Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Confira receitas do chef Igor Bento na coluna Sabor do Dia

No encerramento das festas juninas, comemoração herdada dos colonizadores lusitanos, apresentamos receitas do chef Igor Bento

27/06/2020 17:08

Foto: Divulgação

São Pedro, São João e Santo Antônio são os santos festejados durante as comemorações juninas, ficando o dia 29 como a data consagrada ao apóstolo de Cristo que foi destacado como o primeiro papa da Igreja Católica, considerado o padroeiro dos pescadores, além de santo das causas difíceis.

No encerramento das festas juninas, comemoração herdada dos colonizadores lusitanos, apresentamos receitas do chef Igor Bento, descendente de português, nascido nas terras piauienses.


Foto: Divulgação

Festa junina, gastronomia e o novo normal

Igor Bento, cuja formação original é Administração de Empresas, com mestrado em Comunicação e Consumo, pertence a uma família que há 23 anos comanda um self service bastante requisitado na zona leste de Teresina. O profissional atualmente atua no empreendimento, depois de morar em São Paulo e fazer capacitações em renomados centros de aprendizagem do segmento da gastronomia.

“O nosso empreendimento é focado na alegria, no carinho e no conforto que confiamos que a comida trás; além do fato de acreditarmos que a alimentação é algo para ser compartilhado, que deve ser feita junto, um ato social”, destaca o chef.

No que se refere a festa junina, Igor, que é piauiense, filho de português com mineira, tem nas delícias juninas lembranças que remetem, por exemplo, ao falecido avô, cujo único prato que preparava com desenvoltura era arroz doce. Outra lembrança de infância do profissional é do preparo da broa de fubá. Por outro lado, o chef também destaca a cozinha típica piauiense como um diferencial, especialmente por meio dos pratos à base de carne de sol.

O novo normal 

“Nós fizemos a transição do self service para o delivery e a ideia é que, com a normalização do funcionamento das atividades, a gente não retorne ao delivery visto que os protocolos indicam que a comida deve ser servida à mesa. Nós já começamos um processo de adaptação porque a tendência é que o modelo antigo deixe de existir”, pontua Igor Bento.

O profissional diz ainda que a grande preocupação que tem, além de garantir a segurança sanitária, é continuar transmitindo aos clientes os valores afetivos que sempre foram a marca registrada do estabelecimento. 

“Estamos empenhados em demonstrar que a nossa comida é feita com dedicação, carinho e sabor, além de transportada de forma segura”, destaca.

“A ‘chave’ talvez seja aliar a boa comida com a necessidade do cliente”, finaliza Igor Bento.


Arroz Doce do Seu Hortensio

250g de arroz tipo A

½ litro de água

½ colher de sobremesa de sal

300g de açúcar

1 ½ de leite

50 g de manteiga

2 paus de canela grandes

2 cascas de limão

3 gemas de ovos+ 300ml de leite

Canela em pó para decorar

Colocar a água, o arroz e o sal numa panela. Cozinhar em fogo médio até que a água seque.

Acrescente o Leite, os paus de canela, as cascas de limão e 25g de manteiga. Misture bem e cozinhe por 20 minutos em fogo médio. Mexa de vez em quando para o arroz não grudar no fundo da panela.

Acrescente o açúcar e cozinhe por mais 15 minutos. Mexa bem para incorporar o açúcar e vigie para quo arroz não grude no fundo da panela.

Desligue o fogo e acrescente o restante da manteiga. Bata as gemas com leite e acrescente bem devagar e mexendo sempre.

Está pronto. Agora é só colocar em uma travessa ou em potinhos individuais e enfeitar com canela.


Broa de fubá mineira (da tia Sônia)

1 xícara de chá de Água

1 xícara de chá de Leite

1 xícara de chá de Óleo (não muito cheia)

1 xícara de chá de Açúcar (não muito cheia)

1 xícara de chá de Fubá de Canjica

1 xícara de chá de Farinha de trigo

1 xícara de café de polvilho doce

Ovos até dar o ponto enrolar, em torno de 6 unidades

Pitada de sal

Canela, erva doce a gosto

Misture em uma vasilha o fubá e farinha de trigo.

Em uma panela, leve ao fogo, o leite, a água, óleo e o açúcar. Assim que começar a ferver, acrescente aos poucos, a mistura do fubá com a farinha de trigo,  mexendo com uma colher a massa em torno de 10 minutos, até desprender do fundo da panela .

Coloque esta massa quente,  sobre o polvilho doce. Espere esfriar. Amasse acrescentando aos poucos os ovos, até dar o ponto de enrolar. Assar a 180 graus.

DICA- colocar a assadeira da broa dentro de outra vazia, evitando assim, queimar o fundo da broa.


Escondidinho de carne de sol

1 kg de carne de sol

3 cebolas em rodelas

3 dentes de alho amassados

Pimenta do reino e sal a gosto

Manteiga da Terra

800g de macaxeira cozida

5 colheres de sopa de Manteiga da terra

200g de requeijão

400ml de leite

150g de mussarela ralada em ralo grosso

Sal

Cozinhar com 1 cebola, alho, sal e pimenta em grão por 20 minutos na panela de pressão.

Esperar esfriar e desfiar.

Coloque em uma frigideira as 2 cebolas restantes em rodelas, a carne desfiada, 4 colheres de manteiga da terra e pimenta do reino. Refogue bem. Desligue o fogo e reserve.

Processe a macaxeira em multiprocessador ou no liquidificador até ganhar a consistência de purê, incorpore o leite, a manteiga, o sal e o requeijão e processe até ficar homogêneo.

Para montar espalhe um pouco de requeijão cremoso no fundo da travessa, acrescente um pouco do purê de macaxeira, faça uma camada com a carne desfiada, cubra com o restante do purê, e por fim, coloque o queijo mussarela por cima.

Levar ao forno a 200C por 15 minutos (ou até gratinar).


Montagem especial em homenagem a culinária junina feita por Stallone Vasconcelos (@thestallone) em parceria com Igor Bento mostra a riqueza dos detalhes coloridos que fazem o diferencial dessas festas típicas.

Edição: Tarciso de Carvalho
Mais sobre: