Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Apesar de tensão, pragmatismo ajuda manutenção de aliança entre PP e PT

Apesar de tensão, pragmatismo ajuda manutenção de aliança entre PP e PT

06/11/2017 09:07

Apesar de tensão, pragmatismo ajuda manutenção de aliança entre PP e PT 

Divergências e desarranjos marcam a relação entre PP e PT no Piauí. Nos últimos meses foram vários episódios capazes de estremecer ainda mais o tenso relacionamento. No entanto, Ciro Nogueira e Wellington Dias são políticos experientes e pragmáticos. Paixão e ideologia políticas são coisas de militância. Os políticos profissionais pensam com a ponta do lápis, fazendo contas e mensurando o que ganham e perdem a cada passo. Ttanto Wellington Dias quanto Ciro Nogueira sabem que um precisa do outro. É melhor para os dois que permaneçam juntos, com a parceria sólida. O único desarranjo que pode de fato tirar o PP do governo, é se por acaso aparecer algum candidato competitivo para enfrentar Wellington Dias em 2018. Se este nome não aparecer, certamente o PP não sairá do governo.

A Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio do Núcleo Especializado de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, acompanha com cautela a tramitação do projeto recentemente aprovado pelo Senado Federal alterando a Lei Maria da Penha e que aguarda sanção presidencial. A defensora pública Lia Medeiros afirma que a maior preocupação em relação à alteração diz respeito à contida no art. 12-B, possibilitando a concessão de medidas protetivas pela autoridade policial. Segundo a defensora, inserida com o objetivo de imprimir maior celeridade para aplicação das medidas protetivas, a medida esbarra, na verdade, em inúmeros impedimentos de ordem prática e técnica.

"Golpistas amigos”

Levantamento do jornal Folha de São Paulo mostra que apesar do discurso de golpe, PT e PMDB pretendem estar juntos em pelo menos seis estados nas eleições do ano que vem. A reportagem cita o Piauí, onde o PMDB sonha com o espaço de vice na chapa governista ano que vem. Themistocles Filho está cada dia mais confiante na aliança e no espaço de vice.

Vida própria 

A O PC do B lançou ontem (5) a deputada gaúcha Manuela d’Ávila como pré-candidata à Presidência da República. Caso a candidatura siga firme em frente, é um banho de água fria no Partido dos Trabalhadores, que em nível nacional sempre teve o PC do B como força auxiliar e aliado de todas as horas. Será que nem o PC do B acredita na candidatura de Lula?

Combativa sempre 

A sempre combativa Leida Maria Diniz está aposentada das funções de promotora no Ministério Público Estadual, mas continua firme, agora nas redes sociais. Reconhecida pela atuação nas áreas dos Feitos da Fazenda Pública e com bela trajetória na defesa de crianças e adolescentes, o perfil no facebook de Leida Maria de Oliveira Diniz continua apontando e comentando sobre erros do Poder Público e de agentes públicos.

Demissões sumárias

Na última semana, centenas de servidores comissionados perderam o emprego nas prefeituras de José de Freitas e Esperantina. No caso de José de Freitas, o prefeito Roger Linhares (PP) argumentou que o município precisa cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal e a queda de repasses o obriga a manter em dia, os serviços essenciais. No município, 150 pessoas foram demitidas. Em Esperantina, 127 comissionados foram exonerados. Lá, servidores efeitivos amargam salários atrasados. A prefeita Vilma Amorim (PT) também argumentou que a crise financeira é a principal responsável pela medida.

Mais um aumento 

As refinarias aumentaram ontem (5) os preços do gás de cozinha para uso residencial em botijões de até 13 kg (GLP P-13). O aumento é de 4,5%, em média. Se o reajuste for repassado integralmente ao consumidor final, o botijão pode chegar a aumentar em média 2%, uma alta de R$ 1,21, segundo os cálculos da companhia – mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos.

Crise para quem?

O Banco Itaú Unibanco bateu mais um recorde nos lucros, alcançando R$ 6,2 bilhões no terceiro trimestre deste ano. O valor é 12,7% maior que o lucro obtivo no mesmo período do ano passado. A crise econômica e as medidas econômicas do governo federal que tem afetado negativamente a vida dos mais pobres, também tem afetado positivamente o lucro das instituições financeiras.

Fonte: ODIA
Mais sobre: