Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Forte presença militar no Monumento do Jenipapo marca o dia 6 de setembro

Forte presença militar no Monumento do Jenipapo marca o dia 6 de setembro

06/09/2017 15:41

Hoje as atividades da Semana da Independência, realizadas em Campo Maior, aconteceram no Monumento do Jenipapo, lugar onde aconteceu a Batalha do Jenipapo, em 1823. A solenidade aconteceu pouco depois das 8h, quando o exército começou a se posicionar para a formatura. O pátio do Monumento do Jenipapo acomodou A banda de música do 25º BC, de Teresina, composta por 36 membros. No centro estava um pelotão do 2º BEC, também de Teresina. Com espadas e fuzil, eles comandaram a formatura dessa manhã. Na outra extremidade do pátio ficou o Tiro de Guerra de Campo Maior, comandado pelo Sargento C. Fernandes.

Soldados do exército em formação militar

Soldado Jader, do 2º BEC, conduziu o cerimonial

O gabinete do prefeito Ribinha se fez presente, com muitos secretários prestigiando o evento. A Secretária de Educação, Conceição Lima, participou levando uma comitiva de professores e alunos, que apreciaram a formatura militar. A Secretaria de Educação de Campo Maior – SEMED realizou no início da semana, em todas as escolas municipais, o hasteamento das bandeiras e a execução dos hinos do Brasil. Piauí e Campo Maior. A secretária Conceição Lima concordou com o prefeito sobre a prática do civismo nas escolas: “estava muito neglicenciado, esquecido. As crianças precisavam disso. Nas escolas foi muito emocionante ver nossos alunos cantando o nosso hino”, comentou ela.

A secretária de Educação Conceição Lima e o prefeito Ribinha: realizados com o sucesso das atividades

Outras instituições e autoridades estavam presentes na solenidade: o Grupo de Escoteiros de Campo Maior Irapuã Rocha, representantes do Lyons Clube, da Maçonaria e da Academia de Artes e Letras de – ACALE.

O discurso do prefeito Ribinha foi marcado pelo patriotismo

A solenidade teve início com a execução do hino nacional pela banda de música do 25º BC, e logo em seguida a palavra foi facultada ao prefeito de Campo Maior, professor Ribinha. O discurso do prefeito foi marcado pela emoção e pelo patriotismo: “nossos alunos voltaram a cantar o hino do Brasil, do Piauí e de Campo Maior nas escolas do município”, disse o prefeito, que estava usando um boné com a estampa do brasão do município e a frase “Semana da Independência”.

O prefeito Ribinha frisou que o evento está incluído no calendário de eventos do município: “a partir desse ano, e nos anos que virão, a Prefeitura de Campo Maior e todo o povo vai se reunir aqui no dia 6 de setembro para honrarmos nossos homens que morreram nesse solo, buscando a nossa liberdade”, comentou o prefeito. Ele também frisou que a independência do Brasil foi consolidada em Campo Maior, e que esse fato não pode ser esquecido nunca: “é necessário dar evidencia a esse fato, comentou Ribinha”.

Ribinha, no hasteamento das bandeiras. Ele estava ladeado pelo Major Paz e por um soldado do 2º BEC

Parte da solenidade foi marcado pela homenagem realizada à Leonardo das Dores Castelo Branco, um dos homens que mais influenciou o povo de Campo Maior a aderir à independência. A coroa foi carregada por dois soldados do exército e entregues ao prefeito Ribinha e ao Major Etevaldo, da PM. A coroa foi colocada abaixo do busto de Leonardo Castelo Branco.

Leonardo Castelo Branco foi homenageado com uma coroa de flores

O Hino de Campo Maior foi cantado por uma representante das igrejas evangélicas de Campo Maior. A cerimônia terminou com a formatura militar que encantou todos os presentes. Por volta das 9:20h a cerimônia foi encerrada.

A banda de música do 25º BC

Fonte: Ascom
Mais sobre: