• BSL NE
  • VIP TAXI teresina
  • bbrock
  • assinatura jornal

Notícias Cajueiro da Praia

07 de março de 2017

Governo prevê projeção de Cajueiro da Praia como cidade turística

Governo prevê projeção de Cajueiro da Praia como cidade turística

Em reunião com o Governo do Estado e a Secretaria de Turismo nesta segunda-feira (06), no Palácio de Karnak, o prefeito de Cajueiro da Praia, doutor Girvaldo e o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Andre Bahia, acordam pacto de projeção turística para a região da praia de Barra Grande. A ação consiste em um planejamento estratégico de treze anos que deverá transformar a cidade em referência em ecoturismo.

Dentre as ações que estão sendo planejadas, Cajueiro ganhará um terminal turístico, já em processo de construção, e um contorno rodoviário de acesso à região da Barrinha. O centro da cidade vai passar por uma etapa de drenagem urbana, melhorando o saneamento local. A orla da cidade também vai ser contemplada com obras como a Reserva dos Pescadores, que abrigará um mirante e um jardim botânico.

Uma das primeiras ações do projeto é propor alterações no Plano Diretor da cidade de Cajueiro. O pacto será composto de três eixos, balizados no diálogo entre a sociedade civil organizada junto com o poder público, o planejamento estratégico consistente e participativo e a busca por parcerias com grandes instituições filantrópicas que auxiliem na promoção e preservação do meio ambiente.

O Governo do Estado deverá auxiliar na garantia de ferramentas de infraestrutura e saneamento, a exemplo da Adutora do Litoral que deverá ter sua primeira etapa concluída em maio deste ano. O executivo também garante a aplicação de recursos federais de saneamento para a região. “Temos garantido 4 bilhões em investimentos em plano executivo de saneamento básico junto a Funasa e o Ministério das Cidades, que também vai contemplar a região de Barra Grande. Queremos trabalhar a efetivação do projeto através do funcionamento dos conselhos gestores que deverão acompanhar de perto essa reestruturação. Eles devem ser compostos por diferentes empreendedores da região e sociedade civil organizada”, garantiu.

A pista ampla do aeroporto regional de Parnaíba e sua proximidade com pontos turísticos, bem como com suas estradas de acesso, chama a atenção de investidores regionais, como é o caso da rede baiana de hotelaria TXAI, de Itacaré. Com o suporte do aeroporto, empresas poderão ampliar o fluxo de turistas nas cidades litorâneas do Piauí, garantindo leitos para estadia e hospedagem de visitantes.

O Governo do Estado também se comprometeu em efetivar programas de habitação preventivos, preparando a cidade com bolsões habitacionais. Para o governo, a prevenção vai evitar déficits de moradia, contribuindo para a organização paisagística da cidade. 

09 de novembro de 2015

1º Festival Choro Jazz começa dia 12 em Barra Grande

1º Festival Choro Jazz começa dia 12 em Barra Grande

Hermeto Pascoal, Renato Braz, Quarteto Maogani, Trio Curupira, Josué Costa, Aquarela do Choro são as atrações do 1º Festival Choro Jazz, que será realizado no período de 12 a 14 de novembro, em Barra Grande, no Cajueiro da Praia – PI. 

O evento tem parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura.

Coordenado por Tothe Ibiapina, O 1º Festival Choro Jazz tem como objetivo trazer grandes shows e oficinas para o público piauiense. O evento combina boa música com cenários paradisíacos.

O 1º Festival Choro Jazz segue o formato do evento consolidado em Fortaleza e Jericoacoara e propõe encontros inusitados que transitam entre os gêneros que batizam o festival, levando o público a conhecer novos panoramas de uma música que não tem muito espaço nos veículos de mídia em massa.

Todas as apresentações musicais e oficinas serão totalmente gratuitas, uma vez que o projeto em sua totalidade é destinado ao livre acesso do público, já que o Choro Jazz está baseado na ampliação ao acesso à arte e à democratização cultural.

Além da grade de programação do evento, serão realizadas as oficinas de piano e prática de conjunto com André Marques, guitarra e baixo com Fábio Gouveia, bateria com Cleber Almeida e percussão com Fábio Pascoal. As inscrições já podem ser realizadas.

Paralela às atividades musicais, também será criada uma Biblioteca Comunitária para Barra Grande. “Então, solicitamos aos que puderem, que levem um ou mais livros para doação. Basta levar nos dias dos eventos e entregar a produção local”, afirma Tothe, citando que este é a primeira edição de muitas que virão.

Grupos que marcam presença no Festival Choro Jazz

Direto do Ceará, o Murmurando foi criado em 2006 e tem o choro como essência de seu repertório. O grupo tem forte influência dos mestres Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo, entre outros.

Em 2007, foi contemplado com a aprovação no I Edital de Incentivo às Artes da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza (SECULTFOR), na área de Música, categoria Manutenção de Grupos Musicais, com o projeto “Choro Brasileiro de Jovens Para Jovens”. No mesmo ano, abriu o “I Festival Mel, Chorinho e Cachaça”, em Viçosa do Ceará, e foi uma das principais atrações da II Mostra de Música Petrúcio Maia.

O Murmurando é formado por jovens reconhecidos músicos na cena cearense. Os integrantes Cleylton Gomes (flauta transversal e flautim), Giltácio Santos (clarinete), Lauro Viana (cavaquinho) e Samuel Rocha (violão 7 cordas) têm instrução formal nos cursos de Música do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-CE), e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Hermeto Pascoal e Grupo

Nascido em Olho d´Água e criado em Lagoa da Canoa, na época município de Arapiraca, estado de Alagoas, em 22 de junho de 1936, Hermeto Pascoal é filho de Vergelina Eulália de Oliveira (dona Divina) e Pascoal José da Costa (seu Pascoal). Foi no seu alistamento militar que colocaram o pré nome de seu pai como seu sobrenome.

Os sons da natureza o fascinaram desde pequeno. A partir de um cano de mamona de “gerimum” (abóbora), fazia um pífano e ficava tocando para os passarinhos. Ao ir para a lagoa, passava horas tocando com a água. O que sobrava de material do seu avô ferreiro, ele pendurava num varal e ficava tirando sons. Até o 8 baixos de seu pai, de sete para oito anos, ele resolveu experimentar e não parou mais. Dessa forma, passou a tocar com seu irmão mais velho José Neto, em forrós e festas de casamento, revezando-se com ele no 8 baixos e no pandeiro.

Atualmente, Hermeto Pascoal apresenta-se com cinco formações: Hermeto Pascoal e Grupo, Hermeto Pascoal e Aline Morena, Hermeto Pascoal Solo, Hermeto Pascoal e Big Band e Hermeto Pascoal e Orquestra Sinfônica. Diz ele que, por enquanto, é só!! Esse é o nosso “CAMPEÃO”!!!

Para Hermeto, público, shows e discos têm o mesmo grau de importância. Não há melhor público, nem melhor show, nem melhor disco. São todos filhos muito amados por ele. Portanto, o que foi mencionado nessa biografia refere-se apenas a um resumo dos fatos que foram lembrados.

Renato Braz e Quarteto Maogani por Luiz Nassif

Além de um dos maiores cantores brasileiros, Renato Braz tem capacidade de agregar talentos e montar projetos originais o transformou em uma referência absoluta da música contemporânea, um elo imprescindível entre os diversos gêneros e os artistas contemporâneos.

Qual outro artista que teria a ideia de juntar os clássicos latino-americanos com o extraordinário Quarteto Maogani, uma rapaziada que inovou o modelo de quarteto de violões?

Trio Curupira

O grupo homenageou o personagem mítico do folclore brasileiro encarregado de proteger as florestas e os animais, o trio assumiu a missão semelhante de defender a música e a cultura brasileira com uma sonoridade densa, harmonia rica e personalidade marcante.

O projeto, aprovado pelo edital do Programa de Ação Cultural de São Paulo da Secretaria de Estado da Cultura, disseminará aos espectadores a música popular brasileira instrumental, como uma alternativa em contraposição às músicas comerciais de fácil acesso distribuídas pelos meios de massa, ampliado as referências e raízes da cultura musical brasileira.

Os artistas apresentaram seus arranjos expressivos em festivais e shows em Manaus (AM), Buenos Aires, La Plata, Córdoba, Bahia Blanca, Santa Fé e Resistência (Argentina), Rio de Janeiro, Porto Alegre (RS), Joinville (SC), Brasília (DF), Recife (PE), Garanhuns (PE), Bonito (MS), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG).

Programação

Dia 12 de novembro

21h – Aquarela do Choro

22h30 – Josué Costa Trio

Dia 13 de novembro

21h – Renato Braz e Quarteto Maogani

22h30 – Trio Curupira

Dia 14 de novembro

21h – Grupo Murmurando

22h30 – Hermeto Pascoal e Grupo

O Fetival Choro Jazz vai proporcionar oficinas para o público.

18 de junho de 2015

Do sonho à realidade

Prefeita Vânia Ribeiro entrega cisternas para 500 famílias de Cajueiro da Praia

Determinada e comprometida de verdade a melhorar a qualidade de vida da população mais humilde de Cajueiro da Praia, que durante anos foi enganada com as promessas e cadastros de ‘faz de conta’ de antigos gestores, a Prefeita Vânia Ribeiro comemorou, com muita alegria, a chegada das cisternas nas comunidades. Ao todo, 500 famílias serão beneficiadas com as estruturas de captação de água.

As primeiras cisternas, com capacidade de armazenamento de 16 mil litros de água, foram entregues na manhã dessa quarta-feira, 17 de junho. A tristeza e a desesperança da população, que nem acreditava mais, deram lugar à satisfação e à certeza de que nos próximos não haverá mais sofrimento para ter água em casa.

Os moradores da região de Praia Branca, Canto Comprido, Terra Nova, Gargalho, Árvore Verde e Boa Vista já estão com suas cisternas. Todos comentavam em uma só voz que a Prefeita Vânia Ribeiro cumpriu sua palavra, de que lutaria sem parar até que chegasse a hora da entrega dos equipamentos. Nos próximos dias, as demais comunidades também serão contempladas.

Desde que assumiu a Prefeitura de Cajueiro da Praia, Vânia Ribeiro fez diversos pleitos junto ao Governador do Piauí, Wellington Dias, e aos representantes do Ministério da Integração Nacional, em Brasília, do Programa “Água para Todos”, para que o município tivesse prioridade na entrega das cisternas, e lutou para que a quantidade fosse ampliada para o maior número de famílias possível.

“Vi nos olhos das mães a felicidade com a chegada das cisternas, porque são elas que mais sabem da importância de se ter água para cozinhar e alimentar seus filhos. A partir de agora, a vida de milhares de pessoas vai mudar, de fato. Vamos acabar de vez com esse sofrimento de anos e anos de famílias carregando baldes e galões, em grandes distâncias, para conseguir água para beber”, destacou a Prefeita Vânia Ribeiro.

05 de dezembro de 2014

Release Eventos Peixe-boi Marinho 2014 em Cajueiro da Praia

Base Peixe-boi Marinho promove evento em parceria com a Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia

.

A Base Peixe-boi, sede da Ãrea de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba em Cajueiro da Praia, promove os Eventos Peixe-boi Marinho em parceria com a Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia e o apoio de ONGs como a Comissão Ilha Ativa e o projeto Pesca Solidária, a CARE Piauí e o Instituto Tartarugas do Delta.

Os eventos acontecem no dia 13de dezembro a partir das 6:30h com a realização do XIV Ciclismo, cuja largada será no entroncamento da BR 402 com a estrada de acesso ao município.

São cerca de 20 km que os ciclistas de Cajueiro da Praia precisarão percorrer e a corrida movimenta os povoados do interior que ficam no caminho, já que durante a passagem dos competidores, grupos de voluntários ficam estrategicamente em diversos locais para distribuir água para os participantes.

Na chegada da corrida, os moradores vão prestigiar os ciclistas que disputam as três primeiras colocações, com direito a prêmios em dinheiro.

Este ano, por causa da maré, a XIII Regatas de Canoas à Vela Peixe-boi Marinho vai acontecer às 9:00h.São duas modalidades, canoas pequenas e grandes, que fazem o percurso saindo da Praia do Cajueiro de Baixo, em direção ao mar adentro, para contornar uma boia colocada para sinalizar a curva e o retorno para a mesma praia.à o ponto alto dos eventos, que reúne os pescadores da comunidade, mas também moradores das comunidades próximas do interior de Cajueiro da Praia, além de visitantes que vêm dos municípios de Chaval e Barroquinha do Ceará, e de Luís Correia e Parnaíba, no Piauí.

Ãs 11:00h, chega o momento mais folclórico e engraçado dos eventos: a X Corrida de Jegues, que é realizada na Praia do Cajueiro de Baixo. Os jegues são preparados com bastante antecedência, mas devido ao temperamento do bicho, a preparação não é garantia de vitória. Mais vale a paciência e o jeitinho dos âjockeisâ em relação aos animais, já que é proibido machucar ou espancar os jegues. Nessa altura a praia já está cheia de gente do Cajueiro.

Todo ano a competição tem o apoioda Capitania dos Portos do Piauí, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Turística.

Os Eventos do Peixe-boi Marinho são realizados para confraternizar com a população da região, divulgando o trabalho realizado o ano inteiro pela Base Peixe-boi, sede da APA Delta do Parnaíba, que promove e realiza a atividade, e para isso busca o patrocínio de parceiros e empresas da região.

A Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia é um dos maiores patrocinadores, fato que vem se repetindo já há 14 anos, desde o I Ciclismo. Mas diversas empresas da região também contribuem com patrocínios menores, através da pintura da logomarca nas velas de embarcações, ou mesmo patrocínio de camisetas e bonés: Aquinor, Sebrae, o Boticário, Agropecuária Longá, Sertepa, Longá,  Arrasta-pé Clube, Armazém Parnaíba, HM Aquicultura, 4 Anas, Bob Siegerte Luzemóveis.

A Base Peixe-boi desenvolve principalmente atividades de pesquisa e educação ambiental, voltadas para a conservação dos ecossistemas presentes na APA Delta do Parnaíba, bem como sua fauna e flora, tendo seu foco maior de trabalho com relação ao peixe-boi marinho, espécie considerada hoje criticamente ameaçada de extinção. E comemora 20 anos de funcionamento ao tempo em que se comemora o 15º aniversário de emancipação do município de Cajueiro da Praia.


30 de outubro de 2014

Cajueiro da Praia ganhará sala do empreendedor em dezembro

O Sebrae vem visitando o município e pedindo o apoio da Prefeitura Municipa

O município de Cajueiro da Praia está entre os dez do Estado que vaão implantar a sala do empreendedor ainda esse ano. O espaço é uma das etapas da implementação da Lei Geral das MPEs (Micro e Pequenas Empresas), uma exigência do Governo Federal. O Sebrae vem visitando o município e pedindo o apoio da prefeitura municipal, que já definiu o espaço, bem como o agente que irá atender ao público. âNós acreditamos que com a sala será possível formalizar as empresas locais, que poderão participar de licitações e assim fazer com que o dinheiro circule pelo municípioâ, destacou a prefeita Vânia Ribeiro, durante reunião com a equipe do Sebrae na manhã de quarta-feira (29).

A consultora do Sebrae, Juliana Paz, destacou a importância em convocar todos os envolvidos nos processos de compras e licitações da prefeitura para participar dos cursos que serão ofertados. Segundo ela, além de trabalhar com a formalização, a sala será um espaço que reunirá um banco de dados das empresas locais. âNós apresentamos um plano de trabalho que será executado pelo agente e que pode ser modificado de acordo com a necessidade do municípioâ, completou.

A coordenadora do projeto de Implementação Estratégica da Lei Geral no Estado do Piauí, Maria de Lourdes Freire, destacou que a meta é atingir 40 municípios piauienses, sendo 10 esse ano e 30 no próximo ano. âà muito bom poder contar com o apoio da prefeitura nessa implementação. Cajueiro está entre os primeiros municípios a se adequarâ, disse. O Sebrae, que atua nessa etapa de orientação aos municípios, vai dar todo o suporte ao agente, assim como irá acompanhar o trabalho junto aos empreendedores.

A previsão é que a sala seja inaugurada no dia 3 de dezembro. Adrião Veras será o agente responsável pela sala do empreendedor. Ele também irá participar da Feira do Empreendedor, que acontece de 11 a 15 de novembro em Teresina. Na oportunidade, ele poderá trocar experiências e ainda vivenciar o funcionamento da sala. A prefeita Vânia Ribeiro também vai marcar presença no evento. 

10 de outubro de 2014

Prevenção do câncer no município de Cajueiro da Praia

Unidades de Saúde da cidade convocam mulheres para fazer exames de preventivos

A campanha âOutubro Rosaâ já começou em Cajueiro da Praia e até o final do mês as mulheres devem comparecer a uma das unidades de Saúde para realizar exames de prevenção ao câncer de mama e ao câncer no colo do útero, os mais incidentes entre o público feminino. Segundo a secretária de Saúde do município, Adrizia Fontenele, a intenção é realizar 150 exames em cada uma das quatro unidades de Cajueiro. âO câncer de mama ainda é o que mais mata as mulheres e o exame preventivo antecipa o diagnóstico e dá à paciente maior chance de curaâ, diz.

As mulheres interessadas devem procurar uma das unidades das 8 às 11h30. âComo a demanda é grande à medida que as mulheres procuram os postos realizamos o agendamento dos examesâ, explica a secretária. Além da mamografia, está sendo realizada a prevenção, com o exame de Papanicolau, voltado para a prevenção do câncer no colo do útero. Quem vai aos postos ainda ganha brindes e assiste às palestras. 

Na próxima quarta-feira (15), também acontece uma caminhada em Cajueiro da Praia, a partir das 7h30. Vale lembrar que o âOutubro Rosaâ é um movimento mundial de mobilização pela prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Por aqui a realização é da prefeitura municipal através da Secretaria de Saúde. 

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres no Brasil. São cerca de mais de 57 mil novos casos estimados em 2014 e considera-se que a idade ainda é um dos principais fatores de risco: quatro em cada cinco pacientes têm mais de 50 anos. Apesar disso, as mulheres mais jovens â que já iniciaram a vida sexual â devem realizar os exames preventivos. 

27 de fevereiro de 2014

Divulgada as atrações musicais do Carnacaju 2014 em Cajueiro

A Prefeitura Municipal divulgou nesta terça (25), as bandas que irão animar os quatro dias de folia em Cajueiro, Barrinha e Barra Grande.

O evento terá inicio amanha, sexta, pela manhã na Unidade Escolar Oscar Lima com o baile das crianças e as 16hs, o baile do idoso com o Skema Nélio Show. O Carnacaju contará com o apoio da Polícia Militar; Guarda Municipal; Secretarias de Obras, Educação, Saúde, Turismo e Assistência Social; além da Fundação Cultural.

De acordo com superintendente da Fundação Cultural, Ana Nécia Fialho, a perspectiva em torno do evento é das mais otimistas e todos os envolvidos garantem que a cidade será palco e grandes festas, cuidadosamente organizadas nos moldes dos festivais populares.

"Além da segurança reforçada, o evento conta com uma estrutura planejada para atender a todas as necessidades do público esperado, com um único objetivo: garantir conforto e aproveitamento máximo dos festejos carnavalescos", destaca.

As bandas previstas são: Xote de Primeira; Forró Danado de Bom; Forró Misturado; Zé Filho e banda; Onda Axé; Axé Bom; Pegada Moral e Explosão do Som. 

CONFIRA A PROGRAMAÃÃO ATUALIZADA:

* Dia 28.02.14 (sexta):

CAJUEIRO DA PRAIA: Bloco do idoso (a partir das 16 hs)- Unidade Escolar Oscar Lima

* Dia 01.03.14 (sábado):
BARRA GRANDE: Bloco do Sabiá (a partir das 16 horas).
Show musical (a partir das 23 horas)

CAJUEIRO DA PRAIA: abertura oficial do carnaval 2014. Show musical das 22h às 4 horas.


* Dia 02.03.14 (domingo):

BARRA GRANDE: Show na praia (16 às 22 horas )
CAJUEIRO DA PRAIA: Show musical e concurso DIVA 2014 (22 às 4 horas)

* Dia 03.03.14 (segunda-feira):

BARRINHA: Show na praia (22 às 4 horas)

* Dia 04.03.14 (terça-feira):

BARRA GRANDE: Show musical (23 às 3 horas)

CAJUEIRO DA PRAIA: Mela- mela (a partir das 15 horas, saindo da Praça Santa Luzia)

Show musical de encerramento do carnaval (das 18 às 5 horas)


25 de fevereiro de 2014

Prefeitura de Cajueiro da Praia divulga programação do carnaval 2014

As festividades de momo este ano serão realizadas em Cajueiro, Barrinha e Barra Grande. A organização do evento espera um público de 10 mil pessoas.

 Até o momento não foram divulgadas as atrações musicais , pois a Prefeitura Municipal, aguarda o andamento da licitação de gastos.Os barraqueiros que irão trabalhar na arena do Carnacaju 2014, devem solicitar suas inscrições na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte. Uma das exigências da Comissão Organizadora é que todas as barracas sejam padronizadas como no ano passado.
Entre as atrações deste ano, está o Concurso DIVA 2014 (disputado entre candidatos transformistas), assim como o tradicional bloco mela-mela. Além das barracas na praia, será montada uma grande estrutura de som, palco e iluminação nos locais onde irão acontecer o evento.

CONFIRA A PROGRAMAÃÃO: 
* Dia 01.03.14 (sábado):
BARRA GRANDE: Bloco do Sabiá (a partir das 16 horas).
Show musical (a partir das 23 horas)

CAJUEIRO DA PRAIA: abertura oficial do carnaval 2014. Show musical das 22h às 4 horas.

* Dia 02.03.14 (domingo):

BARRA GRANDE: Show na praia (16 às 22 horas )
CAJUEIRO DA PRAIA: Show musical e concurso DIVA 2014 (22 às 4 horas)

* Dia 03.03.14 (segunda-feira):

BARRINHA: Show na praia (22 às 4 horas)

* Dia 04.03.14 (terça-feira):

BARRA GRANDE: Show musical (23 às 3 horas)

CAJUEIRO DA PRAIA: Mela- mela (a partir das 15 horas, saindo da Praça Santa Luzia)

Show musical de encerramento do carnaval (das 18 às 5 horas). 

 Segundo a prefeita Vânia Ribeiro, estarão garantidos suportes médico e  segurança para os foliões.
"Queremos que a nossa gente aproveite os dias de festa com tranquilidade. Queremos fazer um carnaval ainda melhor para quem mora aqui e para os nossos visitantes", destacou.