Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Novas leis trabalhistas entram em vigor neste sábado

Novas leis trabalhistas entram em vigor neste sábado

11/11/2017 09:05

Novas leis trabalhistas entram em vigor neste sábado

As novas regras trabalhistas entram em vigor neste sábado, 11 de novembro. Ao todo, foram alterados mais de 100 artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e criadas mais duas modalidades de contratação: trabalho intermitente, por jornada ou hora de serviço, e o teletrabalho, à distância. Na prática, só daqui uns seis meses é possível avaliar com clareza quais as mudanças prejudicaram a vida dos trabalhadores e quais realmente contribuíram para geração de emprego e lucro. Mas é preciso que tudo ocorra sob o olhar atento do Ministério Público do Trabalho e da Justiça Trabalhista. Se o governo federal foi capaz de tomar medidas para dificultar a fiscalização do trabalho escravo, é provável que ele não tenha muito interesse em proteger trabalhadores.

Quem viu os discursos do prefeito de Teresina, Firmino Filho, na inauguração da Praça dos Orixás e na entrega das unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, não tem dúvidas: a desenvoltura é de quem quer ser candidato ano que vem. E se o grande problema for a estrutura dele no interior, registra-se aqui uma lembrança: o convite para ele se filiar ao PP já está formulado, partido este que possui cerca de 50 prefeitos no interior. A chama da desconfiança no Palácio de Karnak deve ser acendida.

Queda e Coice

Não bastasse a crise, o mercado concorrido, a justiça morosa e os desafios da profissão, os advogados piauienses tiveram uma péssima notícia: a OAB-PI poderá aumentar em 13% da anuidade para 2018. A classe já organiza uma petição pública on line para judicializar a discussão.

Agenda internacional

O prefeito Firmino Filho viaja na próxima semana para Barcelona, Espanha, onde participa do Smart City Expo & World Congress, referência entre os eventos de cidades inteligentes. O congresso reúne prefeitos, gestores públicos locais, regionais, nacionais e globais, formadores de opinião, instituições acadêmicas, centros de pesquisa, incubadoras, investidores e corporações, atores com poder de tomada de decisão que possam impulsionar a implementação de cidades inteligentes e empoderar seus cidadãos.

Produção rural

No sentido de promover uma troca de experiências com relação a implementação de novas tecnologias para o desenvolvimento do semiárido piauiense, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater), participou até ontem, em Petrolina(PE), da 7ª edição do Semiárido Show. Para o evento, o instituto levou mais de 40 técnicos e agricultores familiares do entorno da divisão do Piauí com o Pernambuco, da região de Paulistana e Território Vale do Itaim.

Combate as drogas

Com a temática “Adolescentes sem drogas, Futuros do Brasil”, teve início na quinta-feira (09) e terminou sexta (10), no auditório do TJ-PI, o VIII Fórum Social sobre Drogas do Estado do Piauí, uma realização da Fazenda da Paz. A solenidade de abertura, que teve como palestrante o Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, contou com a presença do governador Wellington Dias, do Secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania, Zé Santana, do Prefeito de Teresina, Firmino Filho, dentre outras autoridades.

Amigos da Leitura

A Águas de Timon lançou o projeto Amigos da Leitura. A iniciativa mobiliza colaboradores e clientes a fazerem doações de livros infantis, que podem ser entregues na Loja de Atendimento ou na Base Operacional da empresa, e posteriormente serão direcionados ao fomento de conhecimento e criatividade das crianças do Projeto Estação das Flores, do bairro São Francisco, em Timon.

Uma operação de fiscalização realizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), no povoado Morro Branco, zona rural do município de Regeneração, na região centro-norte do estado, resultou na destruição de seis fornos de carvão e na aplicação de multa de R$ 30 mil aos infratores. A ação contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental.

Mais sobre: