Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Conselho Tutelar e Assistência Social promovem mobilização

Conselho Tutelar e Assistência Social promovem mobilização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

19/05/2017 15:52

Com o objetivo de mobilizar a comunidade sobre um problema que a cada dia se torna mais preocupante, o Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Alegrete do Piauí, realizaram na tarde desta quinta-feira (18), uma mobilização para marcar o Dia “D” da Campanha Nacional de Luta contra o Abuso Sexual e Exploração de Crianças e Adolescentes.

O evento aconteceu no Espaço Cultural, no centro de Alegrete, e foi promovido pelo o Conselho Tutelar, através da Secretaria de Assistência Social e Prefeitura Municipal em parceria, com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Na abertura do evento, a secretária de Assistência Social, Adricia Sousa, representando o prefeito Márcio Alencar, relatou o apoio da gestão. “O município conta com uma equipe de conselheiros tutelares preparados e atuantes, com toda estrutura necessária para desenvolver o trabalho; temos dado total apoio e conseguido andar em parceria com o órgão para desenvolver as atividades que garantam os direitos de nossas crianças e adolescentes”.

Durante o evento foi realizado uma palestra com a psicóloga Vanessa Macêdo, com foco no abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, destacando a importância de se denunciar casos, ter atenção as crianças e os adolescentes principalmente o contato delas com as redes sociais, dando-lhes credibilidade, ter atenção se a criança está com um comportamento diferente, entres outros.

Em entrevista ao Portal Cidades Na Net, a psicóloga Vanessa Macêdo, destacou a importância de ações como estas. “O nosso principal objetivo hoje foi conscientizar a todos sobre a violência de abuso sexual contra a criança e ao adolescente. Apresentamos os principais meios que os abusadores usam para consumar o ato. Tentamos também abordar um pouco da realidade do nosso município, como a gravidez precoce. A maior importância desse trabalho do conselho que eu percebo, é que eles estão mostrando para a população que não estão aqui para punir, mas para proteger”, disse.

Foram realizado ainda uma apresentação teatral com o grupo CENIUM de Picos, pela qual participam a atriz alegretense Socorro Barros e o renomado ator Juscelino Moura, dentre outros; na ocasião o grupo encenou uma realidade vivida na adolescência, quando estes se relacionam e acabam por contrair situações indesejadas como a gravidez e outras consequências.

Fonte: Ascom
Mais sobre: