Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

CGU/Transparência: Cocal de Telha é o 2º município mais transparente do Pi

CGU e o Portal da Transparência divulgaram nesta Sexta-feira(12) a 3ª avaliação com todos os municípios do Brasil. Cocal de Telha é o segundo enquanto Valença é o primeiro mais transparente de todo o estado do Piauí.

12/05/2017 19:19

A Escala Brasil Transparente (EBT) é uma metodologia para medir a transparência pública em estados e municípios brasileiros. No Piauí alguns municípios se destacam pela transparência em suas ações. Cocal de Telha prioriza ações simples e eficaz para a conquista das personalidades.

O município de Cocal de Telha, administrado pela Prefeita Ana Célia (PP) ocupa nesta avaliação a 2ª posição de todo estado do Piauí. Segundo a gestora, a posição do ranking é um reconhecimento de um trabalho sério executado por toda uma equipe administrativa. Zelar pelo bem público é uma obrigação de todos os gestores e Cocal de Telha faz muito bem suas obrigações. Disse a Prefeita Ana Célia que encerrou parabenizando toda sua equipe pelo belíssimo trabalho frente a gestão municipal.

O município de Cocal de Telha ocupando a segunda colocação do ranking da transparência em todo estado do Piauí com a nota 7,91 tendo a frente somente o município de Valença com 8,75. Na região do Território dos Carnaubais, com 16 municípios, Cocal de Telha aparece em 1º lugar. Confira a nota de cada município abaixo.

Cabeceiras do Piauí (6,66), Jatobá do Piauí (3,33), Boqueirão do Piauí (2,77), Nossa Senhora de Nazaré (2,77), Os municípios de Campo Maior, Boa Hora, Juazeiro do Piauí, Sigefredo Pacheco, Coivaras, Capitão de Campos e Castelo do Piauí não aparecem no ranking divulgado pela CGU e Portal da Transparência. Para ter acesso ao ranking na página oficial do Portal da Transparência clique: https://relatorios.cgu.gov.br/Visualizador.aspx?id_relatorio=23

A Escala avalia o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI). Suas versões três versões concentram-se na transparência passiva e por isso foram realizadas solicitações reais de acesso à informação aos entes públicos avaliados. A partir da EBT, a CGU pretende aprofundar o monitoramento da transparência pública e gerar um produto que possibilite o acompanhamento das ações empreendidas por estados e municípios no tocante ao direito de acesso à informação.

Fonte: DEPTOCOM
Edição: MARCELO BARROS
Por: MARCELO BARROS E JOELMA BONA
Mais sobre: