho (PMDB), o procurou para articular recursos para a obra que é uma reivindicação antiga da população de Piripiri e Batalha e toda a região.

18 de julho de 2017

Finalmente

Finalmente

Finalmente

Aos poucos, a ficha está caindo entre os americanos. Eles começam a se dar conta da escolha duvidosa que fizeram ao eleger Trump presidente. Segundo pesquisa de opinião, a aprovação do presidente norte-americano Donald Trump caiu de 42% para 36%, na marca dos 100 dias de gestão em abril, ao completar seis meses de governo. A pesquisa, realizada pelo jornal The Washington Post e Rede de TVABC, mostra que a popularidade dele é a pior registrada nos últimos 70 anos no país na comparação com os seus antecessores. O índice de desaprovação ou rejeição subiu cinco pontos percentuais desde a sondagem de abril. Agora, 58% dos norte-americanos disseram reprovar o governo Trump e 48% afirmaram "desaprovar fortemente" a gestão do atual presidente.

O presidente Temer conta com o tempo dado pelo presidente da Câmara e aliado, Rodrigo Maia, para tentar permanecer no Planalto e enterrar de vez a denúncia da PGR. Depois de virar o jogo na CCJ, conseguiu manter os ilustres deputados longe da Câmara nesta segunda – último dia antes do recesso – e assim evitar a leitura da denúncia no Plenário. Agora, terá tempo suficiente para convencer de um por um.

Biblioteca virtual

A primeira biblioteca virtual especializada do Piauí foi lançada nesta manhã (17) no Centro de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Piauí. O acervo é fruto de um contrato feito pelo governo do estado com a editora Fórum, especializada em conhecimento jurídico há mais de 25 anos no mercado, com acervo físico e online. Estudantes, professores e técnicos da instituição terão acesso a mais de 3 mil títulos nas mais diversas áreas do direito, através do site da UESPI e do aplicativo Bidfórum.

Mais um PDV

A Caixa Econômica Federal (Caixa) reabriu o Programa de Desligamento Voluntário Extraordinário (PDVE). O período de adesão vai até o dia 14 de agosto. O programa é voltado aos empregados que desejarem se desligar voluntariamente da empresa e que se enquadrem nas regras estabelecidas pela entidade. O objetivo é que o programa alcance 5,5 mil funcionários. É o famoso “convite para se retirar” do serviço público. E ainda dizem que a crise já passou...

Para poucos

A Receita Federal começa a pagar o segundo lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas 2017. Este lote também incluirá restituições residuais de 2008 a 2016, segundo informou o órgão. Cerca de 1,3 milhão de contribuintes que declararam Imposto de Renda neste ano vão receber dinheiro do Fisco. A União pode deixar para pagar anos depois o que deve ao contribuinte, mas vai deixar de acertar as contas todo ano pra ver se o Leão não come... Além disso, sem a correção da tabela cresce o número de pagantes no IR e fica cada dia mais difícil receber alguma coisa de volta, nem em dinheiro nem em serviços.

Vingança ainda quente

O Planalto desconhece a máxima e pretende “enquadrar” as senadoras que protestaram no dia da votação da Reforma Trabalhista o quanto antes. Logo na volta do recesso parlamentar – que oficialmente começa hoje (18) e vai até o dia 31 de julho –, uma das pendências que os senadores terão que deliberar é a instauração de procedimento disciplinar “para verificação de prática de ato incompatível com a ética e o decoro parlamentar”. No mínimo, isso é cômico.

Vai ter em Teresina?

Em comemoração aos dois anos de concessão, a Águas de Timon lançou a promoção “Sua conta de água paga pela Águas de Timon”. De acordo com o regulamento da promoção, três sortudos passarão um ano sem se preocupar em pagar as contas de água; dois dos sorteios já foram realizados, e o próximo será na quinta-feira, dia 20 de julho. Essa é uma ideia interessante para adotar no aniversário de Teresina, 16 de agosto. Fica a dica.

17 de julho de 2017

Um caso a se pensar

Um caso a se pensar

Um caso a se pensar

Durante toda a semana, o assunto foi a vitória do presidente Michel Temer na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), da Câmara, quando foi rejeitada a denúncia contra ele por corrupção. De acordo com a imprensa, e com o que se sabe através de parlamentares, houve manobras do Palácio do Planalto, entre elas a troca de 13 integrantes da CCJ, resultando na derrubada do relatório do deputado Sergio Zveiter. 

Ora, Se o eleitor está descontente com o comportamento daquele a quem confiou seu voto e suas esperanças por dias melhores, que reveja seus conceitos, que procure mudar a maneira como escolhe seu “eleito”. Votar sem levar em conta as ações do candidato, na verdade se está atirando no escuro, simplesmente movido por impulso ou mesmo por algum motivo pessoal, não analisando, como deveria, seu representante no parlamento.

E o senador Elmano Ferrer (PMDB) não tem gostado nada com as críticas das lideranças petistas do Piauí. Para ele, os petistas se acham dono da razão e, portanto, intocáveis mas sempre afeitos a criticar a ação de quem não habita o ninho da estrela. Magoado, ele manda um recado ressaltando que assim como o PT foi importante para sua campanha em 2014, pertence a ele um pouco da vitória de Wellington Dias para o Governo do Estado.


Zé Filho em caravana 

O ex-governador e ex-peemedebista, Zé Filho (sem partido), declarou apoio a João Henrique (PMDB) para percorrer o Piauí com a caravana “Piauí em Movimento”. Ele acompanhou o ex-ministro no encontro do último sábado (15) em Água Branca, onde anunciou a adesão ao grupo e disse que João Henrique ‘pode contar’ com ele. Zé Filho, que mesmo sem legenda deve ficar na oposição, é mais um entusiasta da ideia de João Henrique.

Aeroporto

Continuam as discussão sobre a construção de um novo aeroporto para Teresina: em sessão na Câmara Municipal, semana passada, o vereador R. Silva (PP) falou sobre a reunião com o prefeito Firmino Filho para tratar do projeto de construção do novo Aeroporto de Teresina. Para sua satisfação, o prefeito afirmou estar em bom andamento os entendimentos com o ministro dos Transportes e o presidente da Caixa Econômica Federal.

Termo de cooperação

A Prefeitura de Teresina assina, nesta segunda-feira (17), um termo de cooperação técnica com a Organização Não Governamental WRI Brasil, que irá prestar uma consultoria durante o processo de revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial. A intenção é que o planejamento urbano da cidade seja orientado para transporte sustentável. A assinatura acontece a partir das 19h no auditório do CREA. 

Termo de cooperação II

Antes da assinatura do termo de cooperação, representantes da ONG e da Prefeitura de Teresina farão uma visita técnica, onde percorrerão o Centro, os terminais de integração e os corredores exclusivos de ônibus. De acordo com a secretária executiva de Planejamento Urbano, Jhamille Almeida, um dos objetivos da prefeitura para os próximos anos é fazer uma cidade mais conectada, compacta e coordenada. “Isso passa por uma rede transporte público mais sustentável e mais atrativa”, disse.


14 de julho de 2017

Vamos caminhar!

Vamos caminhar!

Vamos caminhar!

Segundo notícia publicada pela BBC Brasil, uma análise da Universidade de Stanford, nos EUA, com dados que equivalem a 68 milhões de dias de atividades minuto a minuto apontou que o número médio de passos que alguém dá por dia é de 4.961.

Hong Kong saiu em primeiro lugar no ranking com uma média de 6.880 passos por dia, enquanto a Indonésia ficou na lanterna, com 3.513. O Brasil ficou entre os últimos colocados - atingiu uma média de 4.289 passos diários. O problema no Brasil é que as pessoas estão com medo de caminhar e acabarem sendo alvo de assaltantes... Não é à toa que a corrida está tão em moda por aqui.

Esse aí é o senador João Alberto (PMDB-MA), presidente da Comissão de Ética do Senado. Quem conhece minimamente o currículo de vossa excelência sabe o quanto é contraditória sua posição. Mesmo com telhado de vidro, ele aceitou a denúncia contra as senadoras que tentaram impedir a votação da Reforma Trabalhista, incluindo a piauiense Regina Sousa. Segundo Alberto, há indícios de quebra de decoro parlamentar. Melhor nem comentar...


Regina Sousa morta

A vereadora Teresinha Medeiros (PSL) usou a tribuna da Câmara Municipal para defender a atitude da Senadora Regina Sousa ao tomar posse da mesa do Senado em protesto à votação da Reforma Trabalhista. Mas, durante a sessão, no momento das votações, ela se confundiu e, ao invés de propor uma Moção de Louvor pelo ato da senadora piauiense, ele solicitou uma nota de pesar. Aos risos, os demais vereadores não aprovaram a proposta.

Sem sacrifício

A comunidade acadêmica do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UESPI, foi contemplada com a aquisição de 4 modelos de um software desenvolvido pela empresa australiana, AdInstruments. O dispositivo possibilitará aos professores e estudantes de vários cursos relacionados à saúde que realizem aulas práticas sem a necessidade de sacrificar animais.

Pressão

Os Bombeiros do Piauí estão despontados com o que consideram descaso por parte do Governo. No últimoMovimento Legal, nome dado à manifestação dos militares estaduais por melhores condições de trabalho, um dos itens do acordo foi uma nova Lei de Organização Básica, mas somente os Policiais Militares foram beneficiados. Membros da Associação dos Bombeiros Militares estão há quatro dias no Palácio de Karnak pressionando o Governo para agilizar o processo. O projeto cria a Lei de Organização Básica dos Bombeiros já teria o parecer favorável dos secretários de Administração, Fazenda e Segurança, mas estaria parado na mesa do Procurador Geral do Estado, Plínio Klerton.

E a reação?

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, defendeu a adoção de biometria em todas as unidades de saúde e de um "padrão de produtividade" para fiscalizar o trabalho de profissionais que atuam no SUS, em especial os médicos. "Vamos parar de fingir que pagamos o médico e o médico tem que parar de fingir que trabalha", disse. O ministro, primeiro cometeu um ato falho ao reconhecer que não paga os médicos como deveria. Depois, ele deve ter levado em conta apenas sua experiência profissional para afirmar que médicos não trabalham.

Concurso literário

O Concurso de Livros Publicados Poeta H. Dobal inscreveu 32 obras nas categorias poesia, conto, crônica, romance, crítica e ensaio, além de trabalho científico. Esses livros estão concorrendo a uma premiação de R$ 100 mil, oriunda de emenda parlamentar. Organizado pela Prefeitura de Teresina em conjunto com a Academia Piauiense de Letras, o concurso tem como objetivo fomentar a produção literária e científica. Foram inscritos pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves apenas livros publicados entre o perído de 1º de janeiro de 2014 e 30 de abril de 2017. 

Prioridade da prioridade

Idosos com mais de 80 anos de idade terão direito a prioridade especial. É o que estipula a Lei 13.466/2017, sancionada pelo presidente da República nessa quarta-feira (12) e publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (13). As novas regras entram em vigor já nesta quinta-feira (13). A partir de agora, entre os idosos, os maiores de 80 anos terão prioridade em atendimentos de saúde, exceto em emergências, e em processos judiciais.

13 de julho de 2017

Hospital Escola

Hospital Escola

Hospital Escola

Finalmente, a Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) aprovou um projeto de lei de interesse dos estudantes universitários do Estado. Passou pela Casa o projeto nº 15/2017, que determina o Hospital Getúlio Vagas como Hospital Ensino da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).  Através da lei, os alunos de Medicina, Enfermagem, Psicologia e Fisioterapia da UESPI terão prioridade em atividades práticas a serem desenvolvidas no Hospital Getúlio Vargas, em relação aos estudantes de outras instituições. Além disso, haverá uma diretoria para tratar dos interesses acadêmicos do Hospital, que será indicada pela UESPI. Com a medida, o HGV poderá ainda pleitear recursos junto ao Ministério da Educação. Boa notícia!

Depois de tanta confusão, eis que o prefeito Firmino Filho decide voltar atrás e suspender a cobrança da taxa do lixo dos imóveis na capital. Não se sabe se foi por pressão popular, pressão política ou vontade política de voltar aos palanques em 2018. O certo é que o tucano tá parecendo Elmano, que foi e voltou num sei quantas vezes pra decidir a tarifa de ônibus. Essa taxa não devia nem ter sido criada...


ECA faz 27 anos

O Estatuto da Criança e do Adoescente (ECA) completa hoje 27 anos. A data precisa ser lembrada sim, sobretudo num momento de retirada de direitos, o ECA precisa ser aprimorado e protegido para que as crianças sejam devidamente resguardadas.

Intriga, né!

Em nota direcionada à imprensa, o Planalto se dá ao trabalho de dizer aos veículos de comuicação que não passa de intriga informação publicada pela Foha de São Paulo. "Ao contrário da afirmação de reportagem publicada na Folha de S. Paulo, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, tem feito seguidas demonstrações de absoluta correção na condução de votações de matérias importantíssimas para o país. E tem sido de lealdade institucional inatacável desde que assumiu o comando da Câmara. O Palácio do Planalto repudia as tentativas intrigantes de se criar uma falsa crise entre os Poderes Executivo e Legislativo, que não se baseiam em fatos e na realidade". O texto parece ter sido ditado pelo presidente Temer.

Como assim?

Os senadores piauienses Elmano Férrer e Ciro Nogueira estão fazendo bem direitinho o dever de casa na Escolinha do Planalto. Além de votarem pela aprovação da Reforma Trabalhista, ainda assinaram representação contras as senadoras, incluindo a piauiense Regina Sousa, por realizarem protesto na sessão de votação da Reforma. Eles só esquecem que o "patrão" deles não está em Brasília, mas no Piauí.

Só o que faltava

"Eles só falam de Temer, Temer, Temer. Isso é um 'Temeromofóbico'. Os 'Temerenrustidos' amam o Temer, aplaudem o Temer, mas ficam um pouco mais tímidos por causa do partido", gritou o depuado federal governista Wladimir Costa (SD/PA).

Meio-termo

O juiz Sérgio Moro conseguiu uma saída razoável ao dilema que tinha nas mãos. Condenou Lula, mas não mandou prender. Na prática, a decisão dele não tem efeito, precisa ser confirmada em segunda instância e, portanto, não tem efeito imediato. Se Moro não condenasse Lula, diriam que tinha feito acordo com o PT ou tinha virado petista. Se mandasse prender, seria chamado de tucano. Como no Brasil se divide tudo entre esses dois pólos, Moro conseguiu uma alternativa para tentar continuar sendo Moro.

12 de julho de 2017

Apaga as luzes

Apaga as luzes

Apaga as luzes

O que se viu ontem no Senado Federal é a tradução do sentimento dos brasileiros no contexto atual. No escuro, paralisado, sem perspectivas. A iniciativa de apagar as luzes do plenário foi do presidente da Casa, senador Eunício de Oliveira, ao ser impedido por parlamentares de oposição para presidir a sessão na qual seria votada a Reforma Trabalhista. A cena é perturbadora e mostra o desamparo no qual o brasileiro se vê hoje diante dos seus "representantes".

Foi sancionado ontem projeto de lei de conversão da Medida Provisória (MP) 759/2016, que estabelece novas regras para a reforma agrária e a regularização fundiária no país. O superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Piauí, Howzembergson de Brito Lima (à direita, na foto com o presidente da Autarquia, Leonardo Góes), acompanhou a solenidade em Brasília.


Octógono virtual

O clima é tenso no grupo de WhatsApp que reúne imprensa, Secretaria de Segurança e Sindicato dos Policiais Civis. É que qualquer postagem do Sinpolpi ou da assessoria da SSP é sempre rebatida por um ou outro integrante do grupo. A discussão de ontem foi sobre a situação das delegacias que foram entregues pelos delegados. O bate-boca envolve áudios, links, notas de repúdio e fotos. Os jornalistas assistem a confusão de camarote.

Terceirizados pedem pagamento do reajuste salarial 

Terceirizados da empresa Belazarte denunciam o não pagamento do reajuste salarial. Segundo eles, a empresa afirmou que pagaria o aumento no mês de março, mas já está no fim do semestre e o reajuste ainda não foi incluso na folha de pagamento dos trabalhadores. Um dos terceirizados, que preferiu não se identificar contou que a categoria está indignada pois a alegação da empresa é que está aguardando a homologação do Ministério do Trabalho e do sindicato para pagar o aumento e o retroativo, porém nenhuma das instituições dão uma solução. A empresa não quer se pronunciar sobre o assunto, mas afirma que aguarda a homologação do Ministério do Trabalho para fazer o documento oficial com o aumento. 

No vermelho

A inadimplência do consumidor caiu 0,8% no 1º semestre de 2017, na comparação com o 1º semestre de 2016, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Na avaliação acumulada em 12 meses (julho de 2016 até junho de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração de 3,1%. Na avaliação mensal dessazonalizada, a inadimplência caiu 6,7% em junho frente a maio. Já quando comparado o resultado contra o mesmo mês de 2016 (junho de 2017 contra junho de 2016) houve queda de 5,4%.

Prazo

Três candidatos classificados no concurso de 2014 para o cargo de professor efetivo e dois do último certame realizado em 2016 estão sendo convocados pela Prefeitura de Teresina para tomar posse. A convocação foi publicada semana passada no Diário Oficial de Teresina e os nomeados têm o prazo de 30 dias para se apresentarem à Coordenação de Registro da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema).

Leilão

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) realiza no próximo sábado (15) leilão de 115 veículos, sendo 106 motocicletas e 9 automóveis, todos em bom estado e condições de circulação. O leilão ocorrerá no auditório da Vip Leilões, zona Leste de Teresina, das 9h às 11h30 e de 14h30 às 17h.

Férias

O Parque da Cidade vai receber, neste período de recesso escolar, uma colônia de férias para crianças e adolescentes de Teresina. As inscrições estão abertas e seguem até a próxima sexta-feira (14) no Parque da Cidade. O evento é aberto para crianças de idade entre 8 e 12 anos, que devem estar acompanhados dos pais. Os responsáveis devem levar documentos de identificação para realizar a inscrição. As atividades, que vão ocorrer a partir do dia 17 de julho, serão realizadas por meio de parceria entre as secretarias municipais de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), de Esportes e Lazer (SEMEL) e Meio Ambiente (SEMAM).

11 de julho de 2017

Preço da gasolina

Preço da gasolina

Preço da gasolina

A Petrobras reduziu o preço da gasolina vendida nas suas refinarias às distribuidoras em 2% e do diesel, em 1,7%. O reajuste entra em vigor hoje (11). O anúncio foi feito no site da companhia. Esse é o quinto reajuste, neste mês, para os dois produtos. Houve reduções em quatro deles, sendo as maiores no dia 1º, quando os preços para a gasolina tiveram redução de 5,9% e os de diesel, de 4,8%. A única alta no período foi no dia 4 de julho, de 1,8% para a gasolina e 2,7% para o diesel.

As alterações em julho foram anunciadas após a empresa divulgar, no dia 30 de junho, a revisão da política de preços do diesel e da gasolina comercializados em suas refinarias. Segundo a empresa, era para aumentar a frequência de ajustes nos preços, que passou a vigorar no dia 3 de julho.

Gustavo Henrique, apesar de ter recebido ligação da Direção Nacional do PSC, afirma já ter decidido sair do PSC (Partido Social Cristão) após a posse do ex-vereador Thiago Vasconcelos na presidência regional da sigla

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Falta d'água

Após a publicação de reportagem na qual um detento relata violações dos direitos humanos na Penitenciária Irmão Guido, uma leitora ligou para a reportagem de ODIA denunciando que os presos estavam sem água há mais de um dia. A OAB e demais órgãos de defesa dos Direitos Humanos precisam voltar à penitenciária para averiguar essas denúncias.

Falha nossa

Diante da extrema popularização do aplicativo WhatsApp, anunciamos na manchete desta segunda que um detento estaria usando esta tecnologia para se comunicar com a reportagem de ODIA e pedir ajuda. No entanto, é necessário fazer po reparo na informação. O detento envia mensagens de sms em seus contatos, possivelmente por conta da dificuldade de acesso à internet. No entanto, ainda assim, tem tido acesso frequente a aparelhos celulares dentro do estabelecimento penal.

Kits de informática

As 10 primeiras, de um total de 30 entidades de apoio a pessoas com deficiência, recebem nesta terça-feira (11) kits de informática para otimizar o trabalho prestado. A entrega será feita em uma solenidade no Palácio de Karnak, às 11h. O evento deve contar com as presenças do governador Wellington Dias, os secretários da Educação, Rejane Dias, e da inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo.

Isso é vantagem?

Segundo texto enviado às redações, "o atendimento às vítimas de trauma no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) nesse último final de semana bateu mais um recorde. Somente nos dias 8 e 9 de julho (sábado e domingo) o HUT atendeu 22 vítimas de agressão física e 84 vítimas de acidentes com motocicletas. Se comparado com o final de semana anterior, esses números representam um aumento de 100% e 50%, respectivamente. No geral, o HUT realizou nesse último final de semana 304 atendimentos e 63 cirurgias, um aumento de 7% e 23%". O tom do texto faz entender que se trata de algo positivo... Isso é estranho.

10 de julho de 2017

Um caminho nada fácil

Um caminho nada fácil

Um caminho nada fácil

Um país à beira de um colapso. Isso mesmo: esta é a imagem do Brasil no exterior, mas embora essa situação seja ruim para todos os setores, por incrível que pareça a economia vem dando seus primeiros passos – depois do marasmo a que estava mergulhada. É evidente, que o crescimento é lento, mas já se sente um certo ânimo entre os economistas, entre os investidores. A crise moral que se abateu sobre o mundo político resultou numa retração do mercado, agravando a crise já existente.

Entretanto, nem tudo está perdido: precisamos enfrentar essa batalha nada fácil, procurando eleger políticos realmente compromissados com os anseios do povo. É verdade que a descrença é grande, mas não podemos achar que tudo está perdido, porque com o poder do voto podemos transformar essa situação, desde que acompanhemos os mandato daquele que escolhemos para nos representar no Parlamento. Precisamos estar cônscios de nossas escolhas e cobrar o prometido quando em campanha.

Até o final de agosto, o ex-presidente Lula deverá cumprir agenda em Teresina, segundo o deputado federal Assis Carvalho, presidente estadual do PT. Lula participará de um ato público clamando por eleições diretas imediatas. O principal mote do discurso do ex-presidente estaria baseado no que ele chamou de "defesa do Estado Democrático de Direito". Eleições diretas urgentes estão no cardápio. "Nosso ato é pelo retorno do crescimento econômico com distribuição de renda, do combate às reformas regressivas".

Eleições 2

Uma eleição antecipada para a executiva nacional do PSDB. É isto que deseja o deputado estadual psdbista Luciano Nunes, visando a eleger um novo presidente para o partido – após o afastamento do senador Aécio Neves. Na sua opinião, nesses tempos bicudos, melhor seria o afastamento de Aécio da presidência nacional do ninho tucano. Ainda de acordo com Luciano, um presidente interino resultaria, seguramente, numa fragilização do partido.

Guarda municipal

Uma guarda municipal mais ativa, mas próxima da comunidade. É isso o que está pregando o deputado estadual Evaldo Gomes, do PTC. Para ele, a guarda municipal deveria ter o papel de guarnecer as escolas públicas, já que a violência nas escolas é gritante. O medo está afastando muita gente da sala de aula e apavorando professores, notadamente, no turno da noite. Sai para dar aulas, mas não sabe se volta para casa.

Cursos

Estão abertas, na Casa da Cultura de Teresina, inscrições abertas para dois cursos de férias: Introdução a HQs e Origami. A partir desta segunda-feira (10), os interessados já podem realizar a inscrição na instituição. O curso de Origami será ministrado pela Manu Sato às quartas e sextas no período da tarde, de 12 de julho a 4 de agosto e tem valor de R$ 50,00. Já a oficina de Introdução a HQs é gratuita e irá acontecer de 18 a 20 de agosto no período da manhã com o instrutor Rogério Narciso.

06 de julho de 2017

Sem dinheiro e sem crédito

Sem dinheiro e sem crédito

Sem dinheiro e sem crédito

Aumentou de 21% para 25% a parcela dos brasileiros que tentaram efetuar compras a prazo ou obter algum tipo de financiamento no último mês de maio e não conseguiram, principalmente por estarem com o nome na lista de inadimplentes ou por não terem comprovante de renda. Os dados são do Indicador de Uso do Crédito e de Propensão ao Consumo, divulgados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). 

A pesquisa mostrou que seis em cada dez consumidores brasileiros (58%) não recorreram a nenhuma modalidade de crédito. O restante (42%) indicou ter utilizado ao menos uma das opções do mercado. As alternativas mais apontadas foram os cartões de crédito (35%) e os cartões de loja e crediário (16%). O cheque especial foi o recurso empregado por 7% dos sondados, 5% indicaram os empréstimos e 4% deles, os financiamentos.

Entre os que usaram os cartões de crédito, 65% o fizeram com compras em supermercados; 52% com remédios e outros produtos de farmácias; 37% com roupas, calçados e acessórios; 35% com combustível; e 28% em bares e restaurantes.

Ainda nem passou pela sabatina no Senado, a escolhida pelo presidente para assumir a PGR, Raquel Dodge, já vem sendo assediada por partidos e políticos. O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, astuto como poucos, já se antecipou e tratou de se apresentar à futura procuradora-geral.

A coisa tá feia...

A gente percebe que a crise tá séria quando até tem torra dinheiro público sem pudor começa a ter cuidado com os gastos. Um repórter entrou em contato com um deputado estadual para pedir informações. Pois num é que o parlamentar pediu um número OI ou Tim para retornar a ligação? Será que os R$ 32 mil mensais de verba indenizatória não são suficientes para comprar crédito para o celular, excelência...

Assim também...

Após 24 horas de paralisação, os médicos do Hospital Getúlio Vargas (HGV) retornam ao trabalho nesta manhã de quarta-feira (5). A decisão foi tomada após acordo entre à Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) e o Sindicato dos Médicos do Piauí (SIMEPI).  A diretora geral do HGV, Clara Leal, informa que nenhum paciente será prejudicado em decorrência da paralisação. Segundo ela, as consultas que tinham sido agendadas para os dias 4,5 e 6 foram reagendadas para os dias 25,26 e 27. 

O que não dizem...

A questão é que depois de reunião, o secretário Florentino colocou panos quentes no conflito entre médicos e Sead. Agora, sob a desculpa de criar uma comissão para checar as especificidades dos horários, a medida que poderia moralizar os atendimentos médicos na rede pública agora foram para as cucuias. Além disso, ainda ficou acertado que "será emitida uma folha salarial suplementar, para que sejam feitas as devidas correções no pagamento dos salários e será pago no próximo dia 14 de julho", ou seja, os valores cortados por faltas serão devolvidos. Como diz o Ari, acaba não mundão...

Pode beber 

Foi aprovado, nesta quarta-feira (05), na ALEPI, o Projeto de Lei Nº 142/2015 que regulamenta a venda de bebidas alcoólicas em estádios de futebol no Piauí, de autoria do deputado Júlio Arcoverde (PP). O deputado explica: "Assim, será possível fechar parcerias com empresas de bebidas para captação de verba para reformas ou a simples manutenção dos estádios em troca de exclusividade sobre a venda de bebidas naquele estádio, por exemplo", defende Júlio Arcoverde. O projeto de Lei segue agora para sanção do governador Wellington Dias.

Tempo integral

A deputada federal licenciada Rejane Dias (PT-PI) sugeriu ao deputado federal Maia Filho (PP-PI) a apresentação de emenda ao projeto (PLN 1/2017) da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para 2018, a fim de garantir recursos de Infraestrutura para Educação Básica. A intenção é permitir que escolas estaduais e municipais sejam adequadas ou construídas para cumprir as metas de implementação do ensino em tempo integral, previstas na reforma do ensino médio (Lei Nº 13.415/2017) e na meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE). A meta 6 do PNE prevê que, até 2024, 50% das escolas e 25% das matrículas na educação básica (incluindo os ensinos infantil, fundamental e médio) estejam no ensino de tempo integral.

Comemoração

Instituição jurídica mais antiga do Estado, o Instituto dos Advogados Piauienses (IAP) completa 86 anos nesta quinta-feira (06). Presidido pelo advogado Álvaro Mota, a instituição colaborou com a elaboração do livro Reforma Política, que reúne 24 artigos escritos por membros de 10 Institutos dos Advogados de todo o Brasil e que discute os desafios e as perspectivas da reforma.

05 de julho de 2017

Franzé vai deixar?

Franzé vai deixar?

Franzé vai deixar?

Segundo texto enviado à redação, "devido às peculiaridades de algumas funções na rede hospitalar do Estado, o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, instituiu uma comissão para elaborar uma proposta para o controle de frequência dos servidores da Saúde, de acordo com o Sistema de Ponto Eletrônico. A instituição da comissão foi apresentada ao Sindicato dos Médicos do Piauí(SIMEPI), quando também foi explanada sobre a folha suplementar a ser paga no próximo dia 14. De acordo com ele, a Comissão será responsável por elaborar a parametrização do sistema, em conformidade com as necessidades técnicas específicas das unidades hospitalares e metas de produção estabelecidas pela Secretaria Estadual de Saúde, ressaltando a importância da implantação do gerenciamento compartilhado do Sistema de Ponto Eletrônico". Mais um jeitinho para garantir que médicos continuem indo quando quiserem...

O deputado estadual Pablo Santos tem mostrado ser doutor em se esquivar. Mais uma vez, o presidente da Fundação Hospitalar "deu uma desculpa" para furar a entrevista marcada com antecedência. Das duas uma: ou não tem nada a dizer ou tem medo de falar além do permitido. Até quando gestores públicos vão achar que não têm obrigação de prestar contas de suas ações à sociedade?

Coleta da madrugada

Os moradores do bairro Dirceu estão reclamando da mudança, sem aviso prévio, do horário da coleta de lixo. O serviçoa que antes acontecia às 14 horas surpreendeu as pessoas ao passar às 06 da manhã. Resultado: as famílias ficaram com o lixo dentro de casa causando incômodo. Com a taxa do lixo, a insatisfação é ainda maior agora...

Falando em lixo...

Se o Ministério Público do Piauí for ao Rio de Janeiro, certamente poderá aprimorar as estratégias de fiscalização e investigação sobre o serviço de transporte público, também conhecido como uma caixa-preta por lá. Deve ter muito gestor e parlamentar com medo de que a expertise carioca chegue ao Piauí...

Boa notícia

Os pedidos de falência caíram 12,4% no acumulado semestral em relação ao mesmo período de 2016, segundo dados com abrangência nacional da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Mantida a base de comparação, as falências decretadas caíram 8,2%, enquanto para os pedidos de recuperação judicial e recuperações judiciais deferidas foram observadas quedas de 26,3% e 24,0%, respectivamente.

Teresina Competitiva

O Programa Teresina Competitiva, uma iniciativa da Prefeitura de Teresina, já está na sua segunda fase. Estão sendo realizados trabalhos de pesquisa, onde são observados dados, documentos, entrevistas, relatos, a partir das visitas a instituições e entrevistas com pessoas chaves de cada cluster identificado na primeira etapa do programa. A empresa Cluster Consulting é responsável por realizar esses processos e o programa é financiado pelo Banco Mundial, e tem a sua execução realizada pelas secretarias municipais do Planejamento e Desenvolvimento Econômico.

Mais segurança

O deputado estadual Evaldo Gomes (PTC), preocupado com a segurança no interior do Estado, fez um requerimento solicitando ao secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, deputado Fábio Abreu, um reforço do policiamento ostensivo na cidade de Madeiro.

Parceria

O Governo do Estado e a CDL de Teresina firmaram parceria no Programa de Reeducação Financeira dos Servidores Públicos do Estado. Nesta terça-feira (04), o presidente da entidade, Evandro Cosme, participou de reunião no Palácio de Karnak, e afirmou que a instituição atuará junto ao programa, fornecendo a relação dos servidores com restrições financeiras, através da consulta no banco do SPC, facilitando a quitação dos débitos.

Em Brasília

Participando de debates em torno de ações sociais, o Secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania, Zé Santana, encontra-se em Brasília na reunião mensal do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas), promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário-MDSA. O encontro, que iniciou nessa terça-feira(04) e segue até esta quarta(05), tem como pautas a aplicação de medidas socioeducativas, o balanço da implantação do Programa Criança Feliz, a revisão da Resolução 21 (desbloqueio de recursos do Cras) e perspectivas dos Serviços de Acolhimento para pessoas em situação de rua e pessoas idosas.

04 de julho de 2017

Concurso em curso

Concurso em curso

Concurso em curso

O SESCOOP/PI – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Piauí- vai incrementar o quadro de funcionários e está com inscrições abertas para concurso público. Os interessados podem se inscrever até o dia 26 de julho. Serão 40 vagas para cadastro de reserva para os cargos de Analista de Cooperativismo e Monitoramento, Analista de Operações, Analista Contador e Técnico de Operações e salários de até R$ 2.401,37.

O certame será coordenado pela Crescer Concursos e o edita está disponível no site www.crescerconcursos.com.br, onde o interessado pode realizar a inscrição, que custa R$ 60 para os cargos de nível superior e R$ 40 para nível médio. De acordo com o regulamento, serão disponibilizadas 40 vagas, sendo 10 para cada cargo. As provas serão realizadas no dia 13 de agosto em locais a serem definidos.

Para o cargo de Analista de Cooperativismo e Monitoramento, os requisitos são formação acadêmica: Graduação completa em curso de nível superior (Bacharelado), cursado em Instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário é de R$ 2.401,37.

Os requisitos para o cargo de Analista de Operações são: Ensino Superior completo em Gestão de Cooperativas; Tecnologia em Cooperativismo; Agronomia; Contabilidade; Economia; Pedagogia; ou Administração (Diploma, declarações ou certificados de conclusão de curso, reconhecido pelo MEC). Outras Graduações serão aceitas, desde que tenha concluído pós-graduação lato-sensu reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) na área de gestão de cooperativas, gestão estratégica ou gerenciamento de projetos. O salário é de R$ 2.401,37.

A Guarda Municipal de Teresina começou a atuar nas praças do centro de Teresina nesta segunda-feira (3). Ao todo, 18 guardas municipais se revezarão no horário das 8 às 22 horas, nas praças da Bandeira, Fripisa e Rio Branco, garantindo, assim, a preservação do patrimônio público e contribuindo com a segurança da população que frequenta os espaços.  

Par ou ímpar?

A eleição em segundo turno para escolha do novo imortal da Academia Piauiense de Letras para a vaga da cadeira número 24 terminou sem um vencedor. Os escritores Carlos Nathan Sousa Soares e José Itamar Abreu Costa foram os concorrentes, mas nenhum dos dois conseguiu a maioria dos votos. O pleito ocorreu na manhã deste sábado (1º). Para conseguir a vitória, o candidato deveria obter a metade dos votos mais um, ou seja, 21 votos. Em uma eleição apertada, Itamar Abreu conquistou a preferência de 19 membros da APL e Carlos Nathan obteve 15 votos. Foi registrado ainda um voto em branco e quatro abstenções. Vai ter terceiro turno ou vão recorrer ao par ou ímpar?

Pontos de ouro

A coluna recebeu a reclamação de um paciente que teve de pagar R$ 35 reais para retirada dos pontos após a realização de biópsia para investigação de nódulo. O plano de saúde deveria cobrir o procedimento, não?! Ou será que tem médico ficando mais esperto do que deveria?

Menos juros

O presidente do Banco do Nordeste, Marcos Costa Holanda, anunciou redução das taxas de juros do Giro Insumos, linha de crédito de capital de giro da instituição, com queda de 15% a 20% nos encargos. Com a medida, os juros para essa modalidade de crédito passam de 0,95% e 1,04% ao mês para 0,88% mensais, no caso de empresas com faturamento até R$ 16 milhões ao ano. Para faturamento entre R$ 16 milhões e R$ 90 milhões anuais, as taxas, que variavam entre 1,16% e 1,54% ao mês, caem para 0,95% e 1,04% mensais. No caso de empresas com faturamento acima de R$ 90 milhões ao ano, os encargos de 1,30% e 1,78% passam a variar de 1,12% a 1,32% mensais.

Missão apícola

Visando o fortalecimento da apicultura no semiárido piauiense, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), realiza entre os dias 3 e 7, nas cidades de Teresina, Picos, Santo Antonio de Lisboa, e Simplício Mendes uma Missão Técnica Internacional voltada para o segmento. A Missão tem como finalidade promover um diagnóstico para realização de capacitação e consultoria em tecnologias, inovação, educação, gestão e qualidade de vida do trabalhador do setor, abrangendo desde a produção até a venda e exportação.

Refis

Começou nesta segunda-feira (3) e vai até o dia 30, o prazo de adesão ao Refis 2017. Este ano o programa de recuperação fiscal é exclusivamente para o parcelamento de crédito tributário de ICMS. Os débitos consolidados vencidos até 31 de maio deste ano poderão ser parcelados em até 180 vezes. 

30 de junho de 2017

Crise adoece

Crise adoece

Crise adoece

O mercado farmacêutico brasileiro continua a apresentar resultados diferentes dos demais setores da economia em 2017, com um crescimento constante. O dado foi comprovado pela apresentação de um levantamento da Evolução de Vendas de Medicamentos em Reais nas Farmácias, comparando o período de um ano a partir de abril de 2017 com o mesmo período de 2016, segundo dados da QuintilesIMS.

De acordo com o levantamento, ocorreu um crescimento de 10,8% desse mercado, tendo como principal fator o aumento do valor do mix médio de medicamento, responsável por um aumento de 7,8%. Mas também, crise adoece...

Titular da Comissão Mista de Orçamento, o deputado Maia Filho (PP) se comprometeu durante reunião da bancada federal com o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, a inserir uma emenda impositiva à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para execução da obra de alargamento da BR-135, a chamada rodovia da morte. A emenda é orçada em R$ 350 milhões. De acordo com o deputado, as obras devem passar pelo trecho entre Bom Jesus e Eliseu Martins.

Carne fraca, cara dura 1

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) repudia a medida, divulgada pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) aos meios de comunicação, pela qual vai contratar, temporariamente, médicos veterinários para atuar na fiscalização de frigoríficos.

Carne fraca, cara dura 2

A fiscalização agropecuária é uma atividade típica de Estado, portanto deve ser realizada por servidores de carreira a fim de garantir a independência do processo de fiscalização. A contratação de fiscais pagos com recursos das indústrias agropecuárias põe sob suspeição a isenção do trabalho realizado, considerando que algumas medidas da fiscalização geram prejuízo ao segmento.

13ª Encontro de Bois de Teresina

Uma das manifestações folclóricas mais tradicionais da cultura piauiense, o boi, será exaltado neste final de semana no Parque da Cidadania com a 13ª edição do Encontro de Bois de Teresina. O evento é gratuito e tem início a partir das 19h. O estranho é só uma coisa, a tradição diz que a morte do boi é no dia de São Pedro, dia 29. O encontro de bois após a data mostra o quanto Teresina está dissociada da tradição do boi.

Nova associação

A formação de uma associação de pais e mães de bebês com microcefalia foi tema de debate promovido pelo Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). O local atende, atualmente, 85 bebês com microcefalia, diagnóstico que tem mudado a vida de famílias. “A criação de uma associação possibilita aos pais e mães discutir as necessidades em comum e defender os interesses dessas famílias com mais força e representatividade”, orienta o contador Jorge Ivan Teles.

Tentativa

O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (SINDILOJAS/PI) informa que as lojas do Centro de Teresina funcionarão normalmente hoje, sexta-feira, dia 30, quando deve ocorrer movimento de paralisação de algumas categorias. O difícil vai ser conseguir manter as lojas abertas quando começar a manifestação pelas ruas do Centro.

Não querem nem ouvir

Apenas dez dos mais de 500 deputados federais estavam no Plenário da Casa para ouvir a leitura da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra o presidente Michel Temer. Todos sabem que Temer tem a Câmara e que dificilmente os parlamentares deixarão passar a denúncia. No entanto, nem sequer ouvir o que diz o documento mostra o nível de comprometimento dos nossos representantes...

29 de junho de 2017

A volta do busão

A volta do busão

A volta do busão

A nova regra da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que permite a cobrança pelo despacho de bagagem pelas companhias aéreas brasileiras, está em vigor desde o dia 29 de abril. Cada empresa terá a sua própria tarifa adicional, que varia de R$ 30 a R$ 260, e procedimento de cobrança, que fará com que o passageiro informe à companhia aérea antecipadamente sobre sua escolha para evitar custos adicionais.

Apesar da medida ter sido aprovada para a oferta de passagens aéreas mais baratas, as empresas possuem políticas distintas quanto a nova medida e não garantem o barateamento das passagens, não deixando claro qual será o real benefício da mudança ao consumidor. Enquanto isso, o transporte rodoviário mantém o preço total inalterado e continua com a gratuidade do despacho de duas bagagens de até 30Kg cada uma. Dessa forma, o mercado rodoviário torna-se ainda mais competitivo e reforça seu valor para o turismo brasileiro.

Devido às novas regras cada companhia poderá fazer as cobranças da forma que desejar. Com isso, algumas cias aéreas já definiram regras e cobrarão por bagagem de mão, incluindo no valor da passagem o despacho de malas até 23kg, outras terão opções de passagens com direito a apenas a bolsas e mochila. Desta forma, uma viagem de avião de São Paulo para o Rio de Janeiro pode custar cerca de R$ 600 (somente ida), um valor 550% mais alto do que uma passagem rodoviária, que custa em torno de R$ 90 (o trecho) com todas as taxas incluídas.

Circula nas redes sociais  registro de um encontro aparentemente fraterno e inesperado. Na foto, o ex-prefeito Roberth Paes Landim, Braz Quintans, Ednei Amorim e o prefeito Gil Carlos. Inimigos na disputa municipal estariam costurando um acordo para viabilizar a disputa de Gil Carlos por uma vaga na Assembleia Legislativa em 2018? Será que a população de São João sabe que vem sendo negociada como cacho de banana entre seus políticos?


Parceria para o desenvolvimento

O entendimento entre Governo do Piauí e Caixa Econômica Federal para realização de projeto na área de Parcerias Público Privadas (PPPs) vai permitir uma atuação de forma legal e desburocratizada com o setor privado. Como resultado, está prevista a boa aplicação do dinheiro público e também a participação do setor privado, que aplicará recursos. Dessa forma, ao invés de o Estado tomar empréstimo junto à Caixa, o setor privado é que fará o financiamento.  Esse experimento já foi adotado em outros estados e o Piauí espera resultados positivos, como a realização de conjunto de obras e ações nas áreas de água, esgoto, educação, saúde, dentre outros.

Nova loja

Na contramão da crise, a Renner inaugura na quinta-feira, dia 29, sua terceira loja na cidade de Teresina. Com uma área total de mais de 3 mil metros quadrados e investimento de R$ 8,6 milhões, a nova unidade ficará na rua Rua Senador Teodoro Pacheco, 1200 - Centro de Teresina. Essa é a 309ª operação da Renner no País e a 3ª em atividade no estado do Piauí. 

Visita

O prefeito de Uruçuí, Dr. Wagner Coelho – PROS visitou a Secretaria de Saúde, para falar sobre o andamento da reforma do Hospital Regional Dirceu Arcoverde, de Uruçuí. O secretário Florentino Neto garantiu ao prefeito que até o mês de setembro, o hospital será reinaugurado, voltando a realizar cirurgias na cidade e com atendimento de urgência e emergência. 

Acabou o papel?

O governo federal informou que enviará ao Congresso Nacional projeto de lei propondo abertura de crédito suplementar acima de R$ 102 milhões para o Ministério da Justiça regularizar os pagamentos para emissão de passaportes. A Polícia Federal (PF) suspendeu a confecção de novos passaportes. De acordo com nota da PF, a suspensão ocorre por causa da "insuficiência de orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem".

Água mais cara

A partir de 1º de agosto deste ano, a tarifa de água e esgoto, cobrada pela Agespisa nas cidades atendidas no interior do estado, terá reajuste de 4,57%, com base na variação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) dos últimos 12 meses. O reajuste está em consonância com a Lei Federal 11.445/2017, em seu artigo 39. Com o aumento, a tarifa residencial para consumo de até 10 mil litros de água por mês passará dos atuais R$ 25,73 para R$ 26,91. A tarifa social, que beneficia famílias carentes, passará de R$ 11,30 para R$ 11,82.

Reestruturação do SAMU

Nesta quarta-feira (28), o vereador Dudu (PT) participou de reunião na Câmara Municipal de Teresina com a equipe do SAMU e destinou suas emendas contingenciadas para reestruturar o atendimento, além de oferecer melhores condições de trabalho aos servidores. O recurso prevê a melhoria da saúde pública e deve ser aplicado na compra de ambulâncias adequadas e reforma no prédio.

27 de junho de 2017

Manobra da manobra

Manobra da manobra

Manobra da manobra

O presidente da APPM e prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, é mesmo um sujeito persistente. Temendo o seguimento da ação que pede a cassação do seu mandato por suspeita de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2016, ele entrou com um "atestado antecipado" alegando que no referido dia estaria numa consulta em São Paulo. Como atestado justifica ausência em caso de enfermidade e não de suposto compromisso agendado, o juiz do município de forma isenta indeferiu o pedido. No entanto, o prefeito já corria em outra frente. Usando o nome do vice, Dante Quintans, até para não chamar atenção, entrou com mandado de segurança pedindo que o governador Wellington Dias e o secretário das Cidades, Fábio Xavier, sejam ouvidos na audiência marcada para oitiva das testemunhas. Ao jogar até mesmo o nome do governador na fogueira para salvar a própria pele, Gil Carlos conseguiu adiar a audiência que seria realizada nesta quinta, dia 29, no Fórum de São João. As manobras realizadas pelo prefeito mostram que se o assunto for tentar salvar o mandato, Gil Carlos desconhece aliados, amigos e padrinhos. Escorpião é escorpião.

O que muitos tentam e poucos conseguem. Popular ou não, Michel Temer é o presidente até que a Justiça ou a política digam o contrário e o senador Ciro Nogueira é, de fato, um dos poucos piauienses com acesso direto a ele. Se isso traz benefícios ao Piauí, apenas o tempo dirá. 


Avep reúne vereadores do Vale do Gurgueia

Vereadores de 21 municípios da região do Vale do Gurgueia participaram do encontro realizado pela União das Câmaras Municipais (Avep) na cidade de Bom Jesus. Além dos presidentes de Câmaras, o evento foi destinado aos vereadores, tesoureiros e controladores das Casas Legislativas. O presidente da Avep, Ronnivom de Sousa, elogiou o empenho dos parlamentares em se qualificar para o desempenho da atividade legislativa.  

Avep e TCE juntas no controle social

De 28 a 30 de junho, o TCE realiza mais um seminário de formação de controladores sociais e ouvidoria itinerante, desta vez na cidade de Floriano. O presidente da Avep, Ronnisom de Sousa, estará no evento e convocou todos os vereadores da região a participarem. O objetivo do TCE é qualificar pessoas e entidades sociais a fiscalizarem a utilização dos recursos públicos.

Concurso mantido

O juiz da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, João Gabriel Furtado Batista, negou a concessão de medida liminar, interposta em ação civil pública do Ministério Público do Piauí, que pedia a suspensão da realização da 3ª etapa do concurso para agentes penitenciários nesta segunda-feira (26) – teste de aptidão física. O Ministério Público havia pedido que a prova de Noções de Informática fosse anulada devido à repetição do gabarito – o mesmo da prova realizada em setembro de 2016, porém anulada, após investigação e comprovação de fraude. O pedido liminar seria, portanto, para impedir a continuidade do concurso.

Boa tentativa

O prefeito Firmino Filho estará em Brasília nesta terça-feira (27), no Ministério dos Transportes, para tratar da questão do aeroporto de Teresina. De acordo com o chefe do executivo municipal, existe um bloco de aeroportos do Nordeste que serão colocados em processo de privatização e a ideia é incluir o novo aeroporto de Teresina nesse pacote através de Parceria Público-Privada (PPP).

Que seja para o bem

O presidente da República, Michel Temer, sancionou, nesta segunda-feira (26), a Lei que autoriza a diferenciação de preço de acordo com o método de pagamento. A norma permite que os comerciantes cobrem um preço diferente caso o serviço seja pago à vista ou no cartão de crédito ou débito. O consumidor espera que a medida seja para beneficiar o consumidor, afinal, já está difícil levar compradores às lojas e aumentar os valores só dificulta.

26 de junho de 2017

Imagem corroída

Imagem corroída

Imagem corroída

A violência que campeia em todas as direções e as alarmantes denúncias das autoridades sobre os rombos aos cofres públicos estão, a cada dia, corroendo mais a imagem do Brasil no exterior. Ao invés do rótulo de “país tropical, carnaval e futebol”, que vigorou durante décadas, em decorrência das atrações turísticas que se vendia para o exterior, o Brasil agora é visto com um lugar violento onde a subtração do erário público virou rotina, ação diária, sem tréguas nem barreiras.

Impossível mencionar os danos que essa nefasta realidade causa na economia, em investimentos etc. Infelizmente, o que se comenta na imprensa mundial sobre essas terras tupiniquins é de assombrar os investidores. Contudo, apesar de todas as mazelas que assolam esta nação continental, os economistas já veem um crescimento, ainda pequeno, mas já delineando a subida do gráfico. O que não deixa de ser animador.

Dois senadores piauienses, que fazem parte da Comissão de Assuntos Sociais, Elmano Férrer (PMDB) (foto) e Regina Sousa (PT). Na votação que jogou por terra o relatório do senador Ricardo Ferraço (PSDB) que trata da reforma trabalhista, Elmano Férrer votou pela aprovação e Regina Sousa contra. O projeto segue para a Comissão de Constituição e Justiça para em seguida, ser votado no plenário. E o eleitorado atento.

Reajuste

Os servidores estaduais estão em festa: tudo porque o governador do Estado, Wellington Dias, afirmou que deverá encaminhar uma lei para a Assembleia Legislativa concedendo reajuste salarial geral, ou seja, para todos os servidores, lembrando que várias categorias já tiveram reajuste este ano e que, inclusive, já houve até reajuste geral em razão das mudanças relacionadas à reforma estadual da previdência.

Assaltos

Assaltada pela sexta vez, a Igreja Santa Joana D’arc, localizada no bairro Mocambinho, zona Norte da cidade, vem deixando em polvorosa a população do bairro, em especial os fiéis que não aceitam esse desrespeito ao templo religioso. O último assalto aconteceu na semana passada, quinta-feira, por volta das 11h. Indiferentes às câmeras de segurança – que registraram toda a ação dos bandidos -, eles levaram celulares dos funcionários e cerca de R$ 3 mil.

Medo

Sem policiamento e muito malandro solto, o centro de Teresina está se tornando uma verdadeira mina para os amigos do alheio. Segundo comerciantes donos de bares, na noite, fica impossível trabalhar sem qualquer segurança. Essa situação vem prejudicando esses trabalhadores, visto que a clientela está desaparecendo pouco a pouco.

Parque

Se depender da boa vontade do prefeito de Teresina, Firmino Filho, desta vez o Parque Floresta Fóssil será mesmo preservado: o objetivo é tornar esse parque, às margens do rio Poti, referência de ambiente de lazer para a população. Há muito que o local vem sofrendo depredação, embora estudiosos sempre garantiram que a floresta fóssil de Teresina, com seus troncos petrificados em pé, é uma das mais preservadas do planeta.