Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Líder de desarmes e retomadas de bola, Filipe Luís foi gigante contra o Barcelona

O lateral brasileiro participou do lance do segundo gol do Atlético de Madrid na Champions, e deu até "˜ovinho"™ em Mascherano

13/04/2016 23:00

Por Tauan Ambrosio 


Neymar e Daniel Alves não tiveram uma quarta-feira (13) feliz, já que o Barcelona foi eliminado da Champions League pelo Atlético de Madrid. Entretanto, do outro lado, um brasileiro não escondeu a felicidade pelo triunfo sobre o “melhor time do mundo”. No Vicente Calderón, Filipe Luís só não foi tão decisivo quanto o francês Antoine Griezmann, autor dos gols anotados pelos colchoneros.

O camisa 3 foi gigante. Ninguém desarmou mais do que ele (5), e no Atlético de Madrid nem mesmo o meia Koke, principal articulador do meio de campo, recebeu tanto a bola quanto o lateral-esquerdo (51 vezes). Filipe Luís foi impecável defensivamente, no dia em que os colchoneros enfrentaram a equipe mais letal do mundo.

“A vitória contra o Barcelona é muito boa porque, querendo ou não, eliminamos o melhor clube, o melhor time, sem dúvida o melhor ataque da competição. A gente sabia que seria muito complicado, que iria sofrer, que eles teriam chances de gol”, disse após o jogo.

Mas não foi apenas na parte defensiva que ele fez a diferença. Ao contrário do que o torcedor mais crítico da Seleção Brasileira pode achar, Filipe Luís também sabe (e muito bem) subir para o ataque. E foi de seus pés que o Atleti praticamente encaminhou a classificação para a sua quinta semifinal de Champions League.

E foi em um lance que poderia entrar em um manual de como ser um bom lateral.

Aos 85’, Filipe Luis pressionou Sergi Roberto, jogador do Barcelona que havia entrado há pouco tempo no jogo, e conseguiu recuperar a posse de bola. Não era mais novidade: nenhum jogador de linha recuperou tantas bolas quanto o camisa 3 (8 vezes). O lateral saiu em disparada pela esquerda, focado em fazer, o mais rápido possível, a transição defesa/ataque.

Nem mesmo Koke tocou tanto na bola quanto Filipe Luís (Foto: Getty Images)

Busquets tentou parar o avanço, e Filipe Luís tabelou com Koke para receber com grande liberdade um pouco depois do meio de campo. Calmo, ele avançou e deu uma ‘caneta’ em Mascherano antes de tocar para Griezmann sacramentar a vitória. No meio do caminho, Iniesta colocou a mão na bola e o juiz marcou o pênalti, convertido por Griezmann. Decisivo!

“Com paciência, taticamente a gente foi superior a eles. Nós soubemos jogar melhor no nosso contra-ataque. Felizmente ganhamos esse jogo. Mas nunca é fácil. Eliminar o melhor clube da competição levanta o ânimo do time”, avaliou Filipe Luís, que não esperava reviver a emoção de eliminar o Barça de uma Champions League.

Pensando no futuro, o brasileiro revelou que não deseja enfrentar o Real Madrid na semifinal. O sorteio será realizado nesta sexta-feira (15). Dentre os quatro times que restaram na competição, estão os algozes do Atleti em decisões do maior torneio de clubes da Europa: Bayern (que venceu os colchoneros em 1974) e o próprio Real Madrid (carrasco em 2014). Se Felipe Luís repetir a atuação desta quarta-feira nos próximos compromissos, os rojiblancos podem sonhar concretamente com a chance do título inédito.

Fonte: Esporte interativo
Mais sobre: