Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Um cidadão brasileiro vivendo no Velho Mundo um mundo novo

Um cidadão aguabranquense no Velho Mundo

02/11/2015 12:04

         Radicado em Água Branca, cidade da Microrregião do Médio Parnaíba Piauiense, geograficamente encravada na Região do Território Entre Rios, Luís Oblanche se notabilizou, por sua determinação e perspicácia usando métodos de autodidata para concretizar seus objetivos.

          Um sonhador como qualquer mortal que vislumbra um futuro tornando-o  presente pela disposição de sair ao encontro dele. Eis o diferencial entre a persona de Luís Oblanche e milhares de outros. O vocábulo comodismo não faz parte do seu vocabulário, embora sendo parte integrante do nosso léxico.

           Sobre a importância da relação professor e aluno, na década de 80  conheci Luis Oblanche, em uma escola da cidade de Água Branca, sentado em uma sala de aula, como todos os demais, ainda adolescente. Eu professor novato, com pouco tempo de magistério em sala de aula, mas trazendo uma experiência de quem frequentou os bancos de escolas da capital do Piauí, Teresina. A minha dedicação à leitura me fez alargar o cérebro no acúmulo de conhecimento. Livros e periódicos era meu alimento intelectual. Além dos programas noticiosos do rádio e da televisão. Vivíamos em período tenebroso da nossa história onde prevalecia a força bruta das armas e uma censura que nos silenciava.

            Vi esse adolescente passar muitas vezes em minha rua. Ele frequentava a casa de amigos, que, assim como ele, explorava a inteligência, inata de todo ser humano. Eu ouvia falar dos seus sonhos, mas confesso,  que os achava milhões de anos luz de distância. Porém nunca o desestimulei. Só assim me comportando, penso que contribuí com a efetivação dos seus sonhos se materializarem. Luis afirma: O professor não está apenas em sala de aula, nos ensinando apenas conteúdo escolar, ele nos ensina sobre a vida, como podemos lidar com determinadas situações e nos ajuda a acreditar que podemos desafiar a nós próprios, pois muitas vezes essa relação está permeada pela paciência e benevolência.

             O certo é que o hoje Luís Oblanche,  sumiu da minha ótica por algum tempo. E logo fiquei sabendo que ele havia viajado para fora do Brasil. Em cidade pequena como a nossa, logo tudo se sabe pelos comentários.

              Esse cidadão, um exemplar anônimo entre nós, peça rara de um museu da vida, tornou-se um exemplo de perseverança, determinação e de luta, muita luta e vontade de vencer. Ele pratica o Budismo de Nitiren Daishonin e recita o mantra Nam-myoho-rengue-kyo de onde retira sua inspiração.

               Luís Oblanche hoje vive desenvolvendo suas atividades profissionais em vários países do Velho Mundo (Europa). Um autodidata poliglota. Fala sete idiomas fluentemente. Um indivíduo de muitas facetas usando seu talento como editor de entretenimento – jornalista, tradutor, blogueiro ( http://www.oblanche.com )  além de um trabalhar para uma multinacional no ramo das telecomunicações, o mesmo pensa ainda se aperfeiçoar em estilista pessoal, devido as muitas indagações sobre moda masculina enviadas por muitos internautas  a seu facebook.

               Uma de suas orientações preferidas escrita por seu mentor Daisaku Ikeda diz:  "..Mesmo se alguém lhe disser: fuja, desista! Deve responder-lhe; jamais! Viva jovial e corretamente cada dia, sempre."  Conheça um pouco mais de sua história nesse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=Tzpqk2lVc7o

Edição: Francisco Barbosa
Por: Professor Chiquinho
Mais sobre: