Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Apesar de ajustes, prefeito deve buscar diálogo ao invés de confronto

Apesar de ajustes, prefeito deve buscar diálogo ao invés de confronto

17/11/2017 09:02

Apesar de ajustes, prefeito deve buscar diálogo ao invés de confronto

A derrota do prefeito Firmino Filho (PSDB) na Câmara Municipal de Teresina foi significativa. Agora, o caminho natural para ele é promover ajustes em sua equipe para reformular a base aliada. No entanto, o prefeito deve buscar o diálogo com os parlamentares e acalmar os ânimos. Um confronto direito pode causar ainda mais transtornos ao gestor, afinal de contas, o presidente da Câmara tem autonomia para decidir a pauta de votações. Num cenário mais radical, 10 vereadores são suficientes para abrirem uma Comissão Parlamentar de Inquérito e fazer barulho em cima de algum tema que pode causar desconforto ao Palácio da Cidade. Por este motivo, para ter uma gestão tranquila o prefeito deve avaliar o cenário com serenidade e continuar contando com apoio da ampla maioria da base aliada. 

A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) entregou, na manhã desta quinta-feira (16), uma nova viatura e materiais de segurança operacional para agentes penitenciários da Colônia Agrícola Penal Major César Oliveira. Entre os materiais entregues estão pistolas calibre .40, coletes balísticos e munições, que farão parte do aparato de segurança na unidade penal, servindo de suporte técnico para ações de táticas adotadas na Major César. 

Lembrança I

Há alguns dias, o vereador Dudu (PT) se reuniu com o deputado Themistocles Filho (PMDB) e afirmou que defende o nome do presidente da Alepi para vice na chapa de Wellington Dias para governador do Estado. E por falar em Dudu, foi ele quem apresentou requerimento para antecipar a eleição para Mesa Diretora da Câmara de Vereadores.

Lembrança II

Em 2010, Silvio Mendes deixou a Prefeitura de Teresina para sair candidato a governador do Piauí. Na hora que o vice Elmano Ferrer sentou na cadeira apoiou outro candidato para o governo. Em 2018, a história pode se repetir caso Firmino Filho (PSDB) deixe a Prefeitura para concorrer o Palácio de Karnak. É que o vice-prefeito Luís Júnior é do PMDB e aliado de primeira hora de Themistocles Filho, provável vice de Wellington ano que vem. Caso assuma o mandato de prefeito, Luís Júnior certamente apoiará Wellington, por causa de Themistocles.

Audiência

A Assembleia Legislativa realizará audiência pública no próximo dia 23, às 9 horas, para debater a suspensão de aulas aos sábados nos estabelecimentos de ensino no Piauí, atendendo requerimento apresentado pelo deputado Francis Lopes (PRP).  A audiência pública será realizada pela Comissão de Saúde, Educação e Cultura no plenarinho da Assembleia.

Apresentação

O prefeito Firmino Filho ministrou ontem, em Barcelona, durante o Smart City Expo & World Congress, o painel com o tema "Cidades se adaptando a climas mais extremos”. Na sua apresentação, o chefe do executivo municipal explanou sobre o Programa Lagoas do Norte, o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) e o Projeto de Revitalização do Centro.

Apoio ao esporte

O ex-governador e Presidente da Federação das Indústrias do Piauí (FIEPI), Zé Filho, recebeu ontem (16) dirigentes do Parnahyba Sport Club para uma reunião. O presidente do clube, Batista Filho, esteve presente e apresentou o projeto para o time na temporada de 2018, citou ainda que já iniciou as contratações para a próxima temporada visando principalmente a Copa do Brasil e o Campeonato Piauiense, este que já inicia no dia 20 de janeiro.

Agricultura Urbana

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 906/15, do deputado Padre João (PT-MG), que cria a Política Nacional de Agricultura Urbana e estabelece ações que devem ser empreendidas pelo governo federal, em articulação com estados e municípios.

Mais sobre: