Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

O político visionário

O político visionário

29/08/2017 09:39

O político visionário

O folclore político piauiense cita o ex-governador Alberto Silva como um político visionário. E após 20 anos, uma proposta semelhante a defendida pelo ex-governador para minimizar os efeitos da alta temperatura de Teresina, está sendo colocada em prática em Los Angeles, nos Estados Unidos. Lá, o asfalto está sendo pintado de branco. Em 1996, quando candidato a prefeito da capital, Alberto Silva fazia essa promessa para Teresina. A proposta de Alberto Silva era urbanizar o rio Poti, aprofundando seu leito, transformando as margens em atração turística. Naquele ano, ele prometia instalar microaspersores em postes, que disparariam jatos atomizados de água quando a temperatura alcançasse 28°. “A água vai evaporar antes de cair no chão e minimizar o clima em até quatro graus”, prometia. Se a proposta de Alberto Silva ia funcionar ninguém sabe, mas que a atual gestão de Los Angeles aposta nela, isso podemos comprovar.

O Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Erivan Lopes, deu posse a mais dois juízes substitutos na manhã de ontem (28). Segundo o Presidente, os novos juízes chegam em um momento de mudanças no Tribunal e destacou a missão que cada magistrado tem a partir de agora. “Os interesses que deverão atender são aqueles da Constituição e não os do Presidente ou Corregedor. Nós temos juízes, estrutura e servidores e não aceitamos que magistrado diga que não julga processo por falta de condições. A magistratura do Piauí não pode ser tratada como um bico, como um trampolim para objetivos outros”, aconselhou Erivan Lopes.

Devolução

Quase 50 prefeituras de todo o país devolveram ao governo federal o programa Criança Feliz, que tem como garota propaganda a Primeira dama do país, Marcela Temer. Os gestores alegam que no formato atual, o valor repassado pelo governo federal é insuficiente para manter o programa, onde além de aumentar as contratações de pessoal para executar a ação, sua metodologia aponta lacunas em relação as competências técnicas da Assistência Social frente ao novo programa. 

Presidente dos presidentes

O deputado Themistocles Filho nasceu mesmo para o parlamento. Na última sexta-feira, dia 25, foi criado o Colégio de Presidentes das Assembleias Legislativas dos Estados do Nordeste, e ele foi eleito para presidente da instituição. O evento ocorreu em Fortaleza, no Salão Nobre Deputado Alceu Coutinho. O parlamentar ressalta que o órgão será fundamental para levar temas ao Congresso Nacional. 

Aliança 

A dobradinha Wellington Dias e Ciro Nogueira é uma verdadeira via de mão dupla. Ciro Nogueira empresta sua articulação e força política em Brasília, para liberar recursos ao governo estadual e Wellington Dias empresta seu carisma e sua popularidade no interior para Ciro Nogueira. O governador piauiense, mesmo em seu terceiro mandato, tem popularidade imensa no interior e sabe interagir como poucos com a população.

Solidariedade

Um bingo de um garrote no Clube dos Rodoviários, dia 07 de setembro, será realizado com o objetivo de arrecadar recursos para amenizar a situação dos proprietários dos ônibus queimados nos incêndios da semana passada, quando as ordens partiram de dentro dos presídios. As cartelas custam R$ 10,00. 

Orgulho de ser

Já começaram as atividades da 13ª Semana do Orgulho de Ser. O evento, que já faz parte do calendário de eventos do Piauí, reúne centenas de pessoas em uma programação variada com oficinas, shows, mostras de filme, atividades esportivas e ações de prevenção e de cidadania. A programação ocorre entre os dias 26 de agosto até 1º de setembro com atividades gratuitas.  Realizada pelo grupo Matizes em parceria com movimentos de promoção à identidade e cidadania LGBTTs, a Semana tem o apoio do Governo do Estado.

Audiência pública

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) realiza, no dia 1º de setembro, audiência pública sobre o orçamento da instituição. O evento será às 9h, no auditório da Casa de Núcleos, na avenida Nossa Senhora de Fátima, 1342, Bairro de Fátima. A audiência é destinada a apresentar a proposta de orçamento da Defensoria Pública do Estado do Piauí para o exercício financeiro de 2018.

Fonte: ODIA
Mais sobre: