Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Apaga as luzes

Apaga as luzes

12/07/2017 10:24

Apaga as luzes

O que se viu ontem no Senado Federal é a tradução do sentimento dos brasileiros no contexto atual. No escuro, paralisado, sem perspectivas. A iniciativa de apagar as luzes do plenário foi do presidente da Casa, senador Eunício de Oliveira, ao ser impedido por parlamentares de oposição para presidir a sessão na qual seria votada a Reforma Trabalhista. A cena é perturbadora e mostra o desamparo no qual o brasileiro se vê hoje diante dos seus "representantes".

Foi sancionado ontem projeto de lei de conversão da Medida Provisória (MP) 759/2016, que estabelece novas regras para a reforma agrária e a regularização fundiária no país. O superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Piauí, Howzembergson de Brito Lima (à direita, na foto com o presidente da Autarquia, Leonardo Góes), acompanhou a solenidade em Brasília.


Octógono virtual

O clima é tenso no grupo de WhatsApp que reúne imprensa, Secretaria de Segurança e Sindicato dos Policiais Civis. É que qualquer postagem do Sinpolpi ou da assessoria da SSP é sempre rebatida por um ou outro integrante do grupo. A discussão de ontem foi sobre a situação das delegacias que foram entregues pelos delegados. O bate-boca envolve áudios, links, notas de repúdio e fotos. Os jornalistas assistem a confusão de camarote.

Terceirizados pedem pagamento do reajuste salarial 

Terceirizados da empresa Belazarte denunciam o não pagamento do reajuste salarial. Segundo eles, a empresa afirmou que pagaria o aumento no mês de março, mas já está no fim do semestre e o reajuste ainda não foi incluso na folha de pagamento dos trabalhadores. Um dos terceirizados, que preferiu não se identificar contou que a categoria está indignada pois a alegação da empresa é que está aguardando a homologação do Ministério do Trabalho e do sindicato para pagar o aumento e o retroativo, porém nenhuma das instituições dão uma solução. A empresa não quer se pronunciar sobre o assunto, mas afirma que aguarda a homologação do Ministério do Trabalho para fazer o documento oficial com o aumento. 

No vermelho

A inadimplência do consumidor caiu 0,8% no 1º semestre de 2017, na comparação com o 1º semestre de 2016, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Na avaliação acumulada em 12 meses (julho de 2016 até junho de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração de 3,1%. Na avaliação mensal dessazonalizada, a inadimplência caiu 6,7% em junho frente a maio. Já quando comparado o resultado contra o mesmo mês de 2016 (junho de 2017 contra junho de 2016) houve queda de 5,4%.

Prazo

Três candidatos classificados no concurso de 2014 para o cargo de professor efetivo e dois do último certame realizado em 2016 estão sendo convocados pela Prefeitura de Teresina para tomar posse. A convocação foi publicada semana passada no Diário Oficial de Teresina e os nomeados têm o prazo de 30 dias para se apresentarem à Coordenação de Registro da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema).

Leilão

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) realiza no próximo sábado (15) leilão de 115 veículos, sendo 106 motocicletas e 9 automóveis, todos em bom estado e condições de circulação. O leilão ocorrerá no auditório da Vip Leilões, zona Leste de Teresina, das 9h às 11h30 e de 14h30 às 17h.

Férias

O Parque da Cidade vai receber, neste período de recesso escolar, uma colônia de férias para crianças e adolescentes de Teresina. As inscrições estão abertas e seguem até a próxima sexta-feira (14) no Parque da Cidade. O evento é aberto para crianças de idade entre 8 e 12 anos, que devem estar acompanhados dos pais. Os responsáveis devem levar documentos de identificação para realizar a inscrição. As atividades, que vão ocorrer a partir do dia 17 de julho, serão realizadas por meio de parceria entre as secretarias municipais de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), de Esportes e Lazer (SEMEL) e Meio Ambiente (SEMAM).

Fonte: ODIA
Mais sobre: