• BSL NE
  • VIP TAXI teresina
  • bbrock
  • assinatura jornal

Notícias Avelino Lopes

15 de setembro de 2015

Avelino Lopes recebe equipe de educação no trânsito do Detran

Avelino Lopes recebe equipe de educação no trânsito do Detran

Localizado a 819 quilômetros de Teresina, a cidade de Avelino Lopes receberá uma equipe de educadores do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), no período da realização dos festejos do município. Durante o evento, o órgão estará com um estande de informações para entrega de kits educativos e orientará a população sobre cidadania no trânsito.

Os profissionais da Escola Piauiense de Trânsito (EPT) chegam ao município nesta quarta-feira (16) e permanecem até o próximo domingo (20). "Durante todo esse período, vamos entregar kits educativos, informar à população sobre o trabalho do Detran e da EPT, além de orientá-los a respeito da segurança no trânsito", explica a gerente da EPT, Zulmirene Sousa.

Além do estande, a Escola pretende ainda realizar uma série de palestras abordando questões como o uso dos itens de segurança, o respeito à sinalização e às leis de trânsito, cidadania no trânsito e a lei seca.

"É importante trabalhar essas questões para que a população tenha mais conhecimento sobre as condutas que tornam o trânsito um espaço mais seguro e pacífico. Nossa principal função é sensibilizar as pessoas para que elas saibam que o trânsito é uma responsabilidade de todos", ressalta Zulmirene Sousa.

Durante a programação dos festejos da cidade, o órgão vai participar ainda de oficinas promovidas pelo Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae-PI).

08 de agosto de 2015

Prefeitura garante melhorias e investimentos em todas as áreas do município

Prefeitura garante melhorias e investimentos em todas as áreas do município

Fazer diferente e atender aqueles que mais precisam tem sido a meta da gestão liderada pelo prefeito Diostenes Alves, no município de Avelino Lopes (768 km de Teresina). O gestor assumiu em 2013 e encontrou o município em situação nada favorável, hoje, cerca de 2 anos e 8 meses depois, a mudança já pode ser percebida por todos os lados.

Temos duas grandes preocupações aqui, levar água onde não tem e cuidar dos acessos à nossa cidade, tirando o município do isolamento”, comenta o prefeito. Dióstenes se sensibilizou com a situação de várias famílias que não tinham acesso à água potável e chegaram a ser até tema de matérias jornalísticas para TV.

Em uma de suas viagens, o gestor conseguiu um convenio com a FUNASA, onde o município está sendo contemplado com a perfuração de 25 poços, sendo que 12 deles já estão concluídos. “Vivemos outra realidade, antes era complicado conseguir água,a gora isso não é mais problema”, explica Anália Alves, conhecida como “Dona Naru”, ela foi uma das contempladas com o benefício.

Para o senhor “Nona das Cacimbinhas”, a chegada da água é como um milagre. “Aqui nessa região era um sofrimento grande, agora é só alegria”, afirmou. A região do Travessão, onde o senhor Nona reside é uma das mais beneficiadas da gestão, além de poço, a prefeitura está abrindo acessos e revitalizando as estradas.

Muitas estradas

Para Dióstenes Alves, manter as estradas com boas condições é primordial. Em seu mandato várias delas foram reformadas, e algumas construídas. Foram beneficiadas as localidades: Floresta, Tamboril, Forquilha, Buritirama, Dionizinho, Mata e Mata Travessão. Além destas, a prefeitura está cuidando do acesso que liga o município ao Estado da Bahia. O prefeito está buscando ainda pavimentação asfáltica da PI 225 que liga ao município vizinho de Curimatá, a estrada é de responsabilidade do Governo do Estado. “Infelizmente esta estrada encontra-se até hoje em estado lastimável, contrastando com as excelentes estradas vicinais do município. Muitos, por maldade ou falta de informação, acham que é uma obrigação nossa”, disse.

Em agradecimento as obras realizadas, a população se sente agradecida e beneficiada. “Tenho 63 anos de idade e jamais tinha visto um trator fazendo estrada na região. Pensei que iria morrer antes que isto viesse acontecer. Aqui, quando adoecia uma pessoa com gravidade, era retirada em uma rede”, comentou o senhor Valdu, um dos beneficiados com as estradas.

Educação em alta

Avelino Lopes formou recentemente uma turma do Pronatec, programa que oferece qualificação profissional para jovens e adultos. “Com isso o município ganha, pois formou profissionais aptos ao mercado de trabalho”, disse o prefeito. A prefeitura também tem investido na qualificação dos professores e na reforma e melhorias das escolas do município.

Calçamento na cidade

Não é só na zona rural que a prefeitura tem investido em melhorias e obras. Na zona urbana do município, o prefeito em parceria com a CAIXA também está realizando a pavimentação de diversas ruas. Foram contempladas com calçamento as ruas: Dan de Sousa Nunes, Gregório Leite Peixoto, Treze de Maio e Rua Fortaleza. “Vamos viabilizar mais obras como estas para a nossa cidade”, garante. O investimento em pavimentação já ultrapassa os R$ 5 milhões de reais.

Saúde é ampliada

A saúde também tem mais atenção em Avelino Lopes, equipes do Programa Saúde da Família – PSF, estão atuando em todo o município oferecendo atendimento básico e prevenção. Além disso está sendo realizado com sucesso o programa de distribuição de Prótese Dentária que tem atendido aos idosos do município, o projeto é coordenado pela Dra. Érika, que já fez a entrega de 400 próteses.

Mais benefícios

O município vai receber em breve mais uma importante obra, trata-se de uma praça de eventos que irá proporcionar mais lazer para a população. Em conversa com ODIA, o prefeito afirmou que se sente satisfeito por estar conseguindo cumprir várias de suas promessas de campanha, mas garante que buscará muito mais. “Mesmo com essa crise e as dificuldades que encontramos diariamente quando estamos buscando parcerias e benefícios, não iremos desanimar. Sabemos que muito ainda precisa ser feito e a população sabe que pode contar com o nosso esforço e faremos mais para garantir mais benefícios”, pontuou.