Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

As certezas deixadas por Lula no Piauí

A visita do ex-presidente Lula ao Piauí deixa duas certezas.

05/09/2017 13:34

As certezas deixadas por Lula no Piauí 

A visita do ex-presidente Lula ao Piauí deixa duas certezas. A primeira é de que ele reina em popularidade no Estado, entre todos os segmentos. A segunda é que ele está em campanha eleitoral antecipada e sua equipe não escondeu isso, ao deixar locutores nos eventos falarem abertamente em 2018. Lula demonstra que apesar de enfrentar acusações fortes nos últimos anos, ainda domina o palanque, tem o discurso eloquente e entrando na disputa ano que vem, será o nome a ser batido. Enquanto o PMDB não apresenta nomes populares, o PSDB observa a disputa interna entre Alckmin e João Dória, o PT segue em frente com o discurso de que apesar dos escândalos, Lula fez muito aos mais pobres. No entanto, a radicalização das eleições também pode ajudar Bolsonaro, que corre pela direita em busca de visibilidade. 


Lair Guerra de Macedo

A piauiense Lair Guerra de Macedo, natural de Curimatá no extremo sul do Piauí, foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz. Formada em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialização em Administração de Saúde Pública e Doenças Sexualmente Transmissíveis pelo Center for Disease Control (CDC), em Atlanta nos EUA, a piauiense foi pioneira na luta contra a AIDS no Brasil e comandou o programa brasileiro de controle de DST/AIDS nos dez anos mais críticos da epidemia no mundo.


Ciro apoia Lula 

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, afirmou que são grandes as chances dele apoiar Lula no Piauí nas eleições do ano que vem. O interessante é que na mesma fala, ele diz que se não for Lula, o partido também pode apoiar o PSDB. Na prática, é uma prova de que a ideologia partidária vale pouco atualmente, uma vez que as siglas mudam de um lado para o outro a depender a circunstância. 

Sem mudanças no INSS 

Com gestão bem avaliado e apoiado pelos servidores, o atual superintendente do INSS no Piauí, Ney Ferraz Júnior, sobreviveu às mudanças nos órgãos federais no Piauí e vai permanecer no cargo. A garantia é do deputado federal Mainha (PP). “O Ney Ferraz é servidor de carreira do INSS e está tendo um bom desempenho no cargo, com apoio dos servidores. Por isso, o PP decidiu mantê-lo na chefia do órgão”, disse. 

Mainha decide 

Muito se falou que o deputado Mainha (PP), na condição de suplente, provavelmente não indicaria nomes para cargos federais. A realidade é outra. Segundo ele, os dirigentes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Chesf (Companhia Hidroelétrica do São Francisco) no Piauí, já foram exonerados, faltando apenas a nomeação dos indicados para os dois cargos - o ex-prefeito Nonato Pereira, para o MDA, e o advogado Bruno Correia Lima, para a Chesf. 

Show 

O cantor e compositor Zé Roraima é a atração de amanhã (06), no projeto Boca da Noite, em Teresina. O artista veterano e já consagrado no cenário musical piauiense se apresenta a partir das 19h, no Espaço Osório Jr/Club dos Diários. Conquista Teresina agora conta com uma seccional do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados – CESA. Essa vitória para as associações de advogados do Piauí foi concretizada durante visita do presidente nacional do CESA, Carlos José Santos da Silva, em encontro na sede da OAB-PI. O momento também contou com a assinatura da ata por representantes das sociedades de advogados piauienses.

Mais sobre: