• Unimed
  • assinatura jornal

Notícias Corrente

31 de outubro de 2017

Presidente do TJ vai inaugurar novo Fórum de Corrente

A solenidade de inauguração do novo Fórum acontecerá dia 10 de novembro, e contará com a presença do desembargador Erivan Lopes

A região Sul do Piauí vai ganhar em novembro mais um Fórum completo, nos padrões exigidos pelo Conselho nacional de Justiça (CNJ. Desta vez a Comarca beneficiada será a de Corrente.

A solenidade de inauguração do novo Fórum acontecerá dia 10 de novembro, às 9h30h, e contará com a presença do Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Desembargador Erivan Lopes, do Corregedor Geral da Justiça, Desembargador Ricardo Gentil, do Governador do Piauí, Wellington Dias, e demais representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, bem como de autoridades locais.

O prédio tornará o acesso aos serviços da justiça mais céleres e permitirá aos operadores do direito uma melhor e mais eficiente prestação jurisdicional.

Estrutura

O Fórum de Corrente vai ocupar área de 1.290 m². Será composto por Juizado Especial Cível e Criminal com secretaria, sala de audiência, gabinete de juiz, recepção, assessoria, 2 salas de juízes leigos, 2 salas de juízes conciliadores. Também terá 2 Varas, cada uma com secretaria, sala de audiência, gabinete de juiz, recepção e assessoria.

No local vai funcionar ainda salas da Defensoria Pública, OAB, Ministério Público. Terá auditório com capacidade para 130 pessoas e estacionamento interno com 30 vagas e externo com 55 vagas.

28 de outubro de 2016

26 de agosto de 2016

CorrentePrev já aposentou 47 servidores em Corrente

CorrentePrev já aposentou 47 servidores em Corrente

O regime de previdência próprio do município de Corrente, o CorrentePrev, conta atualmente com 47 servidores aposentados, realidade que foi possível apenas por conta dos novos parâmetros de gestão do fundo, pautados pelo rigor no cumprimento das exigências do Ministério da Previdência Social.

A situação, no entanto, nem sempre foi essa - no ano de 2013, quando o atual gestor assumiu a prefeitura de Corrente, o CorrentePrev, que não tinha nem um único servidor aposentado ou recebendo qualquer outro benefício, era motivo de grande preocupação para o servidor municipal. O rombo de R$ 1,7 milhões deixados pela antiga gestão, assumidos pelo atual prefeito, foram negociados e parcelados, pagos religiosamente todos os meses.

Além disso, um convênio firmado entre o CorrentePrev e o Ministério da Previdência Social viabilizou a emissão da Certidão do Tempo de Contribuição (CTC), documento indispensável para obter a aposentadoria.

A situação irregular de outrora impedia que qualquer servidor se aposentasse, deixando sem perspectiva aqueles que trabalharam durante toda uma vida, sem falar na delicada situação do município, incluído no cadastro de inadimplentes, o CAUC, inviabilizado portanto de firmar qualquer convênio. Hoje a realidade é totalmente outra: os valores recolhidos são pagos imediatamente, sem nenhum tipo de atraso.

Com um saldo atual estimado em 14,5 milhões, as prestações de contas do Fundo são analisadas mensalmente pelo Conselho Fiscal e pelo Conselho Deliberativo, compostos por representantes do poder legislativo municipal, executivo, servidores ativos e inativos. A cada dois meses é enviado ao Ministério da Previdência Social o Demonstrativo das Informações Previdenciárias e Repasses (DIPR), documento que comprova que o município está recolhendo as contribuições previdenciárias.

“Somente com o envio deste documento é que o Ministério emite o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), documento indispensável para o município firmar qualquer tipo de convênio e receber repasses federais e estaduais”, explica o Gerente do Fundo Previdenciário do Município de Corrente, Getúlio de Araújo Alves.

O gerente atribui o sucesso na gestão do recurso à administração pública feita com responsabilidade. “O atual gestor tem como princípio a responsabilidade, o compromisso e a ética com a gestão pública. Todas as contribuições previdenciárias são recolhidas e repassadas criteriosamente ao fundo, sem nenhum atraso, e é somente isso que garantiu a realidade que hoje temos aqui”, colocou.

Além dos aposentados e pensionistas, os servidores são beneficiados ainda com o salário Família, Salário Maternidade e Auxílio Doença. 

17 de agosto de 2016

12 de agosto de 2016

Prefeitura entregará obras na área da saúde nos próximos meses

Prefeitura entregará a população correntina mais duas importantes obras na área da saúde

A prefeitura de Corrente está construindo o primeiro Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do município, que fica ao lado do Complexo de Saúde Dr. Misael Dourado Guerra. A obra, que já está bem adiantada, é executada com recursos próprios da Secretária Municipal de Saúde. O CEO contará com quatro consultórios completos contendo equipamentos odontológicos modernos, laboratório de prótese, sala de esterilização, copa e recepção, tudo para melhor atender a população.

De acordo com a secretária de Saúde e Saneamento, Mariângela Knitter Barros, após a conclusão da obra, o CEO passará a funcionar de imediato, com os seguintes serviços: diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; periodontia, endodontia, prótese, cirurgias e atendimento a portadores de necessidades especiais.

Outra obra da Secretaria que está finalizando é Unidade Básica de Saúde do Centro, que contará com uma estrutura completa, conforme os padrões do SUS, com recepção, sala de acolhimento, sala de imunização, farmácia, enfermaria, gabinete odontológico, consultórios médicos, copa, área de serviço e banheiros com acessibilidade.

A secretária de Saúde salienta ainda que a conclusão das obras irão desonerar os cofres da Prefeitura, que deixará de arcar com dois alugueis.

22 de julho de 2016

41ª ExpoCorrente encerra com saldo positivo e sucesso de público!

41ª ExpoCorrente encerra com saldo positivo e sucesso de público!

A 41ª ExpoCorrente encerrou neste domingo com sucesso absoluto de público e de eventos realizados. Além da tradicional exposição de gado dos maiores pecuaristas da região extremo sul e do 13º Leilão das Fazendas Unidas, a ExpoCorrente tem procurado valorizar nos últimos anos as raízes de Corrente, enaltecendo as tradições da cultura do campo, do fazer sertanejo, da agricultura familiar e do associativismo rural, fortalecendo a identidade da população, oferecendo diferentes meios para sua subsistência, através de capacitações voltadas para a realidade local.

A abertura da feira agropecuária já tem inserida em sua programação a Cavalgada, que em sua quarta edição contou com a presença de mais de 300 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, montadas a cavalo ou em carros de boi, reunindo as famílias em um evento que a população assiste emocionada, pois os trajes tradicionais e o choro do carro de boi revive os mais remotos tempos da outrora pacata cidade.

A quinta-feira, totalmente dedicada à agricultura familiar, iniciou cedo com a feira montada no próprio parque de exposição, tendo já às 9h uma importante reunião com o IFPI e EMATER sobre a compra direta, com orientações aos agricultores para participarem das licitações junto ao IFPI. Além disso, durante toda a tarde as associações de pequenos produtores rurais participaram de um evento do SENAR, sobre capacitação e incentivo ao associativismo. Ao final, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural fez o lançamento do Programa de Melhoramento Genético de Rebanho, inédito no estado, em que grandes pecuaristas de Corrente doaram matrizes de alta linhagem genética, sorteadas entre as associações de pequenos produtores rurais de Corrente.

Na sexta-feira tiveram início os programas culturais, com lançamentos de livros e programas da secretaria municipal de Educação, Esportes e Cultura, que se repetiram com sucesso no sábado e no domingo à noite no estande da Prefeitura. Na sexta-feira, também aconteceu o 13º Leilão das Fazendas Unidas, como sempre com excelente genética de gado e alto volume negociado.

No sábado a novidade foi a 1º Expotrilha Mountain Bike, que levou a emoção dos esportes radicais ao interior do município, mostrando as belezas naturais e a simplicidade da zona rural de Corrente aos participantes da competição, que teve um grande número de inscritos.

O instituto Federal do Piauí (IFPI) também marcou presença, com amostras educativas e apresentações culturais da Orquestra de Violões. Também estiveram presentes na 41ª ExpoCorrente a Igreja Batista, diversos comércios, assim como a Associação dos Artesãos de Corrente. A praça de alimentação esteve lotada todos os dias, principalmente nos finais de semana, quando o movimento aconteceu até o dia amanhecer.

O Secretário de Desenvolvimento Rural, Dr. Hélio Paranaguá, comemora os resultados. “Em todo lugar só se fala em crise mas na verdade, o que nós vimos aqui, foi um grande espetáculo. As famílias participaram, os agricultores participaram, os pecuaristas marcaram presença e quem teve competência ganhou muito dinheiro, então nós só temos o que comemorar!”.

A secretária municipal de Educação, Maria do Socorro Cavalcanti, destaca ainda a importância cultural da festa. “A cada ano nós vemos cada vez mais a participação da juventude e das pessoas simples do campo e isso é muito importante, pois representa um resgate da identidade do povo de Corrente. Os concursos artísticos-literários deixam isso bem claro, a empolgação dos estudantes em participar, as redações, os poemas, os desenhos e até a presença deles na cavalgada, tudo isso é muito emocionante!”.

21 de julho de 2016

1ª Expotrilha Mountain Bike foi um sucesso!

1ª Expotrilha Mountain Bike foi um sucesso!

A 1ª Expotrilha Mountain Bike de Corrente foi um verdadeiro sucesso! Realizado no sábado, 16 de julho, integrando a programação da 41ª ExpoCorrente, o evento esportivo atraiu dezenas de esportistas profissionais e amadores, de Corrente e região, que percorreram a trilha entre as belas paisagens únicas da zona rural do município.

Concorreram as categorias profissional masculino, amador masculino e feminino e infantil.

Confira a lista dos vencedores:

Profissional masculino:

1º lugar – Werber Cassio Marçal – Barreiras/BA - R$ 1.000,00 + troféu/medalha

2º lugar – Alexandre Rios – Barreiras/BA - R$ 600,00 + troféu/medalha

3º lugar – Victor Sousa Lopes – Barreiras/BA - R$ 300,00 + troféu/medalha

Amador masculino:

1º lugar – Marco Antonio – Barreiras/BA - R$ 500,00 + troféu/medalha

2º lugar – Higo Rangel de Bastos – Barreiras/BA - R$ 300,00 + troféu/medalha

3º lugar – Ibaneis Coelho – Barreiras/BA - R$ 150,00 + troféu/medalha

Amador feminino:

1º lugar – Shimony Coelho Machado – Barreiras/BA - R$ 500,00 + troféu/medalha

2º lugar – Cristiana Castro Lima Aguiar – Corrente/PI - R$ 300,00 + troféu/medalha

3º lugar – Samaritana Nery Barbosa – Corrente/PI - R$ 150,00 + troféu/medalha

Infantil:

1º lugar – Vinicios Nunes – Corrente/PI - troféu/medalha

2º lugar – Fábio Rodrigues – Corrente/PI - troféu/medalha

3º lugar – Tiago Aguiar – Corrente/PI - troféu/medalha

20 de julho de 2016

SDR faz entrega de reprodutores e novilhas às associações

Secretaria de Desenvolvimento Rural de Corrente faz entrega de reprodutores e novilhas às associações

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Corrente (SEMDER) deu início, na manhã desta segunda-feira (18), à entrega dos reprodutores e das novilhas sorteados entre as associações de produtores rurais de Corrente.

O programa prevê o melhoramento genético do rebanho dos membros das associações participantes, no total de quatro, através da doação dos reprodutores de alta linhagem genética, fornecidos por grandes pecuaristas da região. “Este programa é inédito e tem como objetivo proporcionar aos pequenos produtores rurais as mesmas condições que os grandes pecuaristas têm, de poder melhorar a linhagem do seu rebanho. Isso somente será possível graças à participação desses pecuaristas, que entenderam o nosso objetivo e que acreditaram na nossa proposta”, ressalta o Dr. Hélio Paranaguá, secretário municipal de Desenvolvimento Rural.

Às associações que não foram beneficiadas com os reprodutores, a secretaria angariou junto aos pecuaristas o total de 14 novilhas, também de alta linhagem genética, que foram sorteadas na quinta-feira, 14 de julho, dia dedicado ao associativismo rural na 41ª ExpoCorrente.

“Apesar dessas associações não terem sido contempladas com os reprodutores, elas também estão sendo estimuladas à melhoria do seu rebanho com a doação das novilhas. Com a doação desses animais, essas associações poderão substituir 72 animais ordinários, que é como nós chamamos os animais sem linhagem, por animais de alta linhagem genética, contribuindo para o crescimento gradativo de todos”, destaca o secretário.

Na manhã de hoje (18) já recolheram os seus animais o representante da Associação de Produtores Rurais do Retiro de Cima, André Avelino Louzeiro Filho, o representante da Associação de Produtores Rurais do Boqueirão do Riacho Grande, Albertino Rodrigues Lima e o representante da Associação de Produtores Rurais do Caxingó, Tibério Barreira Neto.

Contribuíram com a doação dos animais reprodutores os pecuaristas João Cavalcanti Barros, Ibaneis Júnior, Lourival Sales Parente, João Madison Nogueira e Hélio Paranaguá.

Já a doação das novilhas foi feita pelos pecuaristas Adolfo Paranaguá, Ageu Cavalcante, Edilson de Araújo Nogueira, Flavio Rivelino Cavalcanti Barros, Glenio Paranaguá, Hélio Paranaguá, João Antônio Nogueira, Lelis Tolentino, Paulo Rogério G. Paranaguá, Raimundo Reis e Tânia Paranaguá.