• Anuário 2017
  • Unimed
  • assinatura jornal

Notícias Canto do Buriti

17 de abril de 2017

Canto do Buriti vai receber pontos de internet livre

Canto do Buriti vai receber pontos de internet livre

Após encaminhamento do governador Wellington Dias, uma equipe da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI) viajou até o município de Canto do Buriti, localizado a 336 quilômetros de Teresina, onde visitou espaços públicos e realizou estudo de viabilidade para implantar a rede de internet livre do Governo do Estado na cidade.

No município, os espaços visitados foram a Praça Maninho Barreto, mais conhecida como Praça do Y, devido a um monumento que existe no meio do local com o formato dessa letra; Praça Santo Expedito, Mercado Municipal, Terminal Rodoviário e a Praça de Sant’Ana, onde há uma quadra esportiva bastante frequentada por jovens no período da tarde e noite.

Na Praça Santo Expedito, Jean Alexandre, de 16 anos, contou que não há na cidade nenhum local onde a população possa acessar internet livre. “Ainda não tem não, mas ia ser bom para os estudantes como meio de comunicação, de pesquisa, ia ser bom”, disse o jovem.

Quando precisa navegar pela web o estudante confessa que, ou vai para a 

Estudante Jean Alexandre fala da necessidade da internet livre( Foto: Ascom ATI)

casa de algum amigo ou põe crédito no celular. “Ultimamente estou usando [a internet] mais para estudos ou comunicação mesmo com os amigos, para conversar mais”, revelou Jean.

Já o comerciante Marcos de Araújo, que trabalha no mercado municipal de Canto do Buriti, falou como a instalação da rede de internet do governo pode contribuir para o dia a dia dos munícipes. “Iria ajudar de diversas formas, seja para fazer algum trabalho escolar e até mesmo para se comunicar. Nas redes sociais, hoje em dia, as pessoas se comunicam muito”, comentou Marcos, que aproveitou para indicar a Praça da Igreja Matriz como o melhor local para a equipe da ATI instalar um ponto de internet.

Para o diretor-geral da Agência de Tecnologia, Avelyno Medeiros, a necessidade de internet que a população do interior do Piauí possui é igual à da capital. “Isso fica evidente quando observamos o monitoramento dos atuais municípios que já possuem esse serviço e notamos que cidades como Piripiri, Guaribas e um assentamento em Curralinhos usam a rede de internet do governo tanto quanto em pontos como a Potycabana ou a Praça da Bandeira em Teresina”, fala Medeiros.

A equipe da ATI, formada ainda pelo diretor técnico David Amaral e o assessor técnico Almeida Júnior, mapeou os endereços e georreferenciou os possíveis pontos públicos que podem receber a rede de dados de comunicação do Estado em Canto do Buriti.

A internet livre é um dos serviços ofertados por meio do projeto Piauí Conectado, que vai dotar os municípios com infraestrutura de fibra ótica facilitando também a aplicação da telemedicina, da telessegurança com câmeras de monitoramento, universalização do ensino a distância, entre outros benefícios que vão otimizar o tempo do piauiense, modernizar a máquina pública, garantir acesso e inclusão digital.

19 de setembro de 2016

Governo autoriza pavimentação de ruas em Canto do Buriti

Governo autoriza pavimentação de ruas em Canto do Buriti

A secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, representando o governador Wellington Dias, participou da solenidade de assinatura de ordem de serviço para início das obras de pavimentação asfáltica em Canto do Buriti. A cidade foi contemplada com 5.310m de extensão de asfalto. Diversas ruas do município receberão pavimentação em concreto betuminoso usinado à quente (CBUQ).

Na oportunidade, a gestora destacou a importância da obra. "Anunciar o asfaltamento dessa cidade é motivo de muita alegria, pois essa é uma obra que impacta diretamente a vida das pessoas e torna a cidade um lugar com mais acessível", disse Rejane Dias.

O diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER), José Dias, ressaltou o compromisso do governador Wellington Dias com a cidade. "Estamos aqui cumprindo mais uma determinação do governador que é trazer mais benefício para a população", completou o diretor, afirmando que a obra está orçada em aproximadamente R$ 1.133.000.

Para a professora Reginalra Oliveira, essa obra é muito importante para a cidade. "Uma ação como esta é de fundamental importância, pois as nossas ruas estão muito deterioradas e, com o asfaltamento, o nosso trajeto vai melhorar bastante", comenta a docente.

Além da secretária Rejane Dias, participaram da solenidade o diretor do DER, José Dias; o secretário da Justiça, Daniel Oliveira; o secretário de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo; o deputado estadual Hélio Oliveira e a comunidade do município.

Mais ações

Rejane Dias anunciou que será implantada uma escola técnica profissionalizante modelo FNDE, em Canto do Buriti. A obra será realizada com recursos do Banco Mundial. " Vamos proporcionar, com essa escola, o ensino integrado, que é o ensino médio com o ensino profissionalizante. Essa escola beneficiará toda a região", ressaltou a secretária.

Solenidade de autorização de pavimentação de ruas de Canto do Buriti( Foto: Paulo Barros)

Ainda, segundo Rejane, a cidade possui polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a continuidade dos cursos será assegurada.
Enquanto deputada federal, Rejane Dias destinou uma emenda para a recuperação do Centro de Fisioterapia de Canto do Buriti. "Sabemos da importância de um centro como este para as pessoas com deficiência, idosos e qualquer pessoa que precise de um atendimento de reabilitação. Queremos que esse tipo de atendimento de saúde possa ser feito de forma descentralizada", finaliza a secretária.

06 de janeiro de 2016

Canto do Buriti assina convênio para construção de mercado

Prefeito Marquinhos esteve em Brasília com senador e deputado viabilizando obra

O prefeito de Canto do Buriti, Marquinhos (DEM) já havia citado ao O DIA sobre a grandiosa obra do mercado do município em outra oportunidade, porém o gestor pediu que o mesmo fosse divulgado apenas quando o convênio estivesse assinado. Aí está!

De acordo com informações da primeira-dama Regiane Machado, a grande notícia veio logo no início do ano. O Prefeito Marquinhos assinou o convênio com a Codevasf para a construção do tão sonhado mercado público municipal de Canto do Buriti. "Agradecemos ao Senador Elmano Ferrer e ao Deputado Federal Paes Landim que não mediram esforços para que esse sonho fosse realizado", acrescentou a primeira-dama. 

Agora é esperar o desenrolar das obras deste projeto que já causa expectativas em toda região.