Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pratto entra para o top 5 das maiores vendas da história do Atlético-MG

Ida do atacante argentino só não supera a negociação do atacante Bernard para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, em 2013.

10/02/2017 16:20

Os cofres do Atlético-MG, agora, estão cheios. A saída de Lucas Pratto para o São Paulo, confirmada nesta sexta-feira, movimentou os bastidores e o caixa do clube. A saída do argentino será, segundo o clube, a segunda mais rentável ao clube alvinegro na história, perdendo apenas para Bernard, que deixou o Galo em meados de 2013, acertando contrato com o Shakthar Donetsk, da Ucrânia.

O São Paulo pagará 6,2 milhões de euros (R$ 20,7 milhões) por 50% dos direitos econômicos de Pratto. O pagamento será feito em três parcelas. O Galo detinha 100% dos direitos do jogador e ficará ainda com 50% para futuras negociações. Um investidor e o Vélez Sarsfield terão direito ao percentual do lucro da negociação.

Saída de Pratto encheu os cofres do Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini/CAM)

A venda de Pratto, segundo o presidente do Atlético-MG, é a segunda maior do clube, já que o clube paulista tem a obrigação de comprar a outra metade dos direitos, que hoje pertencem ao Atlético-MG, em um prazo determinado. Sendo assim, a negociação dos 100% dos direitos de Pratto ultrapassam os 12 milhões de euros.

- O São Paulo demonstrou no começo da semana que tinha interesse no jogador. Dói perder um ídolo, mas pelo valor que foi, e eu não falo de valores, posso dizer que foi a segunda maior venda do clube - confirmou o dirigente atleticano.

A negociação de Pratto só não ultrapassa a de Bernard. O jogador foi negociado com o Shakthar Donetsk, da Ucrânia, após o título da Libertadores de 2013 e rendeu ao Galo 25 milhões de euros (cerca de R$ 77 milhões), em 2013, e é considerada a maior venda do clube. Mas ela está acima de outras quatro boas negociações atleticanas.

Pratto ultrapassa a venda do zagueiro Jemerson ao Mônaco. No total, o time francês pagou aproximadamente 10 milhões de euros, mas o Galo ficou apenas com 60% desse valor, o que faz a venda do argentino ultrapassar a negociação do defensor. 

As maiores negociações da história do Atlético-MG (valores divulgados em milhões de reais): 

1 - Bernard– 77 (Shakhtar Donetsk-UCR, em 2013)

2 - Lucas Pratto - 20 agora e 50% em venda posterior (São Paulo, em 2017) 

3 - Jemerson– 28 (Monaco-FRA, em 2016)

4 - Douglas Santos – 18 (Hamburgo-ALE, em 2016)

5 - Gilberto Silva – 14 (Arsenal-ING, em 2002)

Fonte: globoesporte.com
Mais sobre: