Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

União necessária

União necessária

29/05/2017 10:15

União necessária

Uma situação caótica toma conta do País, com a descrença nos que ocupam cargos eletivos, como se a corrupção estivesse infiltrada nos planos de todos que almejam um cargo representativo. É verdade que não se pode generalizar, mas para os mais céticos a cada puxada de fio uma leva de corruptos é descoberta. Infelizmente, até mesmo os políticos que se pensava arautos da dignidade, da tão propalada honestidade em palanque de campanhas, entraram para a vala comum dos que traem a confiança de um povo já descrente, decepcionado pelos desmandos contínuos.

Entretanto, esse espírito de derrotismo não pode abater um povo sofredor, mas que luta, que acredita que o amanhã poderá ser melhor. Não é à-toa que se canta a esperança como um componente do DNA do brasileiro. O momento é delicado, mas não pode ser de total desânimo. Se há tantos políticos corruptos, certamente, há também os que honram o voto recebido nas urnas. O problema maior é, infelizmente, o eleitor, com raríssimas exceções, não acompanha o mandato do candidato a quem confiou seu voto.

Impossível ficar sereno com essa crise moral que o País está atravessando, mas o deputado federal Heráclito Fortes (PSB) está clamando por serenidade, nesse contexto tão conturbado, ressaltando que as reformas da previdência e trabalhista são necessárias para que o Brasil volte a entrar nos trilhos do desenvolvimento.

Redemoinho

A crise política que tomou conta do País, com a delação do empresário Jesley Batista, proprietário da JBS, vem deixando os prefeitos em polvorosas. Para a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o resultado desse emaranhado de acusações podem trazer problemas demais para os já carentes municípios brasileiros, em especial os localizados na Região Nordeste. O termo utilizado para definir a situação é  “consequências inimagináveis”. É esperar para crer.

Em José de Freitas

O A lei que trata sobre o tempo de espera nas filas nos bancos em Teresina, de autoria da então vereadora de Teresina, Flora Izabel (PT), vai servir de modelo para projeto de lei do vereador Tiago Pinto, em José de Freitas. O parlamentar quer que as agências bancárias do município acabem com as longas filas que chegam a registrar demora de até três horas. Isso é mais grave no dia do pagamento dos aposentados. De acordo com a lei, o tempo de atendimento nos dias normais é de 30 minutos.

Estrutura

A Obra Kolping do Piauí, com sede no Dirceu Arcoverde em Teresina, é hoje a instituição sem fins lucrativos mais sólida no Estado. Os recursos são conseguidos por meio de convênios e parcerias com outras instituições governamentais e não-governamentais. Este ano, firmou parceria com o Comitê Betinho, de São Paulo, para a construção de cisternas em municípios do Semiárido Piauiense.

Decisão

O governo já acabou. É assim que a turma do “Fora Temer” está bradando aos quatro ventos. Se há aqueles que querem eleições indiretas, também há uma grande parcela que deseja diretas já, por entenderem que aí está a verdadeira democracia. Quando estiveram em Teresina, recentemente, os senadores do PT, Gleisi Hoffmann e Lindbergh Farias defenderam a aprovação da PEC para a realização de eleições diretas que tramita no Congresso Nacional. O que também não é nenhuma novidade.

Insegurança

Na semana que passou, um homem, por muito pouco, não atingiu com uma faca um rapaz que estava na parada de ônibus, nas proximidades do Hospital Getúlio Vargas, por volta das 21h. quem presenciou a cena ficou revoltado com a falta de segurança a que a população está exposta. Nem mesmo o rapaz sabia o motivo da agressão, dizendo que conhecia o agressor apenas de vista. O crime não foi consumado porque populares agarraram o agressor, tomando-lhe a arma.  

Fonte: ODIA
Mais sobre: