• assinatura jornal

Notícias Água Branca

17 de janeiro de 2017

Prefeitura forma comissão para acompanhar atividades de alunos do IFPI

Prefeitura de Água Branca forma comissão para acompanhar atividades de alunos aprovados no IFPI

A Prefeitura de Água Branca, comprometida com a qualidade da educação, realizou, nesta segunda-feira (16), na Secretaria Municipal de Assistência Social, reunião para montar uma comissão – formada por pais, alunos e gestores – responsável por para acompanhar as atividades dos estudantes oriundos da rede municipal aprovados no Instituto Federal do Piauí (IFPI) de Angical.

Hoje a comissão debateu a viabilização do transporte dos alunos residentes em Água Branca que obtiveram êxito para cursarem o Ensino Médio no IFPI de Angical.

O prefeito Jonas Moura tomou a iniciativa de convocar pais, alunos e secretários municipais para conversarem sobre a possibilidade da gestão municipal fornecer o transporte que levará os alunos para assistirem as aulas na cidade vizinha.

“Muitos alunos da rede municipal de Água Branca foram aprovados entre os primeiros colocados no IFPI de Angical. Mesmo sendo de outra esfera governamental, a Prefeitura tem esta visão de cuidar do futuro dos jovens e da cidade, pois somos referência no quesito qualidade de ensino fornecido pelas prefeituras que abrangem a região do Médio Parnaíba”, destaca o prefeito.

Além de eleger uma comissão qu, ficará a par de todo o processo de assistência aos alunos oriundos da rede municipal de ensino e regularmente matriculados no IFPI de Angical, o prefeito Jonas Moura ainda tratou sobre a continuidade da contrapartida da Prefeitura no transporte dos alunos para o campus do IFPI de Angical. O gestor comprometeu-se a analisar juridicamente a contrapartida da Prefeitura no deslocamento dos alunos.

“Os gestores das secretarias de Administração e Educação, dentre outras pastas municipais, estiveram conosco nesta reunião, objetivando ligar, ainda mais, os alunos egressos de nossa rede municipal para o IFPI, dando apoio institucional por meio da Secretaria Municipal de Educação. É assim que trabalhamos: com parcerias fortes e pensando no bem dos cidadãos aguabranquenses”, completa o prefeito.

Durante a reunião, a secretária municipal de Educação, Cleidimar Tavares Mendes Brito, destacou os projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Água Branca no incentivo aos alunos. “Pretendemos intensificar as atividades referente ao reforço escolar para os alunos do 9º ano que vão prestar o teste do IFP em 2017I. Nosso alunado tem a tradição de ocupar as primeiras colocações, por isso devemos manter a nossa boa qualidade de ensino”, finaliza a secretária.

13 de janeiro de 2017

Prefeito Jonas Moura empossa secretários municipais em Água Branca

Prefeito Jonas Moura empossa secretários municipais em Água Branca

O prefeito Jonas Moura empossou, na manhã desta quinta-feira (12), na sede da Prefeitura, os novos secretários municipais da cidade de Água Branca.

O prefeito reeleito garantiu que os nomes à frente das pastas atuarão de forma técnica para contribuir com o desenvolvimento da cidade.

“Agradecemos a população de Água Branca por ter nos confiado mais uma oportunidade frente à gestão municipal. Os secretários nomeados foram escolhidos com a finalidade de garantir uma administração transparente, competente e para que Água Branca continue nesse caminho de trabalho e desenvolvimento”, ressalta Jonas Moura.

Confira a lista dos secretários municipais empossados em Água Branca:

Secretaria de Administração (interina) e Secretaria de Assistência Social – Danielly de Sousa Lima

Secretaria de Agricultura – Emanoel Tupinambá Bezerra Portela

Secretaria de Cultura e Turismo – Camila Rodrigues Alencar

Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Hildo Soares de Oliveira

Secretaria de Educação - Cleidimar Tavares Mendes Brito

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude – Lourival Araújo Sousa Júnior

Secretaria de Finanças – José Ribeiro da Cruz Júnior

Secretaria de Chefia de Gabinete – Ocília Alves de Carvalho Loyola

Secretaria de Meio Ambiente – Antônio José Sales

Secretaria de Obras e Serviços Públicos – Valmir Tavares de Sales

Secretaria de Transportes – Antonio Cicero Barbosa Rodrigues

Secretaria de Saúde – Amilton Feitosa da Silva

Secretaria de Comunicação – Juca Cavalcante

Controlador Geral – Nicássio Gil de Sousa Costa

Coordenador da CPL – Aislan Alves Pereira

11 de janeiro de 2017

Prefeito solicita apoio da Seduc para implantação de Escola Técnica e Uespi

Prefeito Jonas Moura solicita apoio da Seduc para implantação de Escola Técnica e Uespi em Água Branca

O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, participou de audiência com a secretária estadual de Educação, Rejane Dias, solicitando apoio para melhorias na educação do município. Na oportunidade, o gestor destacou a importância da finalização da reforma da Unidade Escolar Monsenhor Boson, a maior escola estadual em Água Branca, e implantação do campus da Uespi no município e de uma escola técnica profissionalizante.

“A Unidade Escolar Monsenhor Boson é do Estado, mas a Prefeitura é parceira e deu todo o apoio para esta obra, que precisa ser finalizada e é tão importante para a nossa cidade. Instalações confortáveis e equipadas são essenciais para garantir uma educação pública de qualidade. Vamos unir esforços, juntamente com o Governo Estadual, para possibilitar aos nossos alunos uma escola estruturada, garantindo o bem-estar e ensino qualificado”, frisa o prefeito.

Jonas conversou ainda com Rejane Dias acerca da instalação de uma Escola Técnica e implantação da Universidade Estadual do Piauí no município, destacando que, recentemente, se encontrou com o reitor da Uespi, Nouga Cardoso, iniciando um primeiro diálogo sobre um campus da Universidade em Água Branca.

Para o prefeito, por ser uma cidade polo na região do Médio-Parnaíba, que possui cerca de 150 mil habitantes, Água Branca necessita do retorno da Uespi. “É essencial o retorno das atividades da Uespi em Água Branca. Assim, nossos estudantes terão a possibilidade de ingressar no Ensino Superior sem precisar se deslocar para outras cidades”, afirma Jonas Moura.

A reunião na Seduc foi acompanhada pelo deputado estadual Georgiano Neto.

03 de janeiro de 2017

Jonas Moura é empossado prefeito de Água Branca para segundo mandato

Jonas Moura é empossado prefeito de Água Branca para segundo mandato

Jonas Moura (PSD) foi empossado como prefeito de Água Branca nesse domingo (1º), em solenidade ocorrida no Ginásio de Esportes João Tataíra. Além dele, o vice-prefeito Nen e os vereadores eleitos também tomaram posse no local.

Uma missa em ação de graças foi celebrada pelo Padre Francimilson, pároco da Igreja Matriz de Água Branca, antes da solenidade. Após a posse dos vereadores, que também definiu a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Água Branca, Jonas Moura e Nen tomaram posse para os seus respectivos cargos.

“Assumo mais este compromisso com a confiança dada pela aprovação que o povo nos deu nas urnas. Os próximos anos serão de mais desafios, mas a organização com a qual trabalhamos continuará sendo o norte da gestão que se inicia hoje”, afirma Jonas Moura, que também concorre à vice-presidente da Associação dos Municípios Piauienses (APPM), em chapa única disputada com Gil Carlos, prefeito de São João do Piauí.

Jonas Moura segue para o segundo mandato após uma gestão premiada em Água Branca. Na Saúde, o município recebeu destaque nacional após a estratégia do uso de selos para impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, protegendo a população do risco do Zika vírus.

Água Branca também recebeu o título de terceiro município mais desenvolvido do Estado, segundo o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Além disso, o município também se destacou como terceiro lugar do Piauí no Ranking de Eficiência dos Municípios, segundo a Folha de São Paulo (REM-F). Como última homenagem da gestão, o município recebeu a Medalha do Mérito do Ministério Público do Estado do Piauí “Darcy Fontenelle de Araújo”, pela parceria com o órgão em Água Branca.

09 de dezembro de 2016

Prefeito Jonas Moura será homenageado pelo Ministério Público do Piauí

Prefeito Jonas Moura será homenageado pelo Ministério Público do Piauí

O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, será agraciado pelo Ministério Público do Piauí com a Medalha do Mérito "Darcy Fontenelle de Araújo". A solenidade será realizada na próxima sexta-feira (16), às 9 horas, durante inauguração da nova sede do Ministério Público do Piauí, situada na Av. Lindolfo Monteiro, nº 911, bairro de Fátima. 

A comenda visa reconhecer e incentivar pessoas e instituições pelos serviços prestados à sociedade como a promoção de ações voltadas ao combate das desigualdades sociais; os serviços prestados por pessoas físicas ou jurídicas que tenham contribuído ao engrandecimento do Ministério Público Piauiense no cenário local, regional ou nacional; entre outros. 

A recomendação de entrega da honraria ao prefeito Jonas Moura foi deliberada em Sessão do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Piauí. 

“Contribuir para o fortalecimento do Piauí e com o trabalho de uma das mais importantes instituições de nosso Estado já é um motivo de orgulho e satisfação. Ter nosso trabalho reconhecido aumenta o sentimento de gratidão. Recebo esta indicação com muito orgulho, pois ela também é uma motivação para continuarmos nesse caminho”, destaca Jonas Moura. 

Medalha

A Medalha do Mérito do Ministério Público "Darcy Fontenelle de Araújo" destina-se a agraciar pessoas físicas ou jurídicas, nacionais e estrangeiros que, por seus méritos e relevantes serviços prestados à cultura jurídica e/ou ao Ministério Público do Estado do Piauí, mereçam especial distinção.

29 de novembro de 2016

Capoterapia estimula a prática esportiva em Água Branca

Capoterapia estimula a prática esportiva em Água Branca

Por meio do incentivo ao esporte e lazer, a Prefeitura de Água Branca tem ampliado as políticas assistenciais, contribuindo para a qualidade de vida da população e primando pelo desenvolvimento humano e social. Entre os projetos desenvolvidos no município, a capoterapia oportuniza aos praticantes uma melhor qualidade de vida.

No último sábado (26), o grupo de capoterapia de Água Branca realizou apresentação no encerramento de qualificação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que aconteceu na Universidade Federal do Piauí. Na ocasião, o evento contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde, de Brasília.

A secretária de Saúde de Água Branca, Leila Cristiane Vieira, destaca os benefícios que a modalidade oferece aos praticantes. “Além de aumentar a autoestima, a capoterapia melhora consideravelmente o rendimento e a disposição dos praticantes no dia a dia. Isso ajuda em alguns tratamentos de saúde, dando melhor qualidade de vida, inclusive para as pessoas que viviam no sedentarismo”, frisa.

Ainda de acordo com a secretária, tratar de políticas de esporte e lazer, aliadas à saúde, tem sido uma prioridade na gestão municipal. “Quando alcançarmos os objetivos mais gerais, com a garantia do acesso a programas associados à saúde, podemos contribuir de maneira direta para o desenvolvimento social e humano dos nos munícipes. Isso tudo é possível graças ao apoio irrestrito do nosso prefeito Jonas Moura”, destaca.

Capoterapia

Coordenada por um instrutor em um ambiente descontraído, acompanhadas de palmas, músicas e movimentos ritmados, a capoterapia estimula os movimentos em uma atividade lúdica. Adaptando elementos da capoeira, a modalidade oportuniza o hábito da prática de atividades físicas, respeitando a condição, limites e características de cada participante.

07 de novembro de 2016

"Quero criar na APPM uma integração maior entre os prefeitos", diz Jonas Moura

"Quero criar na APPM uma integração maior entre os prefeitos", diz Jonas Moura

Jonas Moura (PSD) foi reeleito com 51,61% dos votos válidos para administrar o município de Água Branca por mais 4 anos. Sua primeira gestão foi marcada por projetos que levaram o município ao reconhecimento nacional. Agora, mais experiente, o gestor coloca o nome para concorrer à presidência da Associação Piauiense de Prefeitos – APPM, em entrevista ao ODIA, Jonas cita projetos para Água Branca e para a associação. Confira:

A que o senhor atribui essa vitória para mais uma gestão?

Acredito que o povo de Água Branca reconheceu um trabalho que vem sendo realizado desde o início da nossa gestão. Nós procuramos organizar o município e fizemos grandes obras, e isso realmente mudou a cara da cidade, mudou a vida das pessoas... E isso nos leva a crer que é o motivo do reconhecimento que nos levou a vitória no dia 2 de outubro!

Que obras o senhor destaca, como sendo as mais importantes de sua gestão?

Olha, foram muitas obras que foram importantes e necessárias, como por exemplo, toda a reforma do Hospital Dirceu Mendes Arcoverde, onde foram investidos mais de R$ 4 milhões; nós fizemos a obra do esgotamento sanitário, que a população começa a sentir os efeitos agora... Esta obra colocará Água Branca como a cidade com maior índice de esgotamento sanitário do Piauí! Já entregamos a primeira etapa e estamos nos preparando pra entregar a segunda, deveremos atingir cerca de 70% da cidade saneada; a orla do nosso açude que foi uma obra de grande importância para a região, construímos postos de saúde... Então esse conjunto de obras, com asfalto, calçamentos... Tudo isso mudou a cara da cidade.

Fotos: Elias Fontenele / ODia

Nestes próximos quatro anos de gestão, qual será o seu grande desafio?

O desafio continua, imaginávamos que a crise iria acabar até o final deste mandato, mas observando tudo que vem acontecendo no país, assusta um pouco e não deixa de ser um grande desafio. Estamos caminhando pra 2017 e não temos grandes perspectivas, então vai ser um exercício muito grande dos gestores para passar por este momento bem difícil que o país passa. A arrecadação diminui a cada dia que passa, mas as cobranças da população são muito maiores... Hoje a população está cobrando online em tempo real, é uma coisa que nós concordamos pois a população quando tem uma coisa melhor, ela não quer retornar ao passado, ela quer continuar melhorando. Então este é o grande desafio de todos os prefeitos do Piauí para 2017.

O senhor tem algum grande projeto ou meta para sua segunda gestão?

Nós temos uma meta que temos buscado desde o início deste mandato que é sempre melhorar a vida da população, oferecendo qualidade de vida. Então, nós vamos continuar sempre buscando isso. Água Branca é uma cidade polo, então ela não tem grandes áreas agrícolas, temos um sonho de transformar Água Branca em um centro de serviços, um centro de comércio forte... Para isso a cidade precisa estar organizada, então este é nosso sonho, fazer da cidade um centro urbano que possa atender aquela região, organizando a cidade para atrair investidores.

 A saúde foi um destaque da sua primeira gestão, onde o município se tornou conhecido a nível nacional. O senhor pode nos relembrar o projeto que alavancou o nome de Água Branca?

Um projeto simples, mas um projeto que deu muito resultado com a questão da dengue, Água Branca se tornou uma das três cidades do país que melhor combateu a dengue. O projeto se deu através de uma junção das equipes que trabalham: agentes de endemias, agentes de saúde e enfermeiros. Após várias discursões surgiu a ideia de criar um selo que era baseado em um sinal de transito, este selo motivou muito a população no combate à doença, pois as pessoas eram classificadas de acordo com o que cuidava da casa... Aquele que cuidava bem, tinha o sinal verde, o que cuidava “mais ou menos” tinha o sinal amarelo e o que não cuidava (tinha focos de mosquito em casa), sinal vermelho... Isso foi o sucesso do programa “Água Branca Livre da Dengue”, pois um morador cobrava o outro.

Agora falando sobre a APPM, o que motiva o senhor a concorrer à presidência da casa?

A motivação maior é querer criar na APPM uma integração maior entre os prefeitos. Fazer dela uma associação que venha a ser realmente dos prefeitos, presidir a APPM é ter um cargo político, e a gente não vê os prefeitos muito ligados a ela. Então a minha ideia era de integrar os prefeitos, fazer com que a associação tenha um trabalho voltado com foco total no prefeito e nas prefeituras, para que realmente possa ajudar neste momento difícil. O órgão deve tirar as dúvidas dos gestores, filtrar as informações para que cheguem assuntos de interesse aos prefeitos. Queremos uma gestão que tenha coragem de discutir as políticas públicas junto com Governo do Estado, Governo Federal trazendo aquilo que realmente interessa aos municípios, especialmente aos menores que representam cerca de 70% dos municípios piauienses... Estes têm uma dificuldade enorme de gerir, pois os recursos são praticamente somente do FPM, então é neste sentido que eu quero, chegando lá, fazer um trabalho voltado para fortalecer as gestões.

Como está sendo a sua campanha, e a aceitação do seu nome?

Me lancei como pré-candidato e por onde eu já andei, tenho a certeza que temos o perfil de gestor que a APPM precisa. É importante buscar a identidade da APPM, como um órgão que seja a casa do prefeito, que ele se sinta protegido e acolhido pela sua associação e que dê resposta à contribuição que os municípios fazem, lembrando que ela também passa por dificuldades. Nestes poucos dias que lançamos o nome, já fomos procurados para fazer um consenso... Então a ideia é juntar os projetos que cada candidato tem e unificar para não ter desgaste em disputa que possa deixar alguma sequela na APPM. Sobre o meu nome, eu acredito que pelo trabalho que temos realizado no meu município e somando a experiência que a gente tem de um grupo privado onde eu venho há 33 anos trabalhando, tem uma experiência que a gente pode levar também para a APPM e juntando com a paste publica na qual estou há 4 anos, creio que dará um bom resultado.

O senhor citou dificuldades em relação a APPM, como o senhor pretende lidar com essas dificuldades?

A única forma de administrar a APPM é fazer com que os prefeito se motivem a continuar contribuindo. Ela é uma associação que vive de contribuições, se você não está motivado, se você não tem respostas, não tem resultado, a tendência é que cada vez mais se perca prefeituras, e é isso que nós não queremos.

Para finalizar, que mensagem o senhor deixa ao povo de Água Branca que lhe reelegeu?

A minha mensagem é de gratidão ao povo que reconheceu o nosso trabalho. Sem dúvidas foi uma campanha limpa, positiva e que o povo entendeu... Então só tenho a agradecer ao meu povo e dizer a eles que contem comigo, o desafio é grande, mas tenho certeza que junto com eles e junto com a nossa bancada de vereadores e lideranças, iremos continuar fazendo de Água Branca uma cidade de referência para o Estado. Faremos, assim como foi nessa primeira gestão e quem sabe até melhorar ainda mais.

03 de novembro de 2016

Escolas se preparam para Avaliação Nacional de Alfabetização

Escolas municipais de Água Branca se preparam para Avaliação Nacional de Alfabetização

Para a avaliação dos conhecimentos de três áreas vitais para o desenvolvimento escolar, a Prefeitura de Água Branca, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realiza a preparação de aproximadamente 300 alunos para a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), prova destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, que ocorrerá nos próximos dias 14 e 15 de novembro.

Do município, serão cinco escolas participantes. Esta é a segunda vez que Água Branca participa da avaliação, feita em todo o Brasil. A prova é um instrumento de avaliação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), de iniciativa do Governo Federal. O enfoque da prova é para avaliação das competências em leitura, escrita e Matemática.

Segundo Juca Cavalcante, supervisor de Ensino Municipal, a rede municipal está ofertando oficinas de alinhamento para os coordenadores e aplicadores das provas. "As escolas municipais funcionarão como suporte à aplicação das provas. Nossos professores e alunos estão preparados para mais esta prova", diz Juca.

"Em todas as competições nacionais que participamos, obtivemos grande êxito. As conquistas durante os últimos quatro anos nos provaram que a Educação Municipal em Água Branca deu um salto de qualidade. Vim demonstrar apoio às crianças que vão participar da prova, no próximo dia 14. Elas estão motivadas e com o conhecimento na ponta da língua", comemora Jonas Moura, prefeito de Água Branca, em visita à Escola Municipal Adelaide Rosa, uma das participantes da ANA.

27 de setembro de 2016

Sasc entregou certificados de informática em Água Branca no sábado

Sasc entrega certificados de informática em Água Branca neste sábado (24)

A Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), por meio da Diretoria da Unidade de Proteção Social Básica, entrega, neste sábado  (24), no município de Água Branca, 210 certificados de conclusão do curso de informática básica, oferecido no Caminhão Digital. A entrega dos certificados será realizada na Câmara de vereadores do município,  a partir das 11h.

Na Escola Móvel do Projeto Caminhão Digital, mantido pela Sasc, os alunos tiveram acesso a conhecimentos dos programas Excel, Word, Power Point, digitação e internet. O curso teve duração de 60 dias.

“O curso, ofertado pelo Caminhão Digital de forma gratuita, é muito importante para qualquer pessoa que pretenda ingressar no mercado de trabalho. O mercado fica cada vez mais exigente e, sem as noções básicas de informática, as oportunidades praticamente não existirão. A qualificação é quesito primordial nos dias de hoje”, destaca o gestor da Sasc, Henrique Rebêlo.

Na oportunidade, o gestor  irá visitar o Projeto Cidadania da Sasc, que está no município oferecendo serviço de cidadania à população. Os serviços serão oferecidos na Unidade Escolar Monsenhor Boson.

Para solicitar os projetos da Sasc, os interessados precisam protocolar um ofício com a solicitação na sede da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania, na rua Acre, 340, bairro Cabral, em Teresina. O projeto atende adolescentes, jovens e adultos, com idade a partir dos 14 anos.

24 de agosto de 2016

Poeirão é o campeão do Campeonato de Futebol pela primeira vez

Poeirão é o campeão do Campeonato Aguabranquense de Futebol pela primeira vez

A final do Campeonato Aguabranquense de Futebol aconteceu nesse sábado (20), no Estádio Municipal Luzião. A equipe Poeirão foi a vencedora da competição, após a partida com o time do bairro Bulungão, com o placar final de 2 a 1. Aproximadamente 800 pessoas acompanharam o término da competição. Foi o primeiro título da equipe no campeonato.

Maik, jogador chave da partida, marcou os dois gols que deram a vitória ao Poeirão. O primeiro, ainda no início, abriu a vantagem para o Poeirão. O empate veio ainda no primeiro tempo, com o gol do Vitor Bahia, para o Bulungão. O gol da vitória veio aos 45 minutos do segundo tempo, impedindo que a partida fosse definida pelos pênaltis.

“Nós estamos muito felizes com o final da competição. Tivemos recorde de público, de adesão dos times, e de renda, que foi revertida para os próprios clubes, fomentando o esporte amador aqui no município. A final foi emocionante e todos os competidores estão de parabéns pelo belo espetáculo”, destaca Lourival Júnior, secretário de esportes de Água Branca.

Com o término da competição, também foi revelado o nome da Musa do Campeonato. Com a maioria dos votos do júri, Samilla Lopes, musa do Guarani, foi a ganhadora. Lisia Maria, no entanto, foi a competidora com mais votos dos internautas, angariando 45,26% do total.

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, reuniu nove times da região na competição, considerada uma das maiores do interior do Estado. Os times Guarani, América, Santa Cruz, Nova Esperança, Bulungão, Poeirão, Cruzeiro, Angicos CRA e BEC participaram do torneio. A premiação foi de R$ 7 mil para o primeiro lugar; R$ 3 mil para o segundo; R$ 500 para a Musa do Campeonato; R$ 150 para a Musa da Internet. O artilheiro Lucas, do Cruzeiro, marcou 8 gols e ganhou um troféu e R$ 800; o goleiro menos vazado, Lucas, do Poeirão, sofreu apenas 3 gols e levou pra casa o troféu e R$ 300.