Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Salipi vem aí!

Salipi vem aí!

30/05/2017 09:31

Salipi vem aí!

O Piauí está em contagem regressiva para o início do Salão do Livro do Piauí - Salipi, evento que faz parte da programação anual das famílias, das escolas e dos amantes da leitura. Este ano, grandes nomes vem ao Estado, como Luiz Felipe Pondé e Rossandro Klinjey. Além da feira de livros, apresentações de dança, shows musicais e tudo mais que apenas o Salipi oferece - gratuitamente - ao público. Este ano, o Prêmio Jovens Escritores, realizado pelo Sistema ODIA, em parceria com o Salipi, também traz muitas novidades. Os temas dos trabalhos serão relacionados às lendas piauienses e deverão fazer com que as histórias sejam contadas e recontadas a partir de um olhar atual, contemporâneo. Esse Salipi promete!

O nosso premiadíssimo cartunista Jota A. levou o primeiro lugar em Cartum free e segundo lugar em cartum Ecologia no IX Festival Internacional de Humor da Amazônia. Parabéns Jota A!


Mais espera

O julgamento da morte do jornalista Júlio Cesar de Macedo Galvão foi suspenso por um mandado de segurança expedido pelo desembargador Luiz Gonzaga Brandão. Júlio Cesar Galvão morreu após o carro em que estava ser atingido por outro, que estaria em alta velocidade. O caso completa 11 anos no mês que vem sem chegar a um resultado. De acordo com a defesa do réu Everaldo Ralfa de Sousa, o advogado Gustavo Uchôa, o Tribunal entendeu por aguardar uma decisão que cabe agora ao Supremo Tribunal Federal. “O Tribunal do Júri julga crimes dolosos contra a vida. E a acusação contra meu constituinte é de homicídio culposo, acidente de trânsito, que seria da vara privativa, a sexta vara criminal. Então essa questão da competência [do Tribunal do Júri] está sendo discutida no STF”, explica o advogado. Segundo ele, a decisão do tribunal é só por cautela. “O Tribunal apenas suspendeu até que se aguarde a decisão do Supremo”.

Folha ouviu

O Jornal Folha de São Paulo buscou 122 pessoas, entre artistas, acadêmicos e intelectuais sobre a crise política brasileira. No fim das contas, 30 entendem que Michel Temer deveria deixar o cargo, 1 defende afastamento temporário enquanto Temer estiver sendo julgado, 81 não quiseram responder ou não enviaram suas opiniões, 11 acham que Temer deveria continuar. Confira a seguir algumas opiniões de cada lado.

Com Temer...

Ives Gandra Martins, jurista

"A fita gravada, imprestável nos trechos denominados comprometedores, em nenhum momento compromete o presidente. De qualquer forma, todos os fatos deverão ser investigados até que se conheça a verdade real do golpe dado por dois empresários que se declaram corruptores de 1.823 políticos e que gozam da impunidade absoluta. Se o presidente for culpado, aí sim deverá renunciar".

Sem Temer...

Jorge Kalil, cientista e professor da USP

"Temer deveria sair, e digo isso com muito pesar, já que ele está promovendo reformas estruturantes importantíssimas. A economia dá sinais de recuperação. No entanto, é inadmissível a postura conivente do presidente frente a relatos criminosos de um investigado no momento em que a sociedade clama por ética e transparência".

Van da participação

A Prefeitura de Teresina está ouvindo a população para elaboração do Plano Diretor de Ordenamento Territorial e do Plano Plurianual. Para isso, está percorrendo os principais espaços públicos para colher as propostas. Nesta terça-feira 30, a “van da participação” vai estar no Campus Pirajá da Universidade Estadual do Piauí das 8h às 10h e das 16h às 19h. A população ainda pode apresentar sua ideia através do site Teresinaparticipativa.com.br e do aplicativo Colabore. 

IFPI oferta de 1.665 vagas

A partir de 6 de junho, o Instituto Federal do Piauí abre inscrições para 1.665 vagas em cursos técnicos concomitantes e subsequentes que começarão no segundo semestre deste ano. As vagas estão divididas em 16 cidades: Angical, Campo Maior, Cocal, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Pio IX, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, Uruçuí e Valença. 

Fonte: ODIA
Mais sobre: