Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Projeto de combate ao mosquito da dengue é destaque em Brasília

Projeto de combate ao mosquito da dengue em Água Branca é destaque em Brasília

28/04/2017 08:18

O secretário municipal de Saúde de Água Branca, Amilton Feitosa, representou o município no IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), que acontece em Brasília, e segue até esta sexta-feira (28). Nesta edição, o encontro tem como tema central “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”. Durante o evento, o secretário ministrou palestra sobre a Lei Municipal que instituiu o programa "Água Branca Livre da Dengue".

Água Branca é referência nacional no combate ao mosquito Aedes aegypti e, desde a promulgação da Lei, em dezembro de 2015, já conseguiu reduzir o índice de infestação do mosquito para apenas 7,4%.

Amilton Feitosa explica como funciona o programa e informa que cerca de 150 profissionais estão envolvidos na ação. "Os agentes de endemias visitam as casas das pessoas e avaliam as condições para a proliferação do mosquito. A partir disso, cada residência recebe um selo: verde é para as casas que estão sem registro de água parada, sem lugares para procriação do mosquito; o amarelo é sinal de alerta para possíveis criatórios; e o vermelho para locais em que foram encontradas larvas do mosquito da dengue”, diz.

O secretário ainda destaca que o trabalho do programa Água Branca Livre da Dengue é contínuo. "A Lei municipal garantiu que as atividades do projetos sejam realizadas de forma contínua, de modo que o mosquito não consiga se proliferar", ressalta.

Encontro com Marcelo Castro

Nesta quarta-feira (26), o secretária Amilton Feitosa também se reuniu com o deputado federal Marcelo Castro. "Aproveitei a oportunidade para agradecer ao deputado pela ajuda ao município quando foi ministro da saúde e protocolei alguns pedidos futuros para a cidade", finaliza. 

Fonte: Ascom
Mais sobre: