Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pauta da reforma política esfria e prazo para mudanças diminui

Coluna Roda Viva, publicada nesta quinta-feira (14)

14/09/2017 13:42

Pauta da reforma política esfria e prazo para mudanças diminui 
O Congresso Nacional tem menos de 20 dias úteis para aprovar mudanças na legislação eleitoral, para que elas comecem a valer no ano que vem. Até agora, nada de discussão sobre mudanças estruturais e nem mudanças pontuais foram aprovadas. É difícil a sociedade acreditar que boas mudanças ainda venham dessas discussões. Com o perfil atual do Congresso, é de comemorar se o sistema político não piorar. Ao que tudo indica, o distritão realmente caiu em desgraça e não será aprovado. O fim das coligações entre partidos é um ponto ainda a ser definido, mas precisa percorrer um longo caminho para ser confirmado. O clima de instabilidade política contribui para que os parlamentares tenham medo de alterar significativamente o processo eleitora, já que eles não temem a apática sociedade brasileira. O calendário avança e o prazo para Câmara e Senado aprovarem medidas é 6 de outubro. 

Na manhã de ontem (13), o deputado federal Silas Freire tomou posse na vice-liderança do Podemos na Câmara dos Deputados. O anúncio aconteceu em café da manhã com a presença do Senador Álvaro Dias e da presidente do partido, deputada federal Renata Abreu (Podemos- SP).

Quem será 1? 
Começou o bolão para saber quem vai suceder o secretário de Planejamento da Prefeitura de Teresina, Washington Bonfim. Num primeiro momento, não há favoritos para a vaga. Com grande responsabilidade no planejamento urbano e na esfera administrativa da capital, se o futuro secretário conseguir captar bons frutos, aproveitar a visibilidade e capacidade gerencial da pasta, surgirá aí um nome apto para suceder politicamente Firmino Filho (PSDB) em Teresina. 
Quem será 2? 
Lideranças políticas da região de Esperantina já procuram saber quem será o substituto de Themistocles Filho (PMDB) para vaga de deputado estadual, caso ele seja o candidato a vice-governador na chapa de Wellington Dias. Será que teremos mais um filho herdando o capital político do pai? É esperar pra ver.
Agenda política 
O governador Wellington Dias (PT) não perde a oportunidade de comparecer a eventos ao lado do ex-presidente Lula. Ontem (13), ele abriu mão de agenda administrativa para ir a Curitiba (PR) acompanhar o ex-presidente, que prestava depoimento ao juiz federal Sérgio Moro. 
Respeito 
O prefeito Firmino Filho (PSDB) sancionou a lei que assegura aos transexuais e travestis, que nos procedimentos e atos dos órgãos da administração pública municipal direta e indireta, eles tem o direito à escolha de seu nome social independente do registro civil. A matéria de autoria do vereador Venâncio Cardoso (PP), havia sido aprovada recentemente por ampla maioria na Câmara Municipal de Teresina. O nome social é aquele pelo qual transexuais e travestir se identificam e são identificado(a)s pela sociedade.

O senador Elmano Férrer (PMDB) recebeu (13) o diretor geral do DNOCs, Ângelo José, para debater sobre a Adutora do Sertão. Na oportunidade, o senador apresentou o projeto, que visa explorar o Aquífero Cabeças, a partir de 37 poços que estão sob administração do DNOCs, entre as cidades de Cristino Castro e Eliseu Martins, para captar água e levar para municípios da região do semiárido piauiense.
Mais sobre: