Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauiense disputa etapa do torneio Monstar Series de crossfit

João Batista faz parte de um grupo de 50 atletas que irá disputar o torneio no Rio de Janeiro

29/09/2016 07:54

João Batista Romeiro, 21 anos, vai representar o Piauí na segunda etapa do Monstar Series, que será realizado no Rio de Janeiro de 11 a 13 de novembro. O piauiense é um dos 50 atletas selecionados de um universo de milhares de inscritos. O feito é inédito tanto para o atleta quanto para o crossfit piauiense, que pela primeira fez terá uma representante na principal competição da modalidade. 

Atleta comemora classificação e intensifica os treinamentos (Foto: Assis Fernandes/ O Dia)

Na primeira fase, chamada de qualifier, todos os atletas inscritos receberam cinco provas para cumprir, executar, gravar e enviar o vídeo para a organização do evento. A partir daí, foi feita a seleção de quais seriam os 50 nomes a passar para segunda fase. Os dez primeiros colocados disputam na categoria elite e do 11º até o número 50 competem na categoria RX. O Monstar Series reúne a elite do crossfit nacional. 
“A gente sempre compete buscando o pódio, mas sabemos que o nível vai ser outro, vou competir com os melhores. Eu vou buscar me superar e poder trazer novidade o que tem de alto rendimento nacional do crossfit para o Piauí, para o nosso box e assim fazer com que a equipe toda evolua, para que nas próximas competições a gente possa brigar de forma direta pelo pódio”, frisa João Batista Romeiro, que há dois anos pratica a modalidade. 
Dos tatames para o crossfit 
Ser atleta foi uma escolha tomada muito cedo na vida de João Batista. Aos quatro anos, ele teve o primeiro contato com os tatames. Em 16 anos, ele representou o Piauí em torneios nacionais. Sua última competição foi o Grand Prix de Judô, representando a Associação Judô Queiroz (AJQ), na categoria meio-médio (até 81kg). 
“Apesar de ter me afastado do judô por uma questão de tempo, eu sempre busquei manter o condicionamento e foi isso que eu encontrei no crossfit, pois busca o condicionamento geral e vi uma possibilidade de estar trabalhando com isso e ao mesmo tempo me mantendo ativo como atleta. Sempre fui atleta desde as categorias de base do judô e agora no crossfit. Com certeza é uma nova etapa da minha vida, em que vou está buscando aperfeiçoamento, como buscava no judô”, completou João Batista. 
No Piauí, praticar crossfit é algo recente, são apenas dois anos de box. Enquanto isso, no sul do país, a atividade existe há mais tempo e reúne atletas mais experientes. 
Ciente disso, João Batista sabe que vai encontrar concorrentes com um alto nível. “Nós temos um grupo muito unido, em que treinamos juntos todos os dias. Nosso coach Marcos Nunes procura colocar nos treinamentos o que tem de melhor”, disse João Batista.
Edição: Aline Rodrigues
Por: Pâmella Maranhão - Jornal O Dia
Mais sobre: