Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governo federal adere o caminho fácil das privatizações

Governo federal adere o caminho fácil das privatizações

24/08/2017 10:11

Governo federal adere o caminho fácil das privatizações

O governo federal começou colocar em prática a política de privatizações. Ontem (23), anunciou a venda de 57 projetos de venda ou concessão para a iniciativa privada. Os projetos incluem a Eletrobras, aeroportos, portos, linhas de transmissão de energia, Casa da Moeda, entre outras empresas públicas. Só a médio e longo prazos é possível analisar se a decisão é correta ou não. No entanto, mostra que o Estado tem sido ineficiente em tocar investimentos e serviços em áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional. Com a privatização, a regulação dos serviços é essencial para garantir um mínimo de qualidade na prestação dos serviços à população. A privatização é um caminho fácil para o governo, que vai receber dinheiro e “se livrar” de problemas causados pela má gestão. No entanto, a cada bem público perdido pela sociedade, a população vê seu patrimônio se desfazer. 

O governador Wellington Dias participou, na terça-feira (22), no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília, da posse do advogado Marcus Vinicius Furtado Coêlho na Academia Brasiliense de Letras (ABL). Nascido no Maranhão, mas criado no Piauí, o jurista, considerado por muitos como um piauiense, assume a cadeira de número XXXV, cujo patrono é o maranhense Coelho Neto, em sucessão ao Acadêmico Fontes de Alencar. 

Lula, o pragmático

Em caravana pelo Nordeste, o ex-presidente Lula (PT) subiu em palanque em Alagoas ao lado do senador Renan Calheiros e do governador Renan Calheiros Filho. No Senado, um dia desses, Renan votou pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT). O fato mostra que Lula está disposto a fazer as mesmas alianças pragmáticas para buscar vitória ano que vem. Em Sergipe, ele já se reuniu com um governador do PMDB.

Rota de colisão

O deputado estadual Themistocles Filho (PMDB) e o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), podem entrar em disputa pela vaga de vice na chapa de Wellington Dias (PT) ano que vem. No caso de Themistocles, a vaga é pra ele e no caso de Firmino, a vaga pode ser para sua esposa, dona Luci Silveira, hoje no PP, sigla aliada de Wellington. Nos últimos eventos realizados pela Prefeitura, incluindo inaugurações, o único peemedebista que aparece é o vice-prefeito Luiz Júnior.

Erramos

Na edição de ontem (23), em chamada na capa, a legenda da foto de reportagem sobre o casarão abandonado em Teresina cita o movimento que luta pela preservação de “Vila Madalena”. Na verdade, há um equívoco, pois o nome do movimento é “Viva Madalena”. Desculpas. 

Uma ação elogiável

Quem passa pela Rua Benjamim Constant, no Centro de Teresina, logo se admira da estrutura colorida do Centro Municipal de Educação Infantil Thereza Christina, a famosa creche para filhos de mães que trabalham no Shopping da Cidade e Mercado Central. A escola está pronta e será inaugurada pela Prefeitura de Teresina nesta quinta-feira (24), às 16h30. O investimento na obra foi de R$ 1.339.446,37 com recursos próprios da Prefeitura.

Prodater

Os processos em papel deixarão de existir na Prefeitura de Teresina. Numa parceria da Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater) e o Programa de Modernização da Administração Tributária (Pmat) será possível implementar os processos eletrônicos na administração municipal. O processo foi iniciado e a expectativa é de redução de custos e agilizar os processos.

Território

Prefeitos e representantes de seis municípios da região Norte do Piauí participaram hoje (23) de uma discussão na Comissão de Estudos Territoriais (Cete) da Assembleia Legislativa sobre a definição de novos limites territoriais. Em um dos casos de redefinição territorial, entre os munícpipios de Murici dos Portelas e Buriti dos Lopes, os representantes dos dois municípios decidiram pela realização de uma consulta junto a população para saber se será aceito o acordo firmado. A reunião foi presidida pelo deputado Ismar Marques (PSB).

Fonte: ODIA
Mais sobre: