• Eletrobás
  • VIP TAXI teresina
  • bbrock
  • assinatura jornal

Notícias Alagoinha do Piauí

17 de dezembro de 2012

Justiça Eleitoral realiza diplomação de eleitos em Alagoinha do Piauí

O médico Pedro Otacílio de Sousa Moura reeleito em outubro foi diplomado prefeito

A cerimônia presidida pela Juíza titular da 29ª zona eleitoral, Nilcimar Rodrigues, aconteceu nesta quinta-feira (13/12) no auditório do Fórum do município de Alagoinha do Piauí. A diplomação dos eleitos nas eleições de 07 de outubro começou por volta das 19h. Além da magistrada, participaram da mesa de honra o prefeito reeleito, o médico Pedro Otacílio de Sousa Moura (PSB); o vice-prefeito eleito Jorismar José da Rocha (PT), o ex-prefeito Braz José Neto; o ex-prefeito João Deolindo de Carvalho; a presidente da Câmara Municipal Esteva Alves (PP); o advogado Juraci Bezerra (representando a OAB-PI) e o prefeito eleito da cidade de Monsenhor Hipólito Francisco Anísio de Sousa (PMDB).

Após declarar aberta a cerimônia, a juíza convocou os eleitos para receberam os diplomas. Foram diplomados o prefeito reeleito Pedro Otacílio de Sousa Moura, o vice-refeito eleito Jorismar José da Rocha e os vereadores eleitos Cícero Sá (PSDB), Maria Amélia (PT), Luis Alves (PTB), Rossini Carvalho (PMDB), Esteva Alves (PP), Alexsandro Brito (PSB), Paulo de Bobó (PSB) e Janilson Neto (PSB). A vereadora reeleita Virlândia Sousa (PCdoB) em viagem não foi diplomada.

Em seguida o prefeito de Alagoinha do Piauí, Doutor Pedro Otacílio, fez um discurso bastante emocionado onde fez questão de citar e lamentou profundamente a ausência da primeira-dama Hortalina Bezerra, que está em São Paulo acompanhando a filha Priscila Moura que está em tratamento de saúde. O gestor agradeceu ao povo de Alagoinha do Piauí pela confiança disse que vai trabalhar para o progresso de Alagoinha do Piauí e destacou que vai lutar fielmente com honestidade e honradez.

Doutor Pedro lembrou que o primeiro ano de governo não teve como planejar devido ter sido eleito em um processo suplementar. "Agora é um novo mandato e com planejamento vou usar os recursos públicos com muita responsabilidade. Desejo governar para servir principalmente aqueles mais necessitados." Ressaltou o prefeito.

O prefeito também destacou os desafios de sua gestão como a estiagem que tem empobrecido a população, especialmente o homem do campo; a luta para melhorar a qualidade da educação e reduzir o analfabetismo e a humanização dos serviços de saúde.

No final da diplomação, a Juíza Eleitoral Nilcimar Rodrigues fez um breve discurso onde falou da importância e da lisura processo eleitoral e felicitou os eleitos. Logo em seguida declarou encerrada a cerimônia de posse.

Alagoinhenses elegem novos conselheiros tutelares

Apesar de bastante concorrido o processo eleitoral transcorreu na mais absoluta tranqüilidade

Aconteceu no domingo (09/12) a eleição para a escolha dos novos conselheiros tutelares do município de Alagoinha do Piauí (a 386 quilômetros ao sul de Teresina). Foram eleitos para um mandato de quatro anos os concorrentes Walquíria Brito (1.334 votos), Gabriel Jesuino (1.248 votos), Francisca Erisléia (1.234 votos), Evana Brito (1.233 votos) e Luana Fernandes (1.205 votos).

Já os candidatos que não conseguiram êxito e ficaram na suplência foram os seguintes: Ozanan (1.100 votos), Aldenir Sá (1.021 votos), Jaqueline Sousa (889 votos), Rosenilda Sousa (847 votos) e Francisco das Chagas (110 votos). Eles podem assumir as funções de conselheiro caso um dos titulares por algum motivo se licencie do cargo.

A eleição para o Conselho Tutelar apesar de bastante concorrida transcorreu na mais absoluta tranqüilidade. Muitos eleitores se abstiveram e não compareceram as urnas para exercer a cidadania e escolher os guardiões dos direitos das crianças e dos adolescentes, regidos pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

O Conselho Tutelar deve atuar sempre que os direitos das crianças e dos adolescentes forem ameaçados ou violados pela sociedade, Estado, pais, responsável, ou em razão de sua própria conduta. Essa prática age em beneficio ao menor que está sofrendo e acelera o processo de aconselhamento do mesmo ou dos pais.

Aos conselheiros são encaminhados os problemas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão de crianças e adolescentes, ao receber uma denuncia, passa a acompanhar o caso para melhor resolver o problema.

09 de dezembro de 2012

Doutor Pedro e Jorismar serão diplomados na próxima quinta-feira

Além dos membros do executivo serão diplomados os nove vereadores, todos da base governista

Pedro Otacílio de Sousa Moura (PSB) e Jorismar José da Rocha (PT) serão diplomados na próxima quinta-feira (13/12) prefeito e vice-prefeito, respectivamente, de Alagoinha do Piauí, município localizado no Território do Vale do Guaribas, a 386 km ao sul de Teresina. A cerimônia presidida pela Juíza da 29ª zona eleitoral, Nilcimar Rodrigues, vai acontecer às 19h, no plenário da Câmara Municipal.

Além dos membros do poder executivo, serão diplomados os nove vereadores que representarão os alagoinhenses no legislativo pelos próximos quatro anos: Cícero Sá (PSDB), Amelinha (PT), Luis Alves (PTB), Rossini Carvalho (PMDB), Esteva Alves (PP), Alex Brito (PSB), Paulo de Bobó (PSB), Janilson Neto (PSB) e Virlândia Sousa (PCdoB).

Pedro Otacílio foi reeleito no dia 07 de outubro com 2.899 votos, 59,76% dos votos válidos. O prefeito que é médico nasceu no dia 28 abril de 1957, em Picos, é casado com Hortalina Bezerra e tem quatro filhos. Concorreu pelo PSB na coligação ‘Unidos Por Uma Alagoinha Melhor', composta pelo PP, PT, PTB, PMDB, PSB, PSDB e PC do B.

Doutor Pedro foi para reeleição após vencer no processo eleitoral suplementar realizado no dia 6 de novembro de 2011, quando obteve 2.558 votos, contra 2.370 do candidato petista, o vereador Jorismar José da Rocha, que acabou compondo chapa no último pleito como vice-prefeito do antigo adversário. As duas lideranças costuraram uma ampla coligação jamais imaginada, unindo PSB e PT, históricos rivais e conseguindo sair vitoriosos com uma grande votação e elegendo também 100% do Legislativo (os nove vereadores da casa).

Alagoinha do Piauí tem uma área de 448,01 km² e uma população de 7.349 habitantes. Sua atividade econômica é basicamente agrícola onde é cultivado caju, feijão, milho e mandioca (os dois últimos em menor escala). O município está localizado na região mais seca do estado onde os efeitos da estiagem são severos, especialmente para o homem do campo. Um dos grandes desafios da próxima gestão é combater o analfabetismo, considerado acima da média pelo Ministério da Educação.

20 de outubro de 2012

Quatro homens assaltam comércio e matam funcionário de Caixa Aqui

Crime se deu em Alagoinha do Piauí, polícia foi acionada e procura acusados

Uma quadrilha armada invadiu hoje (19) por volta de meio-dia e vinte, a cidade de Alagoinha do Piauí e assaltaram um comércio no centro da cidade. Durante o assalto os elementos mataram um funcionário do estabelecimento comercial e levaram de refém a funcionária do "Caixa aqui".

Segundo informações de populares que estavam no local, quatro homens armados chegaram ao mercadinho do "Nini" em um veículo modelo Parati, cor prata, anunciaram o assalto, e ordenaram que os funcionários deitassem no chão e não olhasse para ninguém, mas o funcionário Virgílio Mariano de Farias, 49 anos, não obedeceu aos assaltantes e acabou levando dois tiros nas costas.

Virgílio foi levado para o Hospital Regional Justino Luz de Picos, mas não resistiu os ferimentos dos disparos e veio a óbito no caminho. O corpo da vítima encontra-se no necrotério do Hospital Regional de Picos para que seja feito a perícia médica. Ele era pai de dois filhos e estava separado.Na fuga os elementos ainda levaram de refém uma funcionária do "Caixa Aqui" do mercadinho, Jéssica Germina Ramos. Jéssica foi libertada há três quilômetros da cidade, na localidade Queimada. Os assaltantes não levaram dinheiro do comércio e saíram em direção à cidade de São Julião. A policia chegou logo em seguida no local e está em diligência na captura dos assaltantes.

Para a primeira dama da cidade de Alagoinha, Hortalina Bezerra, o fato é considerado uma tragédia para a cidade que é composta de gente honesta e trabalhadora. "A nossa cidade precisa de reforço, estamos hoje com apenas dois polícias, então não é o suficiente, e estamos chocados com o que aconteceu", frisou.

19 de outubro de 2012

Bando assalta comércio, mata um funcionário e leva mulher como refém

Os assaltantes fugiram em uma Parati de cor Prata e uma moto com destino a Pio IX

Um assalto ocorrido ao meio dia e vinte minutos da tarde desta sexta-feira (19/10) na cidade de Alagoinha do Piauí (386 km de Teresina) deixou uma pessoa morta e os quatro assaltantes ainda levaram uma funcionária como refém.

O assalto aconteceu quando quatro homens armados invadiram o supermercado do empresário Francisco João de Carvalho, conhecido como Nini, e mandaram todos deitarem no chão, foi quando o funcionário Virgílio Mariano de Farias (49 anos) deitou e olhou para trás, então um dos ladrões efetuou dois disparos a queima roupa nas costas da vítima.

Sem conseguir levar nada de valor do supermercado, os ladrões pegaram Jéssica Germina Ramos funcionária do "Caixa Aqui" (que funciona no supermercado) e levaram como refém, e somente três quilômetros depois foi que liberaram na localidade Queimadas do município de Alagoinha do Piauí.

Segundo informações de populares, os ladrões tentaram assaltar o "Caixa aqui", mas como um dos assaltantes disparou contra o funcionário, os mesmo saíram em fuga numa Parati de cor Prata e uma moto com destino ao município de Pio IX.

Virgilio como era mais conhecido estava separado da esposa e tinha dois filhos um maior de idade e outro menor. O corpo da vítima foi levado para o necrotério do Hospital Regional Justino Luz de Picos para perícia médica.

Para a primeira dama do município Hortalina Bezerra, o fato é considerado uma tragédia para a cidade que é composta de gente honesta e trabalhadora.

Segundo a primeira dama, logo que tomou conhecimento dos fatos ligou para a companhia da Polícia Militar da cidade de Fronteiras, para a polícia militar de Picos, falou ainda com a secretaria de segurança pública que determinou o enviou de efetivo para a região na tentativa de prender o bando.

De acordo com Horlatina, a cidade de Alagoinha que é muito tranquila viveu nos últimos meses momentos difíceis com tentativas de assaltos e agora com homicídio. "Nós falamos como secretário (de segurança) e pedimos um efetivo maior já que na cidade tem apenas dois policiais militares, o que é insuficiente para dar segurança à população, e queremos que a polícia haja rápido e capturem os criminosos e coloquem-nos atrás das grades que é o local que os mesmo tem que ficar a partir de agora", disse ela.

11 de outubro de 2012

Pedro Otacílio conseguiu a reeleição em Alagoinha

Médico governava município desde uma eleição suplementar em 2011

Em Alagoinha do Piauí (a 386 quilômetros da capital) aconteceu uma das eleições mais tranqüilas da história do município. O médico Pedro Otacílio (PSB), apoiado por uma ampla coligação formada pelas siglas PSB, PT, PP, PMDB, PTB, PCdoB e PSDB, foi reeleito prefeito com uma maioria histórica de 947 votos. O prefeito foi votado por 2.899 eleitores, enquanto a candidata de oposição Professora Penha Rocha (PDT) disputando sua primeira eleição conseguiu 1.952 votos.

Um fato curioso nas eleições de Alagoinha do Piauí foi à união de forças em torno da candidatura governista. No final do ano passado, o médico Pedro Otacílio havia vencido Jorismar Rocha (PT) em uma eleição suplementar bastante disputada. Em poucos meses de administração Doutor Pedro atraiu a simpatia das lideranças de oposição e conseguiu reunir no mesmo palanque políticos historicamente adversários. Inclusive o vice-prefeito eleito no último domingo foi justamente o candidato derrotado no pleito suplementar, Jorismar Rocha (PT).

Feliz com a vitória tranquila, Pedro Otacílio destacou a importância da união das famílias alagoinhenses que viviam separadas pela disputa eleitoral acirrada e se comprometeu a trabalhar para honrar a grande votação. "Ser reconhecido por o povo de Alagoinha me impulsiona ainda mais a trabalhar por este município aonde com certeza vamos nos organizar melhor para termos a Alagoinha dos nossos sonhos. Vou lutar para fazer valer cada voto confiado em mim e ao meu vice". Disse o prefeito.
Bastante cumprimentada por eleitores e lideranças após a divulgação do resultado das eleições, a primeira-dama Hortalina Bezerra fez questão de agradecer a confiança depositada na gestão do medido Pedro Otacílio. Ela lembrou que a ampla coligação e o resultado positivo das urnas só foram possíveis com muito trabalho prestado a população alagoinhense.