Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

O pragmatismo político atropela ideologia partidária

O pragmatismo político atropela ideologia partidária

01/09/2017 09:41

O pragmatismo político atropela ideologia partidária

Há exatamente um ano do impeachment de Dilma Rousseff (PT), o noticiário piauiense confirma que Ciro Nogueira (PP), classificado pela militância do PT como “golpista”, é o convidado ilustre do jantar que Wellington Dias (PT) vai oferecer ao ex-presidente Lula (PT) na segunda-feira (04), na residência oficial do governador. Certamente, muitos petistas não foram convidados, mas aquele que “traiu” o partido, votando pelo impeachment de Dilma, já confirmou presença. É uma prova de que o pragmatismo político atropela qualquer ideologia, que o interesse pontual pelo poder atropela qualquer coerência e que o discurso de Lula pode até ser um, para atiçar a militância, mas as práticas políticas continuam as mesmas. As prioridades na hora da aliança também. E os beneficiados, certamente os mesmos. Para militância petista, serve uma frase atribuída a Albert Einstein que diz: “Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual”.

O prefeito Firmino Filho e o secretário municipal de Planejamento, Washington Bonfim, estiveram nesta quinta-feira (31) em audiência com a vice-prefeita de Estocolmo para o Meio Ambiente, Katarina Luhr, do Green Party. Os gestores trataram sobre possíveis parcerias  acerca da questão ambiental entre as duas cidades. Estocolmo é o maior e mais importante centro urbano, cultural, político, financeiro, comercial e administrativo da Suécia desde o século XIII. Atualmente, a renda per capita de sua população equivale a oito vezes a da população teresinense. 

Andanças

O deputado estadual Dr. Pessoa encontrou o caminho do Piauí profundo e tem andado por várias cidades do interior. Ele quer medir a intensidade da relação com o eleitorado que mora longe de Teresina. Para bom entendedor, é um sinal claro que ele considera o cargo de deputado estadual pequeno demais para sua liderança. Se a oposição for esperta, vai conseguir capitalizar o apoio dele e pode transformá-lo num nome competitivo.

Sem reformas

Dificilmente o Congresso Nacional analise a reforma da Previdência este ano. Nenhum político que tem interesse em se reeleger vai votar numa proposta que prejudica seus eleitores. Além dela, a reforma política também não deve passar. Não há tempo hábil para as principais discussões e a falta de acordo deve impedir a aprovação das medidas mais importantes. 

Condenação 

A pedido do Ministério Público Federal no Piauí (MPF/PI), a 3ª Vara da Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Cocal de Telha, José Erasmo da Silva, pela prática de improbidade administrativa ocorrida durante seu mandato em 2010. De acordo com a ação civil pública do procurador da República Alexandre Assunção e Silva, o ex-prefeito apresentou prestação de contas de recursos federais repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com irregularidades, no exercício de 2010, para consecução das finalidades do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no montante R$ 86.220,00.

Mutirão de julgamentos

Advogados, trabalhadores e empresas com processos na fase de execução na Justiça do Trabalho do Piauí e dispostos a fazer acordo devem solicitar, até o dia 8 de setembro, a inclusão dos seus processos nas pautas de audiência que ocorrerão na Semana Nacional de Execução Trabalhista. A Semana Nacional da Execução Trabalhista, promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ocorrerá entre os dias 18 e 22 de setembro, com o slogan “Todo processo precisa de um ponto final”.

Olha o golpe! 

Duas grandes redes de supermercados - que por sinal pertencem ao mesmo grupo - estão aplicando um golpe cruel em seus clientes. As empresas têm anunciado promoções em aplicativos na internet, mas a maioria dos produtos anunciados não estão disponíveis nas prateleiras. Conforme confidenciou à coluna, em muitos casos os produtos em promoção expostos nos aplicativos estão com o estoque cheio, mas os gerentes avisam que não devem ser colocados nas prateleiras até que a promoção encerre. 

Fonte: ODIA
Mais sobre: