Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

2018 deve comprovar fim da polarização entre PT e PSDB

2018 deve comprovar fim da polarização entre PT e PSDB

10/11/2017 09:19

2018 deve comprovar fim da polarização política nacional entre PT e PSDB

Ao que tudo indica, o ano de 2018 deve comprovar o fim da polarização política brasileira entre PT e PSDB. Os dois partidos que disputaram acirradamente à Presidência da República brasileira de 1994 até 2014, caminham cada vez mais para perderem o protagonismo eleitoral. No caso do PT, enquanto Lula gozar de grande popularidade, a sigla vai se manter num patamar de grande partido nacional. Caso Lula não seja candidato a presidente ano que vem, o partido deve entrar definitivamente em declínio. Já o PSDB, se esforça cada dia a mais para piorar sua situação. Além da disputa interna entre Alkmin e Dória, Aécio Neves acaba de atear ainda mais fogo no ambiente interno do partido. Ao destituir Tasso Jereissati do cargo de presidente interino e bancar apoio de parte da sigla a Temer, Aécio age com mesquinhez política e ajuda a levar a piorar ainda mais a situação de seu partido.

O vereador R Silva (PP) esteve reunido na tarde desta quinta-feira (09) com representantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros em uma audiência, mediada pelo Procurador Geral de Justiça, Cleandro Moura, na sede do Ministério Público do Estado do Piauí. A reunião tratou sobre o reajuste salarial da categoria. Na ocasião, o vereador solicitou ao procurador uma reunião com o governador Wellington Dias (PT) para discutir maneiras de melhorar as condições de trabalho dos militares e bombeiros. 

Aegea vai recorrer

A Aegea, que administra a empresa Águas de Teresina, enviou nota se posicionando sobre a decisão do TCE. “A Aegea Saneamento respeita a decisão proferida pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí e informa que irá acionar os recursos cabíveis, por entender que seguiu todos os procedimentos normativos durante o processo licitatório para a subconcessão dos serviços de água e esgoto no município de Teresina, tendo sido a primeira colocada no certame, bem como assinou o contrato dentro dos parâmetros legais”.

Na Justiça

Agora a discussão sobre a licitação e o contrato da Águas de Teresina com o Governo do Estado continua em outro palco. A própria presidente do STF, ministra Carmem Lúcia, ao determinar que o processo seguisse no TCE-PI, escreveu, em seu voto, que o contrato assinado entre o Governo do Estado e a Aegea permanece vigente até o trânsito em julgado dos Mandados de Segurança que tramitam no Supremo.

Prestação de contas

Diretores de 30 Unidades de Ensino Municipal de Teresina participaram nesta quinta-feira (9) de reunião com o objetivo de esclarecer dúvidas em relação à utilização de vários recursos recebidos por sua Unidade de Ensino. A reunião abordou a prestação de contas e monitoramento de saldos existentes. Durante a reunião os temas abordados foram sobre a flexibilidade no uso de saldos das ações agregadas, a flexibilização no uso de saldos de escolas extintas ou paralisadas, a nova forma para restituição de valores e sobre o prazo para guarda da documentação.

Saídão menor

O Plenário da Câmara encerrou na tarde de ontem (9) a discussão do Projeto de Lei 3468/12, com a proposta de mudar regras de saída temporária de presos em regime semiaberto, conhecida como “saidão”. Agora, os presos podem sair no máximo duas vezes por ano, com saídas de no máximo quatro dias. O deputado Silas Freire atacou a aprovação do projeto e pedia o fim de todas as saídas.

Bancada da bala

O deputado Evaldo Gomes (PTC) apresentou indicativo de projeto de Lei que prevê isenção de impostos de ICMS para policiais militares, bombeiros, policiais civis, agentes de segurança e agentes penitenciários ativo na compra de armas de fogo e munição. Ainda segundo o Projeto, cada profissional será isento do imposto na compra de até duas armas, ressaltados os casos de furto ou roubo devidamente comprovados perante investigação por período não inferior a cinco anos. 

Benefício

A Comissão de Minas e Energia da Câmara aprovou, na quarta-feira (8), o Projeto de Lei 38/15, do deputado Sergio Vidigal (PDT-ES), que estende a validade da Tarifa Social de Energia Elétrica, que hoje beneficia a população de baixa renda, para hospitais públicos e filantrópicos.

Mais sobre: