Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prêmio Goal Brasil: quem é o melhor lateral-esquerdo do Campeonato Brasileiro?

Fábio Santos, Jorge e Zeca foram os que mais se destacaram na posição. Confira o desempenho de cada um e vote no melhor!

15/11/2016 20:15

 Alexandre Schneider/Getty Images

Fábio Santos chegou ao Atlético-MG no meio desta temporada, e em pouco tempo se tornou dono da lateral-esquerda. O jogador é o mais experiente entre os três indicados, e por ter chegado em junho, participou apenas de 19 jogos do Brasileirão, somando 1630 minutos em campo.

O lateral de 31 anos ainda não balançou as redes na competição, mas por outro lado, deu quatro assistências e criou 21 oportunidades de gol. No setor defensivo, Fábio Santos também é muito eficiente: fez 29 cortes, 7 bloqueios e 24 desarmes, e além disso, ganhou 76 disputas e 25 disputas aéreas.

No quesito disciplinar, o lateral recebeu 16 faltas no Brasileirão, cometeu 17, recebeu dois cartões amarelos e nenhum vermelho. Na última semana, Fábio Santos foi convocado por Tite para integrar o elenco da Seleção Brasileira que irá enfrentar o Peru pelas Eliminatórias Sul-Americana, após Marcelo ser suspenso.

Números de Fábio Santos no Brasileirão 2016:


JORGE - FLAMENGO


  Gilvan de Souza / Flamengo

Jorge está fazendo uma ótima campanha junto com o Flamengo, e as suas atuações no Campeonato Brasileiro o colocam como um dos melhores da sua posição na competição. Com apenas 20 anos e titular do Rubro-negro desde o meio de 2015, o lateral já tem muitos motivos para se orgulhar.

O jogador foi eleito o melhor da posição no Mundial Sub-20 do ano passado, e esteve muito perto de disputar as Olimpíadas do Rio depois de aparecer na lista dos 35 nomes de Micale, mas acabou não sendo escolhido na convocação final. Jorge também ja recebeu sondagens do exterior, foi elogiado pela imprensa internacional que destacou o seu poder de atacar sem comprometer na defesa, e até apontado como um 'novo Marcelo'.

No Brasileirão, o camisa 6 atuou em 28 jogos pelo Flamengo, somando 2516 minutos em campo. O jovem lateral fez 51 cortes, 5 bloqueios, 55 desarmes, e fez dois gols, todos com o pé esquerdo, sendo um de dentro da área e outro de fora .Jorge não deu nenhuma assistência, mas criou 21 oportunidades de gols.

Números de Jorge no Brasileirão 2016:


ZECA - SANTOS


 Ricardo Saibun/Santos FC/Divulgação

Um dos 'Meninos da Vila', Zeca é o homem de confiança de Dorival Júnior no Santos, e um dos principais destaques do time em 2016. O lateral ambidestro de apenas 22 anos, já esteve muito próximo de deixar o Peixe, mas desde a chegada do treinador, se tornou titular incontestável, e o seu desempenho lhe rendeu a convocação para as Olimpíadas do Rio, e também sondagens de clubes do exterior como Atlético de Madrid.

Apesar de atuar na lateral-esquerda, Zeca também pode jogar na direita, e usa as suas habilidades para confundir os seus adversários. Entre os três finalistas, o camisa 37 do Peixe é que acertou passes, com 1142 de 1335, e tem uma precisão de 85.5%, nos 27 jogos em que atuou. 

Dono de uma bomba poderosa, Zeca também é o que mais balançou as redes entre os três, com três gols, todos com o pé direito e de fora da área. O jogador do Peixe não deu nenhuma assistência, mas criou 12 oportunidades, e no setor defensivo fez 65 cortes, 12 bloqueios e 62 desarmes. Além disso, ganhou 131 disputas e 20 disputas aéreas.

Números de Zeca no Brasileirão 2016:

Fonte: Esporte interativo
Mais sobre: