Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Boa Hora já tem programação para tradicional Reisado

Além da programação tradicional, haverá festa com atrações locais e o cantor Washington Brasileiro

11/12/2012 17:21

Há mais de 100 anos, a população do município de Boa Hora mantém viva a tradição do reisado. O movimento, que tem origem portuguesa, além de marcar culturalmente a região possui caráter religioso. A festa inicia dia 31 de dezembro e segue até 6 de janeiro , Dia de Reis.

O prefeito eleito de Boa Hora, José Resende, promete reafirmar os laços culturais do evento e já está com programação preparada para os próximos dias. Resende assumirá o município pela primeira vez e convida toda a população do município e de outras regiões do Brasil para acompanhar a festividade. "Essa é uma festa tradicional que atrai pessoas de várias regiões do país e não vai ser diferente em 2013. Mais de 10 mil pessoas passarão pela cidade nos próximos dias e poderão conferir traços da identidade de Boa Hora", declara o gestor.

A festa se assemelha a um ritual. Cada reisado é formado pelo santo reis, duas cantadeiras, uma que canta e outra que responde, um sanfoneiro, três caretas, o caçulinha, o lampião e o pai do povo, o mandador, o dançador, carregador do boi, o boi, e o carregador do butiquim. 12 grupos de reisado vão compor a festa visitando algumas casas do município. Trajando roupas de palha, máscaras e com bois enfeitados eles prometem reviver a tradição iniciada por Zeca dos Santos e Raimundo dos Santos.

Além da morte dos bois que acontecerá no dia 6, às 16h, a população também poderá participar de um enduro de motovelocidade no dia 6 de janeiro, às 8h e de uma festa realizada em praça pública , às 21h que terá atrações locais, a Banda Desejo Musical e Washington Brasileiro. O XIV Festival de Reisado de Boa Hora, uma aprimoramento da festa que já é centenária, acontecerá no dia 5 de janeiro.

Fonte: APPM
Por: Geysa Silva
Mais sobre: