Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Estado realiza sonho de famílias do assentamento Espinheiros em Altos

Estado realiza sonho de famílias do assentamento Espinheiros em Altos

03/11/2016 10:57

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), realizou, nessa segunda-feira (31), o sonho de famílias do Assentamento Espinheiros, zona rural da cidade de Altos. Isso porque o governador Wellington Dias, em ato solene, entregou 19 títulos definitivos de terra aos moradores.

Na oportunidade, o governador garantiu melhorar o fornecimento de energia elétrica na região. Os assentamentos Corte do Meio, Coité e Barrinha, localizados na região de Altos, serão os próximos a serem regularizados.

“Agora vocês poderão dizer que ‘essa terra é minha e da minha família’, sem medo de alguém tomar”, destacou Wellington às famílias beneficiadas.

Dias ressaltou ainda a importância da presença de representantes do Banco Mundial. “Vir aqui e ver de perto a realidade dessas famílias e, mais ainda, saber o destino dos investimentos que vocês farão, torna mais evidente a importância dos recursos para o desenvolvimento da agricultura familiar no Piauí”, pontua o governador.

Para Martin Raiser, diretor do Banco Mundial, a regularização fundiária irá refletir positivamente não apenas aos atuais moradores, mas também a futuras gerações. “Essa questão fundiária é um problema antigo no país, mas que nos últimos tempos tem ganhado força e se tornado realidade. Estamos muito felizes de fazer parte desse processo”, avalia o diretor.

Segundo Regina Lourdes, diretora-geral do Interpi, há mais de 20 anos as famílias buscam regularizar as moradias. “A equipe do Interpi, que vem acompanhando toda a luta dessas famílias, sonha junto com elas e ver o título definitivo em mãos é um sentimento de dever cumprido. Entregamos não só o título definitivo, mas também o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o encaminhamento para que cada título seja oficialmente registrado em cartório”, esclarece a diretora.

O Governo do Estado firmou parceria com o Banco Mundial, por meio do  “Projeto Piauí: Pilares do Crescimento e Inclusão Social”, lançado nessa segunda-feira (31). Os recursos, que chegam a US$ 320 milhões, são referentes a duas operações de crédito que apóiam as áreas da educação, saúde, meio ambiente, regularização fundiária, geração de emprego e renda no meio rural e gestão pública.

Famílias comemoram a entrega de títulos

Com a entrega de títulos definitivos, o assentamento Espinheiros, nessa segunda-feira, era só festa. Muita música, comidas típicas e visita de autoridades que fizeram parte da comemoração.

Francisca Evaristo, 28 anos, mãe de dois filhos, Lucas, 3 anos, e Luan, 5 anos, está muito feliz por  ter de fato uma propriedade em seu nome. “Sempre fui uma mulher independente. Crio meus filhos sozinha. Ser dona de um lar, é a realização de um grande sonho”, fala a dona de casa que pretende ter acesso a recursos em projetos agrícolas do governo.

Fonte: Ascom
Mais sobre: