Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Suecos criticam silêncio de Bob Dylan sobre Nobel de Literatura

Academia Sueca parece estar perdendo a paciência com Bob Dylan. Membro chama vencedor do Nobel de Literatura de 'arrogante'.

23/10/2016 13:52

Um membro importante da Academia Sueca, instituição responsável pela escolha do Prêmio Nobel de Literatura, criticou Dylan por sua arrogância em não ter reagido, até agora, com nenhuma palavra sobre a honraria.

"Isto é indelicado e arrogante. É preciso que se diga", afirmou o autor sueco Per Wästberg na sexta-feira (21) à emissora de televisão SVT. Algo assim nunca aconteceu, acrescentou o escritor.

Nesta semana, a Academia Sueca anunciou a sua desistência em contatar Dylan pessoalmente, mas informou ter falado com seu agente e empregados.

"Conseguimos falar com seu empresário e com seu gerente de turnê, e eles vão nos ligar de volta em algum momento", afirmou um porta-voz da Academia na última terça-feira.

Citada pela revista alemã Spiegel, a secretária da Academia Sueca, Sara Danius, declarou à emissora SR: "Eu liguei e enviei emails aos seus funcionários mais próximos e recebi respostas muito amigáveis. No momento, isso é suficiente."

Em 1964, o filósofo existencialista francês Jean-Paul Sartre recusou o Prêmio Nobel de Literatura. E até agora não se sabe se Bob Dylan irá a Estocolmo receber o seu prêmio no próximo dia 10 de dezembro.

Pela quantidade de honrarias já aceitas, no entanto, não se pode dizer que Dylan sofra de alguma fobia a prêmios: o presidente Barack Obama lhe outorgou a Medalha da Liberdade, ele já ganhou um Oscar e diversos Grammys.

Na noite do dia 13 de outubro, dia em que foi anunciado o prêmio de literatura, Dylan fez um concerto em Las Vegas, no qual só tocou suas músicas e não fez nenhum comentário sobre o Nobel a seus fãs. Ele finalizou o show com uma versão do sucesso de Frank Sinatra Why try to change me now? (Por que tentar me mudar agora?).

Fonte: G1
Mais sobre: