Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Retaliação a performance de pré-candidato

Retaliação a performance de pré-candidato

20/11/2017 09:02

Retaliação a performance de pré-candidato

Na semana passada escreveu-se aqui nesta coluna que Firmino Filho (PSDB) vinha tendo performance de pré-candidato em eventos públicos. Ao que tudo indica, não foi apenas esta coluna que percebeu isso. Aliados de Wellington Dias (PT) e interessados em sua reeleição também perceberam. Nos bastidores do Palácio da Cidade, há clareza na análise de que veio de um aliado do Karnak as orientações para antecipar a eleição de presidente da Câmara e esforço concentrado dos aliados de Wellington para reeleger Jeová Alencar. O final de semana foi de intensa movimentação na casa do prefeito Firmino Filho (PSDB) e agora o que todos querem saber como ele deve se comportar a partir de hoje: ele vai entrar em confronto com os rebeldes ou preferir o diálogo e a cautela. A postura que Firmino terá é essencial para entender o que ele deve fazer ano que vem. Caso não saía candidato a governador, ele ganhou um bom motivo político para oxigenar o grupo de oposição estadual.

O deputado federal Heráclito Fortes (PSB) se reuniu ontem (19) mais uma vez em almoço com o presidente da Câmara (DEM), Rodrigo Maia na Residência Oficial do presidente. Michel Temer (PMDB) chegou no início da tarde ao local. No cardápio, muita comida piauiense que Heráclito sempre faz questão de promover em Brasília. No que diz respeito a reforma ministerial, provavelmente as indicações de João Henrique para um ministério e de um aliado de Ciro Nogueira para outro também estavam no cardápio. 

Expulsão sumária

O senador Romário decidiu expulsar do Podemos, dois deputados estaduais do Rio de Janeiro que votaram para livrar Jorge Picciani da cadeia. Picciani é o presidente da Assembleia Legislativa do Rio e é acusado de cometer vários atos de corrupção. O PSOL também expulsou o deputado estadual da sigla que voto a favor de Picciani.

Agenda na Câmara Federal

O Plenário da Câmara dos Deputados poderá analisar, a partir de terça-feira (21), projetos sobre segurança pública e medidas provisórias que mudam regras do setor de mineração e projetos na área da segurança pública. Um dos pontos mais polêmicos é o projeto que acaba com o auto de resistência para obrigar investigação de todas as mortes em confrontos com policiais.

Agenda na Alepi

Na Assembleia Legislativa do Piauí, a pauta principal desta semana envolve a aprovação das alterações na legislação sobre empréstimo, para viabilizar pedidos de operações de crédito do governo do Estado junto a instituições financeiras privadas. A oposição promete polemizar ao máximo, mas o governo conseguiu aprovar o regime de urgência para apreciação da matéria.

Crescimento na saúde suplementar

O número de pessoas com planos de saúde no Brasil cresceu em outubro, atingindo 47.399.495 de usuários. Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), houve aumento de 84,09 mil beneficiários em relação a setembro.  Os dados mostram que os planos odontológicos também aumentaram em outubro, um acréscimo de 129,06 usuários em relação ao mês anterior, chegando a mais de 22,9 milhões de clientes.

Inaguração

O governador Wellignton Dias e a secretaria de Estado da Educação, Rejane Dias, inauguram, nesta segunda-feira (20), obras em escolas da região de Picos. Os municípios contemplados são Picos, Sussuapara e Aroeiras do Itaim. Ás 8h, os gestores visitam a Escola Normal de Picos e entregam a climatização. Na mesma cidade darão por entregue a climatização do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Marcos Parente. Ás 14h35, o governador inaugura a ampliação da Unidade Escolar São José, em Aroeiras do Itaim. O valor total do investimento, entre ampliação e equipamentos, é de 735 mil reais.

O senador Elmano Férrer (PMDB-PI) esteve na última sexta-feira (17) em Bom Jesus, no Sul do Piauí, para entregar dois veículos que serão usados na assistência à saúde. Na oportunidade, o parlamentar ainda visitou a obra da Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, que está sendo construída com recursos de suas emendas parlamentares.

Mais sobre: