Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Reação de Themistocles é ponto fora da curva na história do parlamentar

Reação de Themistocles é ponto fora da curva na história do parlamentar

22/11/2017 09:10

Reação de Themistocles é ponto fora da curva na história do parlamentar

A reação de Themistocles Filho (PMDB) contra as palavras de Firmino Filho (PSDB) são um ponto fora da curva na história política do parlamentar, conhecido por ser irônico, mas sempre muito calmo, tranquilo e concentrado. Pela forma como reagiu, deixou transparecer que as palavras estavam engasgadas há meses. Ele foi buscar na história elementos para afirmar que Firmino é traidor e fez questão de tornar público que antes das eleições de 2016, o prefeito queria que o PMDB abrisse mão da vaga de vice e que o prefeito não confia no partido. O deputado não aceitou a interpretação do Palácio da Cidade que o transformou em principal articulador da reeleição de Jeová na Câmara, o que na prática tornaria o parlamento municipal uma extensão da Alepi, que ele governa há tantos anos. 

O prefeito Firmino Filho se reuniu com representantes de categorias empresarial e de consumidores de energia elétrica da capital. A ideia foi discutir alternativas em relação à cobrança da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip), ouvindo as reivindicações e propostas formuladas tanto pela equipe do executivo municipal quanto pelo Conselho de Contribuintes. O prefeito explicou que, ainda no ano passado, a Câmara Municipal aprovou alterações no Código Tributário em que se colocava a cobrança da Cosip em 12% do consumo dos clientes, seja eles da categoria residencial ou empresarial.

Olhar atento

A celeuma em relação a eleição na Câmara Municipal de Teresina contribuiu significativamente para aliviar a pressão da imprensa na pauta de votações da Assembleia Legislativa do Piauí. Ontem (21), os deputados aprovaram que o governo do Estado pode contratar empréstimos com instituições financeiras privadas e pagar diretamente a empresas terceirizadas subcontratadas, ou seja, que não são aquelas que efetivamente venceram a licitação. 

Companhia

O deputado Evaldo Gomes (PTC) agora faz companhia para João de Deus (PT) na Assembleia. Ambos são os únicos que defendem o governo de Wellington Dias (PT) das críticas da oposição. 

Acirrada I

As eleições para deputado estadual ano que vem serão bem acirradas. Mas não terá muitos candidatos com expressivas votações, e sim, dezenas de candidatos no mesmo nível de densidade política, na casa entre 20 a 25 mil votos.

Acirrada II

Na disputa pelas vagas de deputado federal no Piauí, também são mais de 15 nomes que já trabalham com chances de alcançarem uma das dez vagas.

Vocabulário agressivo

A tirar pelas palavras ditas por Firmino Filho (PSDB) e Themistocles Filho (PMDB) nas discussões sobre a eleição na Câmara Municipal de Teresina, é provável que se eles chegarem nas eleições de 2018 com a mesma disposição destes dias, o nível do vocabulário nas discussões não sejam tão alto.  “Trama”, “covarde”, “traidor”, ditador”, dentre outras, foram as palavras utilizadas pelos dois.

Selo Ouro para o TRT

No ano em que comemora seu Jubileu de Prata - 25 anos de instalação -, a Justiça do Trabalho do Piauí conquistou o “Selo Ouro", do Conselho Nacional de Justiça. A conquista do Selo Ouro, pelo segundo ano consecutivo, foi anunciada em solenidade na segunda-feira (20) durante o XI Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em Brasília, quando foi divulgado o relatório anual Justiça em Números.

Bem mandado

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Jorge Picciani, é obediente. Basta sua prisão ser decretada pela Justiça que em poucas horas ele se apresenta na sede da Polícia Federal. Ontem (21), pela segunda vez nos últimos dias, ele se entregou rapidamente a Polícia Federal.

Não ria!

Os partidos debocham da cara do brasileiro. Só isso para explicar o fato do PMDB ousar colocar o senador Romero Jucá para no programa partidário na TV, dizer que o Brasil está se recuperando, que as coisas estão no caminho certo e que tudo vai bem. 

Os alunos piauienses que foram a Brasília disputar as modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude etapa de 15 a 17 anos retornaram ao Estado nesta semana com 10 medalhas, sendo três de ouro, quatro de prata e três de bronze. As medalhas de ouro foram conquistadas no atletismo, por Letícia Lima nos 200m e 400m rasos e Luís Fábio no arremesso de peso. 

Mais sobre: