Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Momentos de tensão

Momentos de tensão

03/11/2017 08:44

Momentos de tensão

A relação entre o PP e o governador Wellington Dias (PT) tem passado por vários momentos de tensão. Não são poucos os temas que colocam as duas siglas em campos opostos e sempre que alguém comenta essas divergências, fica claro que nenhuma das partes tentam esfriar os ânimos. Dessa vez, em relação a retirada dos suplentes progressistas da Assembleia Legislativa do Piauí, tudo volta a se repetir. De um lado, integrantes do PP apontam que o governo precisa dialogar melhor com a base. Por outro lado, o governo afirma que não compreende a decisão do PP de votar contra a medida tão importante para equilibrar as contas do governo. Desde o famoso impeachment da presidente Dilma Rousseff, também chamado de “golpe” pelos petistas, passando pelas eleições municipais e o caso da Secretaria de Saúde, não faltam episódios que colocam PP e PT em campos opostos. 

O servidor de carreira da Prefeitura de Teresina, Francisco Canindé, assumiu dia 1º a gestão da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema).  Canindé, que estava como secretário executivo da Sema, é técnico da Prodater, já foi superintendente de Desenvolvimento Urbano da zona Leste, secretário executivo de Orçamento e Gestão da Secretaria Municipal de Planejamento e por duas vezes secretário executivo da Sema, além de ter sido pró-reitor de Administração da Uespi.

Sem folga

O governo do Estado e a Prefeitura de Teresina não decretaram ponto facultativo para seus servidores públicos para sexta-feira (03). Na quinta-feira (02), é Dia de Finados, feriado nacional. Mas na sexta-feira (03), todos os órgãos estaduais e municipais devem funcionar normalmente. Já o Poder Judiciário não perde tempo e os servidores vão poder usufruir de mais uma folga prolongada.

Decisão adiada

A Proposta de Emenda à Constituição 33/2012, que reduz para 16 anos a maioridade penal só deverá ser votada em 2018. A decisão de adiar a discussão, que já se arrasta há anos, é do presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Edison Lobão (PMDB-MA). A redução tem o apoio da chamada bancada da Bala e oposição de entidades ligadas a defesa de direitos de crianças e adolescentes.

Excesso de zelo

O governador Wellington Dias (PT) agiu com excesso de zelo na votação sobre aumento de impostos, ao retirar, aparentemente sem necessidade, membros do Partido Progressista do Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí. Mesmo com os votos de Belê e Bessahzinho contra a proposta que aumenta impostos, o projeto seria aprovado. A medida ainda abriu uma fissura entre o governo e o Partido Progressista.

A não ser que....

A não ser que a saída dos deputados Bessahzinho e Belê Medeiros tenha sido acordada entre os suplentes e o governador. Com a capacidade de articulação política do chefe do Executivo estadual, é provável que ele tenha consultado os suplentes sobre a retirada deles do Plenário da Alepi.

Mutirão no feriado

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) promove, nesta quinta-feira (2), feriado do Dia de Finados, os mutirões oftalmológico e de cirurgia plástica e, no sábado (4), de exames de enteroscopia e urologia. A meta é realizar 84 procedimentos, sendo 30 cirurgias de catarata e 22 de cirurgia plástica, no feriado de finados (2), e, no sábado (4), dois exames de enteroscopia e 30 cirurgias na especialidade de urologia.

O Nordeste brasileiro vive a pior seca dos últimos anos e, buscando soluções duradouras, o senador Elmano Ferrer (PMDB) está visitando as cidades do semiárido piauiense. De acordo com o parlamentar, os problemas da seca persistem, mas as soluções são paliativas e não resolvem o problema da população. “Nós temos que buscar saídas duradouras e permanentes porque é inadmissível, nos tempos de hoje, as cidades do Piauí que atravessam por esse problema terem o carro-pipa como solução. Isso é um programa emergencial que não resolve a questão de forma definitiva”, avalia o senador Elmano.

Articulação oculta

É de causar muitos estragos a tentativa de destituição do deputado Júlio Arcoverde (PP) de titular do bloco PP/PTB/PTC na Comissão de Fiscalização da Assembleia Legislativa do Piauí. Além disso, a informação de que ele não era mais o líder do bloco e foi trocado por Zé Hamilton (PTB) aponta no sentido de que há um braço poderoso atuando contra o parlamentar. Arcoverde disse que se sentiu humilhado pelos colegas e só continuou na comissão por decisão do presidente Luciano Nunes (PSDB), que não acatou a troca de nomes.

Fonte: ODIA
Mais sobre: