Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Seguido por Maria Rita e Zeca Camargo, Coletivo Leituras estreia blog

Três jovens do Piauí escrevem resenhas e têm mais de 7 mil seguidores no Instagram

15/05/2015 16:27

Pelos corredores de uma universidade, três meninas se encontravam regularmente para discutirem histórias de livros e as impressões que alguns personagens marcantes deixavam no decorrer dos capítulos. A paixão pela leitura as uniu e a amizade acabou gerando frutos: o perfil Coletivo Leituras no Instagram, dedicado a resenhas literárias, e que agora vai se tornar um blog no PortalODIA.

O Coletivo é alimentado, em média, duas vezes por semana. As resenhas são feitas pelas jornalistas Luciana Lís e Ananda Sampaio (ver foto ao lado) e a estudante Raíssa Sampaio. Desde junho de 2014, o perfil do grupo já publicou 80 resenhas e conseguiu atingir mais de 7 mil seguidores, incluindo artistas de referência nacional como as cantoras Ana Cañas e Maria Rita, e o jornalista Zeca Camargo.

O grupo utiliza-se em suas resenhas, de critérios como a qualidade dos livros e as reflexões que eles trazem a cerca do papel social do homem no mundo, além de algumas ferramentas essenciais para cultivar um bom público: cuidado com o texto e vontade de estimular muito mais leitores. Os livros escolhidos não seguem um perfil específico. “Nossa curadoria traz livros que pensam sobre o homem e a humanidade, o tempo e o espaço, sobre o contemporâneo e nossa sociedade”, explicam as criadoras do Coletivo Leituras.

Para Ananda Sampaio, o perfil criado na rede social respondeu muito rápido às expectativas do grupo. “Nós nos surpreendemos com a quantidade de pessoas, que assim como nós, procurava um espaço virtual que tratasse de livros que saíssem da rota comum, dos best sellers”, ressalta.

Apesar do Instagram ser voltado para o compartilhamento de fotos, as criadoras do perfil afirmam que essa rede social não foi escolhida à toa. “As contas do Instagram são mais facilmente encontradas, o conteúdo também é mais acessível. Enquanto que em outras redes sociais, temos que pagar para nosso conteúdo ser visto por mais pessoas”, destaca a jornalista Luciana (ver foto ao lado), que atualmente é funcionária pública em Parnaíba. Mesmo tendo deixado de lado a escrita como profissão, sua necessidade de compartilhar impressões de algumas histórias lhe acompanha através de cada livro lido resenhado.

Dedicar um tempo para exercitar a escrita é um alimento para a alma das administradoras do Coletivo. E este foi o principal motivo para que as três jovens sentissem a necessidade de expandir o perfil e ter um blog no Portal O DIA. Enquanto que no Instagram são postadas resenhas curtas, de aproximadamente trezentas palavras, com o blog vai ser possível apresentar as obras de uma maneira mais detalhada, além de trabalhar algumas dicas de filmes e eventos literários.

Ananda Sampaio afirma que o comprometimento com esse tipo de trabalho ligado à essência humana é algo de suma importância na vida. Para ela, ler e escrever sobre o que leu é ter o prazer de compartilhar com as pessoas boas histórias. “O que nos move é amor. Seja pelos livros, pelo sentimento bom que é compartilhar ou ainda pela própria literatura que tem nos aliviado bastante a vida. Tudo isso torna a coisa mais poética e pura”, conclui.

Ananda Sampaio, uma das criadoras do blog Coletivos Leitoras, que tem mais de 7 mil seguidores no Instagram (Foto: Jailson Soares)

A importância dada a cada resenha trouxe parcerias do Coletivo com algumas editoras. Recentemente, editoras como a Objetiva, pelo selo Alfaguara, a editora Globo, pelo selo Biblioteca Azul e a editora Rádio Londres, enviam para as jovens livros que estão sendo lançados. Além disso, elas também alimentam ocasionalmente uma conta no Facebook e publicam eventualmente ensaios sobre livros no site carioca desejoavoce.com.br.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Aldenora Cavalcante (estagiária)
Mais sobre: